Publicidade

Número 9: Uma nova expressão da Linha DS. Complemento da gama principal da Citroën, a linha DS explora novos territórios automobilísticos

Complemento da gama principal da Citroën, a linha DS explora novos territórios automobilísticos. Oferecendo carros com escolhas mais radicais, ela abre novas perspectivas no universo dos veículos premium. Inspirada por seus 90 anos de história e de excelência na construção de automóveis, a Citroën introduziu na linha DS o melhor de seu know-how em termos de criatividade e de tecnologia. Dois anos após seu lançamento, a linha DS, composta dos Citroën DS3, DS4 e DS5, já totaliza mais de 200.000 vendas.

A história da linha DS continua este ano com sua comercialização na China. Isso é a razão pela qual a marca apresentará em exclusividade mundial no salão de Pequim o concept car Numéro 9 (nome original, em francês). Um conceito que prefigura o futuro da linha DS e que anuncia os códigos estilísticos dos 3 próximos modelos desta linha: um sedã do segmento C Premium Sedã, um SUV e um sedã top de linha do segmento D.

O concept car Numéro 9 sublima o DNA dos modelos da linha DS adotando uma definição radical de criação, com um estilo único e reconhecível, forte em imaginário e em emoção, um requinte e acabamentos excepcionais, sensações ao dirigir inéditas e reais prestações para o uso cotidiano. Sua silhueta carismática inspira-se no conceito de shooting brake, introduzindo uma nova identidade na dianteira, concebida para ser dotada da tecnologia Full-hybrid Plug-in. Este concept car exibe assim um desempenho notável (50 km de autonomia, 295 cv, boost, 39 g/km de CO2). Audácia, exigência, criatividade e o melhor da tecnologia.

UMA NOVA EXPRESSÃO DO LUXO À FRANCESA

Uma concepção audaciosa

Depois dos Citroën DS3, DS4 e DS5, o concept car Numéro 9 é uma nova expressão da linha DS. Uma expressão que recupera uma silhueta reconhecida por seu prestígio na história automobilística: o shooting brake.

Combinando sutilmente as proporções de um cupê àquelas de uma SW, o Numéro 9 faz pressentir emoções excepcionais ao dirigir, com suas linhas alongadas, seu capô longo, sua carroceria baixa (altura 1,27m), apoiada em rodas de 21 polegadas. Mas também as sensações de um conforto a bordo único, pela generosidade de suas proporções e pelo teto organizado em três poços de luz, criando assim um ambiente de convivência único para todos os passageiros.

Com um comprimento de 4,93 m e uma largura de 1,94 m, ele apresenta uma distância entre eixos de 3 m. Uma vantagem evidente para liberar o espaço ao nível das pernas dos passageiros traseiros. Dimensões que convidam ao ingresso a bordo e atendem às necessidades reais de prestações e de polivalência dos clientes de modelos top de linha.

Com suas feições de shooting brake, o Numéro 9 é uma nova visão top de linha no segmento D. Uma proposta forte e afirmada, carismática e reconhecível por seu estilo, que dá continuação à história da linha DS.

Um novo capítulo é aberto

Trabalhado nos mínimos detalhes, o concept car Numéro 9 encarna a herança e o requinte da linha DS de maneira singular. Concebido em Paris, capital universal da moda, o Numéro 9 abre um novo capítulo estilístico no universo DS.

O Numéro 9 sublima os códigos estéticos até agora cultivados na linha DS e introduz a identidade do estilo frontal dos futuros modelos da linha DS, bem como uma assinatura luminosa inédita. Esta nova frente se caracteriza notadamente por uma grade frontal cujo relevo é acentuado por um desenho tridimensional. Uma grade frontal que se funde dentro dos faróis full LED, nas extremidades dos quais se encontram os faróis diurnos (DRL). O conjunto confere ao Numéro 9 um olhar forte, hipnótico e único.

Um verdadeiro concentrado de DS

Combinando os genes de um cupê com aqueles do shooting brake, o Numéro 9 exibe uma silhueta arrojada e elegante. Seus volumes densos e esculpidos são pontuados por sutis linhas de tensão. O Numéro 9 segue assim o caminho da diferença e do requinte.

Os traços distintivos da linha DS se condensam neste concept car. Entre os mais expressivos: o teto flutuante, destacado por um retoque cromado e no qual aparece, discretamente, uma marca d’água com a trama DS, ou ainda seus vidros laterais que se juntam ao vidro traseiro.

Enfim, na expressão de suas cores e de seus materiais, o Numéro 9 revela-se misterioso e sofisticado. Sua carroceria, em preto profundo, com nuances sutilmente arroxeadas, batizada ‘whisper’, casa perfeitamente com os acabamentos em cromo ‘californiano’, com uma coloração levemente quente.

TECNOLOGIAS DE ALTO DESEMPENHO: HERANÇA DA MARCA

O concept car Numéro 9 associa tecnologias oferecendo performances notáveis em termos de conforto e de segurança, mas também respeitosas ao meio ambiente assegurando, aos passageiros, emoções sutis e fortes ao mesmo tempo. Tecnologias criativas que ilustram perfeitamente o know-how da Marca.

Um design inspirado

Todos os detalhes do Numéro 9 foram desenhados para contribuir para a sua eficiência (SCx = 0,61) :
– seu aerofólio traseiro reforça o efeito fastback,
– seus montantes dianteiros facilitam a circulação do ar ao redor da cabine,
– ou ainda, suas rodas ‘turbina’ favorecem, graças a seu formato, o escoamento do ar, reduzindo assim as turbulências e o consumo de combustível.

Tecnologia Híbrida Plug-in: ao serviço do meio ambiente e das sensações automobilísticas

Com a tecnologia Full-hybrid Plug-in, o concept car Numéro 9 inscreve-se completamente na filosofia ambiental aplicada pela Citroën.

A cadeia de tração híbrida recarregável se caracteriza pela implantação de um motor elétrico ligado ao eixo traseiro. Esta configuração simples e inovadora mostra-se perfeitamente adaptada ao caráter do Numéro 9, ela otimiza seu comportamento dinâmico e sua motricidade, permitindo-lhe consumos e emissões notáveis.

O concept car Numéro 9 combina assim um motor térmico, gasolina ou diesel (dependendo dos mercados), com um motor elétrico implantado no eixo traseiro do veículo, que desenvolve uma potência de 70 cv e um torque de 200 Nm. Este motor elétrico é alimentado por baterias lítio-íon, recarregáveis em 3 horas e meia com uma simples tomada elétrica doméstica. O modelo exposto na oportunidade do salão de Pequim adota uma motorização a gasolina 1.6 THP, cuja potência é de 225 cv (165 kW) e o torque de 275 Nm.

Graças à hibridação plug-in, o Numéro 9 contribui com o meio ambiente. É o caso da utilização urbana, com o modo ZEV (Zero Emission Vehicule) que permite acessar a um modo totalmente elétrico com uma autonomia de 50 km, ou ainda nas estradas, que exigem acelerações e desacelerações sucessivas, onde a hibridação permite limitar o consumo usando as duas energias. Nas auto-estradas, o motor térmico assume o comando oferecendo real desempenho.

O Numéro 9 se beneficia também de uma tecnologia micro-híbrida de última geração capaz de desligar o motor térmico em situações onde seu funcionamento não é necessário.

O prazer e as sensações ao dirigir não foram sacrificados. Ao contrário, em caso de forte solicitação do pedal de acelerador e de demanda imediata de torque, uma função « boost » associa o torque do motor térmico àquele do motor elétrico e permite ao concept car Numéro 9 atingir performances de alto nível (295 cv), sem penalizar o consumo (1,7 l/100 km e 39 g/km de CO2). O 0 a 100 km/h é atingido em 5,4 segundos, e os 1.000 m são percorridos em 25,3 segundos.

Além disso, no âmbito dessas fortes solicitações, mas também em caso de baixa aderência, o veículo passa para quatro rodas motrizes, o motor elétrico acionando as rodas traseiras, enquanto o motor térmico faz girar as rodas dianteiras. Em condições de rodagem particularmente difíceis, por exemplo, em subida em uma estrada com neve, um modo 4×4 forçado pode ser selecionado pelo motorista. Este disparo das 4 rodas motrizes, associado à suspensão ativa hidráulica, garante assim uma motricidade reforçada, explorando perfeitamente, e de maneira segura, o potencial do Numéro 9.

Além das performances na estrada e ambientais, esta tecnologia full-hybrid recarregável oferece um terceiro benefício: o espaço interno pode ser pré-preparado para antes de cada utilização do veículo. Ele pode assim, por exemplo, ser aquecido com antecedência, garantindo um bem-estar a todos seus passageiros, assim que entram dentro do veículo.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Dimensões
Comprimento: 4,93 m
Largura: 1,94 m
Altura: 1,27 m
Distância entre-eixos: 3 m

Massa
Peso total: 1 500 kg

Cadeia de tração híbrida plug-in
Motor a gasolina 1.6 THP: potência de 225 cv (165 kW) / torque de 275 Nm
Motor elétrico no eixo traseiro: potência de 70 cv / torque de 200 Nm
Modo ZEV: autonomia de 50 km

Desempenho e consumo
0 a 1000 m: 25,3 segundos
0 a 100 km/h: 5,4 segundos
Velocidade máxima: 244 km/h
Consumo: 1,7 l/100 km em ciclo misto MVEG
Emissões de CO2: 39 g/km

Aerodinâmica
SCx : 0,61 m²

Ligações com o solo
Pneus MICHELIN 245/35 ZR21


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade