Publicidade

FRAS-LE cresce para atender demanda nacional e internacional

A Fras-le tem avançado em estratégias para estar alinhada com a visão da Companhia, que é o de ser uma empresa global, com faturamento de 1 bilhão de reais até 2013, com sustentabilidade. Por conta disso, a unidade americana, Fras-le North America Inc., está ampliando sua capacidade de produção, passando a fabricar, além das pastilhas para freio a disco já fornecidas ao mercado, lonas para freio na sua fábrica em Prattville, Alabama.

O investimento de US$ 11 milhões permitirá expandir sua capacidade no fornecimento de peças através da aquisição de novos equipamentos para a unidade americana e a criação de cerca de 100 novos postos de trabalho até 2013. Sinônimo de excelência mundial na produção de pastilhas e lonas para freio, a Fras-le cresce em mercados competitivos como o americano, com estratégias para estar mais próxima e em sintonia com economias já consolidadas e também em desenvolvimento.

No mercado nacional, a Fras-le também busca crescimento participando das principais feiras automotivas, onde apresenta novidades e também evoluções agregadas aos produtos de sua linha. Para a Automec Pesados & Comerciais, que ocorre de 10 a 14 de abril em São Paulo, estão sendo apresentados alguns itens de seu vasto portfólio, assim como alguns novos produtos. Como exemplo estão novas formulações para pastilhas comerciais, além de uma pastilha especial para aplicação off-road e um novo modelo de rebitadeira.

A Fras-le lança no mercado mundial, uma nova formulação premium denominada HD PRO PD/1931, especialmente desenvolvida para aplicações severas como ônibus BRT (Bus Rapid Transit), caminhões de coleta de resíduos e outros veículos que também trabalham em condições de alta temperatura no sistema de freio. Este novo produto recebe uma camada de friction coating, uma cobertura sobre a face de atrito para melhorar a performance inicial do material. Outro diferencial foi realizado na ranhura, alterando o formato para V, promovendo melhor alívio de tensões e evitando o entupimento do canal pelo próprio material desgastado, facilitando assim a renovação da superfície de atrito. O produto também apresenta um desempenho superior em durabilidade e cuja fabricação está sendo iniciada nas unidades produtivas da Fras-le no Brasil e na China.

A formulação PD/1749, que também é aplicada em veículos comerciais pesados, está sendo introduzida no mercado mundial para quem busca a relação custo e benefício.

‘‘As formulações PD/1931 e PD/1749 são um lançamento mundial da Fras-le nesta Automec. A linha HD PRO foi desenvolvida para competir com os principais produtos para as linhas de montagem da Europa e conta com desempenho superior nas aplicações onde as cargas transportadas são elevadas e as frenagens são constantes”, comenta Paulo Varante – gerente de desenvolvimento de produto.

A pastilha para freio de veículo off-road constitui-se na maior pastilha fabricada pela Fras-le, com peso de 8kg e dimensões de 400 X 140 X 40 mm, sendo fornecida atualmente para o mercado norte-americano. Sua fabricação exigiu que o ferramental e o processo fossem especialmente adaptados por se tratar de um produto de dimensões diferentes das usualmente fabricadas. Os testes realizados demonstraram performance superior, com baixo desgaste, capacidade adequada de frenagem e resistência à carga e à temperatura.

A Fras-le também irá expor produtos consagrados de sua linha de produção como lonas e pastilhas para veículos comerciais e revestimentos de embreagem, desenvolvidos sob rigorosos testes de avaliação e que são tops de mercado, tendo o aval de qualidade reconhecido junto a montadoras nacionais e internacionais para reposição.

Outra ação para globalizar os produtos Fras-le é a formação de parcerias estratégicas com frotistas mundiais, que poderão testar e validar as pastilhas, como já está ocorrendo com alguns clientes. O tempo médio de desenvolvimento e testes das novas pastilhas levou cerca de 2 anos e foram testadas em laboratórios da Fras-le e no Campo de Provas das Empresas Randon.

Para Rogério Luiz Ragazzon, diretor comercial da Fras-le, o momento é de prospectar novos produtos e mercados, dando uma abrangência maior no atendimento às demandas de clientes tradicionais e de outros que estão se instalando no país. “A Automec permite este contato direto com clientes, onde é possível trocar ideias e efetivar negócios. A chegada de novas montadoras ao Brasil e mesmo as que ainda vão se instalar tendem a alavancar o fornecimento de autopeças para o mercado de reposição em larga escala. Estar presente numa feira do porte da Automec é uma estratégia focada em acenar aos futuros clientes que a Fras-le está pronta a ser um fornecedor de qualidade mundial para seus veículos,´´comenta Ragazzon.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade