Publicidade

Equipamentos de diagnose e reparação são destaques da Bosch na Automec Pesados

A Bosch, desde 1988, tem apoiado continuamente o uso de sistemas eletrônicos na indústria automotiva, fornecendo às oficinas mecânicas uma ampla gama de equipamentos de diagnose e reparação. Por isso, a empresa apresenta seu portfólio na 3ª edição da Feira Internacional de Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados e Comerciais (Automec Pesados), que ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 10 a 14 de abril.

Entre os destaques no estande da Bosch, está a bancada de teste diesel – EPS 708 – especialmente projetada para trabalhar com injetores e bombas de injeção common-rail, além do analisador de gases, BEA 734, e a recicladora de ar condicionado ACS 650.

Bancada de teste diesel EPS 708 – projetada especificamente para trabalhar com injetores de common-rail e bombas de injeção common-rail, a bancada de teste diesel EPS 708, de fabricação alemã, está preparada para atender as demandas de pressões de injeção em motores diesel. Atualmente, o padrão de pressão desses sistemas é de 1800 bar, mas a nova bancada consegue manusear testes com até 2200 bar podendo chegar até 2500 bar.

Com a nova bancada EPS 708 é possível testar os injetores de common-rail e as bombas de injeção de common-rail feitos pela Bosch e por outros fabricantes. No equipamento as quantidades de injeção são medidas eletronicamente e a alimentação de pressão da bomba e do fornecimento de lubrificante também é regulada eletronicamente.

A Bosch também desenvolveu um n ovo conjunto de teste para os injetores Piezo Elétrico como um meio adicional de verificar os componentes do common-rail. Além disso, a empresa desenvolveu um método de teste de alta precisão para determinar eventual desvio a cada jato de injeção, possibilitando que as oficinas façam o diagnóstico de falhas específicas em injetores common-rail. Um novo sistema de fixação múltipla para injetores Diesel de common-rail reduz ainda os períodos de configuração dos testes. É possível testar até quatro injetores para veículos pesados e seis para veículos leves, ao mesmo tempo, reduzindo o período dos testes em até 75%.

EPS 200 – o processo de realização de teste automático de injetores diesel EPS 200 permite determinar, em um tempo mínimo (aproximadamente 8 minutos por injetor, além do set up da máquina), se o componente testado pode continuar a ser utilizado ou se deve ser substituído, economizando tempo no diagnóstico. De maneira eletrônica e automática o EPS 200 permite efetuar a medição do fluxo de marcha lenta, do fluxo de retorno e do fluxo de plena carga em injetores diesel common rail de veículos utilitários e pesados.

O equipamento, indicado para oficinas iniciantes, é compacto, permitindo melhor aproveitamento do espaço na oficina, de fácil manuseio e com tela touch screen. Com base de dados integrada, é possível armazenar valores de testes e dados do cliente.

Família KTS
KTS 340 – é um dos mais completos scanner de teste do mercado, pois além de fornecer todas as informações e tecnologias de medição (multímetro digital de dois canais) necessárias para diagnóstico da unidade de comando, o equipamento conta com manuais para identificação de falhas, reparos e manutenção preventiva. O KTS 340 também possui uma ampla cobertura para o diagnóstico delhasotoresistemas,comoBS,bio, central eletrônica, painel etc.

Todas estas funções integradas e disponíveis no KTS 340 têm o objetivo de garantir alto desempenh o, precisão e economia de tempo no momento do reparo do veículo. O KTS 340 se diferencia ainda devido a tela colorida de oito polegadas totalmente touch screen, portátil e de fácil manuseio.

KTS 200 – é um scanner compacto e que pesa menos de um quilo. Além disso, é fácil de manusear e possui teclas de operação para destros e canhotos, possibilitando a operação com apenas uma das mãos.

O KTS 200 é capaz de diagnosticar todos os sistemas gerenciados pela Unidade Eletrônica de Comando (ECU) dos veículos. Ele não necessita de um computador para funcionar, pois todas as opções de testes e leituras são exibidas na própria tela do equipamento, que possui visor de LCD colorido de 3,5 polegadas.

KTS 570 – com esse scanner em conjunto com o software ESI[tronic], o computador da oficina se torna uma estação de testes para um versátil e rápido diagnóstico veicular. O equipamento possui sistema de comunicação wireless, função multímetro de dois canais e osci loscópio. O osciloscópio de alta resolução com dois canais realiza medições complexas dos modernos componentes de sistemas veiculares, sendo ideal para testes de sensores da injeção eletrônica, como por exemplo, demonstração simultânea das duas sondas Lambda em uma única tela. O scanner atende aos seguintes protocolos de diagnóstico: código de falhas, linha K/L, Norma ISO, Norma SAE e Rede CAN (OBD).

KTS 540 – ideal para oficinas que necessitam de diagnóstico de unidades de comando. O aparelho permite o diagnóstico por meio de um PC ou laptop com opção de conexão utilizando cabo ou wireless. É equipado com função multímetro para medição de tensão, resistência e corrente e atende aos seguintes protocolos de diagnóstico: código de falhas, linha K/L, Norma ISO, Norma SAE e Rede CAN (OBD).

Analise de emissões
BEA 734 – é destinado para testes de emissões dos gases de exaustão dos veículos a álcool, gasolina, GNV e Diesel, e conta com o sistema automático de purga, que é responsável pela descontaminação do sistema de medição antes de cada teste.

Totalmente dentro dos parâmetros estabelecidos pelas normas brasileiras e resoluções governamentais pertinentes, o equipamento é versátil, podendo ser adquirido em módulos independentes, que se integram em um único computador/gabinete. O sotfware utilizado neste equipamento é inteiramente desenvolvido para as necessidades do mercado brasileiro. Possui banco de dados com todos os tipos e modelos de veículos com estrutura semelhante à do Denatran, incluindo veículos pesados e motos.

Ar condicionado
O ACS 650 faz parte da linha de equipamentos de teste para manutenção e reparo do sistema de ar condicionado do veículo. Totalmente automatizado, o ACS 650 executa atividades como: limpeza do sistema de ar condicionado (flushing), aspiração e reciclagem do gás refrigerante, retirada do óleo usado, fase de vácuo com posterior comprovação de estanqueidade, carga de óleo n ovo e de contraste UV, assim como a carga precisa de gás refrigerante.

O equipamento possui ainda a função autodiagnóstico, que identifica problemas no funcionamento do sistema, interrompendo automaticamente o processo de teste e informando ao operador sobre a falha apresentada evitando danos ao produto. A leitura e a injeção do óleo no sistema de ar condicionado é feita automaticamente, proporcionando mais exatidão, melhor performance do sistema e economia.

Serviço:
O quê: Automec Pesados – Feira Internacional de Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados e Comerciais.
Onde: Parque de exposições do Anhembi – São Paulo/SP.
Quando: 10 a 14 de abril, das 10h às 19h.

O estande da Bosch está localizado na rua M-40


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade