Publicidade

Kia Motors do Brasil lança novo sedã Kia Optima. Modelo inédito no País apresenta design elegante e um elevado nível de itens de segurança e

O sedã Kia Optima chega ao Brasil no início do mês de abril. Completamente novo, o Optima é um símbolo da contínua transformação de design pela qual a Kia tem passado. De desenho inédito e deslumbrante, com destaque para o perfil dinâmico que transmite elegância e confiança por todos os ângulos, o Optima será comercializado em duas versões, por R$ 96,9 mil e R$ 105,9 mil, esta com teto solar panorâmico, chave Smart Key e faróis de xenon.

Projetado nos estúdios da Kia em Frankfurt, na Alemanha, e Irvine, na Califórnia, EUA, o sedã Optima se baseia em uma plataforma totalmente nova de médio porte que permitiu novas dimensões e proporções. Seu projeto proporcionou uma tela única para que a equipe mundial de design da Kia criasse um veículo que se diferencia de tudo o que há em seu segmento. “O Optima é uma nova vertente no crescente DNA de design da Kia, com um misto de linhas simples e fluidas e formas elegantes e ao mesmo tempo descomplicadas, que chamam a atenção da mesma maneira como o faz um terno italiano bem cortado”, disse Peter Schreyer, Chefe de Design da Kia Motors Corporation. “Cada centímetro do Optima projeta um estilo distinto e refinado e uma atenção extrema a todos os detalhes”.

O Optima disponível no Brasil possui o novo e eficiente motor Theta II de 2.4 litros, 4 cilindros em linha, DOHC 16 válvulas CVVT, a gasolina, com potência de 180 cv a 6.000 rpm e torque de 23,6 kgm a 4.000 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades com opção de troca
sequencial.

“O novo Kia Optima vai competir, no mercado brasileiro, com os mais modernos sedãs europeus e japoneses, em situação de larga vantagem, por seu design, tecnologia de motor, itens de conforto e segurança, além de ter a melhor relação custo/benefício da categoria”, avalia José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, para quem a estimativa de vendas – este ano – será de 3.200 unidades.

Exterior elegante e aerodinâmico
O espírito inovador do Optima se mantém sob o capô e dentro da cabine. O novo sedã da Kia projeta uma imagem de alto desempenho e elegância, com uma silhueta única e postura elegante, que se baseia na filosofia da Kia Motors de criar veículos dinâmicos e de qualidade, que evoquem paixão.
A frente marcante do Optima apresenta a arrojada grade-assinatura da Kia cercada pelos faróis. Já o perfil do Optima é reforçado por um vasto arco cromado que flui da coluna A para a C – um detalhe que, visualmente, deixa o carro mais baixo e aumenta suas proporções. A linha do teto do Optima se conecta com sua linha de cintura, alta e pronunciada, que segue para as laterais esculpidas e a distância entre-eixos estendida, ajudando a criar um sedã de postura forte e ao mesmo tempo graciosa.

O Optima oferece inúmeros itens de série que reforçam seu design e beleza exterior. Entre eles, escapamento com dupla saída e ponteiras esportivas, espelhos retrovisores externos com aquecimento, setas em LED e regulagem e rebatimento elétricos, faróis de neblina com lentes de policarbonato, lanternas traseiras e lanternas traseiras de neblina em LED, limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável, rodas de liga leve aro 18’’ com pneus 225/45, vidros verdes com para-brisa laminado e spoiler na tampa traseira. No mercado brasileiro, o Kia Optima estará disponível nas cores Prata Brilhante, Branco Neve e Preto Ébano.

Interior luxuosamente equipado
A partir do momento em que as portas se abrem, o Optima imediatamente envolve o motorista: o painel de instrumentos o ‘contorna’ para sugerir uma sensação de cabine de avião, e os indicadores e controles são precisos para proporcionar uma experiência de desempenho esportivo sem sacrificar o conforto ou espaço. O paddle shift, também item de série, indica que o Optima foi pensado para aqueles apaixonados por carros. Oferecendo aos ocupantes espaço e conforto, a elegante cabine do sedã os recebe com seus assentos de desenho ergonômico e excelente espaço para bagagem, de 437 litros. Entre os itens de conforto presentes estão banco do motorista com controles elétricos e memória, parasóis com porta-ticket, iluminação, espelho e extensão lateral, computador de bordo com controles no volante e rádio CD/MP3 player com controle no volante, entrada auxiliar USB e
cabo para iPod.

A conveniência do interior é aprimorada com recursos que incluem abertura elétrica interna da tampa de abastecimento e do porta-malas, ar-condicionado digital Dual Zone, bancos, volante, manopla de câmbio e painéis laterais revestidos em couro, chave do tipo canivete com abertura de portas à distância, console central com porta-objetos e porta-copos, console no teto com porta-óculos e luzes de leitura, encostos de cabeça com ajuste de altura (todos) e de inclinação (dianteiros), indicador de marchas no conjunto de mostradores, luz interna com temporizador e efeito fade out, para-brisa dianteiro com desembaçador automático, portaluvas refrigerado e com abertura amortecida, sistema de som com quatro alto-falantes e dois
twetters, travamento elétrico central das portas e porta-malas, vidros elétricos nas quatro portas com função One Touch Down & Up e antiesmagamento para motorista e passageiro e volante de direção com regulagem de altura e profundidade.

Nova e avançada plataforma
O novo Optima possui uma plataforma totalmente nova – a postura baixa, esguia e poderosa do modelo é realçada pelo seu comprimento de 4845 mm. O Optima é construído sobre uma plataforma com largura total de 1830 mm e distância entre-eixos de 2795 mm, e tem uma altura em relação ao solo de 135 mm para ampliar a aerodinâmica. O projeto leve do sedã utiliza aço de alta resistência para ampliar a força estrutural e, ao mesmotempo, alcançar alta rigidez torcional, proporcionando boa dirigibilidade e refinamento. O Optima conta ainda com medidas adicionais para ajudar a minimizar o nível de NVH (ruído, vibração e aspereza). Construído sobre uma estrutura monobloco, o Optima utiliza sistemas de suspensão dianteira e traseira independentes. Estruturas MacPherson são usadas na dianteira e um layout multilink na traseira e ambos são unidos com molas helicoidais e uma barra estabilizadora dianteira para garantir aos condutores uma condução mais dinâmica e proporcionar a eles o máximo conforto independente da condição da estrada.
Segurança em destaque O novo Optima possui um elevado nível de itens de segurança e tecnologia, assim como toda a linha de produtos da Kia. São eles air bags frontais, laterais e de cortina, alarme com antifurto, câmera de ré com visor LCD de 3,5’’ no espelho retrovisor interno, espelho eletrocrômico, cintos de segurança traseiros de três pontos (central traseiro tipo subabdominal), cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e regulagem de altura, controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (TCS), desembaçador do vidro traseiro temporizado e dispositivo de abertura interna do porta-malas em caso de emergência.

Além disso, todas as versões contam com direção com assistência hidráulica progressiva, Eco System – que, quando ativado por meio do botão Eco, otimiza a operação do sistema de transmissão, motor e ar-condicionado, proporcionando melhor economia de combustível – com controle no volante, encostos de cabeça dianteiros ativos, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, luz diurna de navegação com LED, piloto automático com controles no volante (Cruise Control), sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de aproximação no parachoque traseiro, sistema auxiliar para partida em aclives (HAC), sistema de assistência em frenagens (BAS), sistema ISOFIX e travamento automático das portas com o veículo em movimento.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade