Publicidade

Nelsinho Piquet vai correr em pistas mistas pela Nascar Nationwide Series. Brasileiro competirá em Road America e Watkins Glen com o carro #30 da equipe Turner Motorsports

Nelsinho Piquet fechou negócio para correr duas etapas do campeonato na Nascar Nationwide Series em pistas mistas. O piloto brasileiro, atualmente na oitava posição do campeonato da Nascar Truck Series, vai correr na categoria imediatamente superior em 23 de junho e 11 de agosto.

“Fico contente por ter confirmado essas provas com a equipe Turner. Sei que eles me darão um carro bem competitivo, com condições de brigar pela vitória nas duas corridas. Já fui o primeiro brasileiro a ganhar na K&N Pro Series e espero conseguir logo minha primeira vitória na Truck Series. Se vencer também de Nationwide será excelente.”

O primeiro compromisso é a prova de Road America, disputada no circuito de Elkhart Lake. “Vai ser interessante andar lá. É uma pista que eu ainda não conheço. O único contato que tive com esse traçado foi no simulador da equipe Turner”, diz Piquet Jr.

Em agosto, o palco será o circuito de Watkins Glen, pista em que Nelsinho correu em 2010 sua primeira prova pela categoria. Na ocasião, ele largou em décimo e chegou em sétimo. O desempenho proporcionou ao piloto o prêmio “Mobil 1 Command Performance Driver of the Race”.

“Foi uma experiência interessante. Naquele ano eu estava pesquisando a Nascar, correndo provas avulsas de truck por mais de um time quando surgiu essa oportunidade de Nationwide. A equipe era pequena e eu sabia que não ia ter condição de brigar pela vitória. Acho que peguei rápido o traçado e entendi logo o comportamento do carro. Tinha o risco de estranhar um pouco a velocidade (principalmente) nas curvas por causa do meu background guiando carros de fórmula. Mas isso não me atrapalhou nenhum pouco”, lembra Piquet Jr.

Como na Nascar há restrições de testes e treinos fora de competição em pistas que recebem as etapas regulares do campeonato, o brasileiro não terá uma experiência em Elkhart Lake e Watkins Glen com o carro #30 da Turner Motorsports antes dos finais de semana das corridas. “Por isso vamos testar em Road Atlanta, pista que não tem provas da Nationwide, depois que fizer a corrida da Truck Series em Rockingham.”

Neste final de semana, a Nascar tira folga. O próximo compromisso de Nelsinho é a terceira etapa do campeonato da Truck Series, em Rockingham no dia 15 de abril.

Sobre a Nascar Truck Series

A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.

Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2011, vencida por Austin Dillon, foi disputada por mais de 40 pilotos. As corridas tiveram, em média, 33 mil pagantes.

A temporada de 2012 terá 22 provas. Começou em Daytona e termina em 16 de novembro, em Homestead (Miami). A próxima etapa é no dia 15 de abril, em Rockingham.

Sobre a Nascar

Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.

Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.

A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo do ano. O atual campeão é Tony Stewart.

A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior.

www.npiquet.com
twitter.com/nelsonpiquet
www.turnermotorsportsllc.com


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade