Publicidade

IQA participa da Automec Pesados com foco na Portaria Inmetro nº 301

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, participa da Automec Pesados, que segue até sábado (dia 14), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Na feira, o Instituto foca a Portaria Inmetro nº 301 de 21/07/2011, que instituiu a obrigatoriedade da certificação de mais oito componentes automotivos, para comercialização no mercado de reposição.

Os novos produtos com certificação compulsória são amortecedores de suspensão, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto, buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas para veículos automotivos.

Mario Guitti, superintendente do IQA, explica que de acordo com a portaria, fabricantes e importadores destes componentes devem iniciar já o processo de certificação, para que estejam aptos à produção e importação das peças certificadas a partir de janeiro de 2013.

A partir de junho de 2013, todas as peças distribuídas aos varejos devem ser certificadas, e o varejo tem 12 meses de carência (junho 2013 a julho 2014) para adequação de estoques. “O primeiro passo é a indústria começar a produzir componentes certificados, mas para isso precisa testar esses produtos e auditar as linhas de produção de acordo com os requisitos do Inmetro”, explica Guitti.

“Este é o nosso trabalho. Nosso principal diferencial é que somos um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo e o quadro diretor é composto por profissionais que atuam nesta indústria”, afirma o superintendente do IQA.

Durante a Automec Pesados, o IQA está com estande na rua O 44 com profissionais especializados para sanar qualquer tipo de dúvidas a respeito da portaria. Além disso, divulga também outros serviços, como treinamentos, oferta de manuais técnicos, certificação de oficinas (mecânicas, funilaria e pintura, retíficas), certificações de sistemas de qualidade e de gestão ambiental, e programas com frotistas.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade