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Nova geração Iveco Daily: A evolução do conforto e da economia nos mais versáteis caminhões leve do Brasil

A Iveco inicia a introdução de sua nova geração de produtos, a Ecoline, com a nova gama Daily, a bem-sucedida linha de caminhões leves de 3,5 a 7 toneladas que chega ao mercado com novidades que ampliam as características que fazem dessa família de veículos uma campeã de vendas no Brasil, com 60 mil unidades comercializadas até hoje no País e 70 mil na América Latina.

A nova geração Iveco Daily traz novo interior (painel, bancos e revestimentos) que o torna o mais confortável e elegante veículo de seu segmento. Os motores Iveco FPT F1C Dual Stage, com moderna tecnologia EGR (que dispensa o uso do agente Arla 32), vão de 147 (versão 35S14) a 170 cv (demais versões) e são os mais potentes do segmento, uma tradição Daily. A transmissão é agora de 6 marchas, com alavanca de mudanças no painel. Com o novo conjunto motor-transmissão, a nova geração Iveco Daily é até 9% mais econômica que a geração anterior, que já era referência nesse quesito.

A nova geração Iveco Daily continua a mais versátil linha de seu segmento. São 30 versões de veículos chassi cabine e furgão, incluindo a exclusiva opção cabine dupla e quatro entre-eixos diferentes. No topo da gama, o caminhão leve 70C16 Daily Massimo dá lugar ao novo 70C17 Daily Truck, um dos únicos caminhões de 7 toneladas Euro V do mercado hoje. Com capacidade para até 4.520 kg de carga, ele é ágil, econômico e prático. Sua plataforma de carga é a maior. É também a mais baixa em relação ao solo, o que facilita as operações de carga e descarga.

Na base da gama, o modelo 35S14, para até 3,5 toneladas de PBT, ganha maior potência e agilidade, um benefício adicional para os clientes das cidades com zonas de restrição à circulação, onde ele já é um sucesso. No segmento entre 3,51 e 6 toneladas, os atuais 45S16 e 55C16 passam a se chamar 45S17 e 55C17, devido à maior potência do motor. E pela primeira vez, a Iveco oferecerá o Iveco Daily Minibus, para passageiros, implementado de fábrica.

Os veículos já estão à venda na rede de concessionárias Iveco em todo o Brasil.

“A geração Ecoline marca um novo momento para a Iveco: com ela, renovaremos toda a nossa gama de veículos, que já era a mais moderna do mercado”, diz Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Mais confortáveis, mais potentes, mais versáteis e muito mais econômicos, os novos Iveco Daily são um exemplo do nosso compromisso com a inovação e a modernidade em favor do cliente”, explica Mazzu.

Para desenvolver toda a linha Ecoline, que começa a chegar agora com o novo Daily e que terá outros modelos lançados até 2014, a Iveco empreendeu o mais rigoroso projeto de desenvolvimento de produtos em sua história na América Latina, que levou mais de dois anos, envolveu 300 engenheiros e exigiu a construção de 120 protótipos, que rodaram 5 milhões de quilômetros. “O novo Iveco Daily é um veículo top em resistência e com baixo custo operacional, que são as duas características principais da nova geração Ecoline”, diz Mazzu. “São os melhores veículos Iveco que já produzimos.”

CLIENTE-CONDUTOR PREZA CONFORTO E PRATICIDADE
Cerca de 60% dos compradores do Iveco Daily são autônomos e transportam carga própria. Ou seja, passam o dia no veículo e dão muita importância ao conforto e à praticidade. O Iveco Daily já é reconhecido como um caminhão confortável e fácil de conduzir. Não é preciso “subir escada” para entrar na cabine (um degrau basta). As portas são amplas e abrem bastante. Com motores potentes, câmbio macio e um ótimo diâmetro de giro, ele “dirige” como um automóvel.

“A maioria dos clientes do Daily atua em zona urbana, com muito sobe e desce da cabine e em situação de trânsito pesado”, analisa o engenheiro Alexandre Serretti, gerente executivo da plataforma de veículos leves e médios. “No Iveco Daily, o motorista guia menos estressado e, portanto, de forma mais correta e produtiva.”

O conforto aumentou na nova geração Iveco Daily. O painel ganhou estilo de automóvel, moldado em dois tons de cinza, com material mais confortável ao tato. O console central reúne rádio CD player com MP3, controles de ventilação e ar-condicionado (opcional), teclas de comando e porta-objetos com tampa. Ao lado do console, vem a alavanca de câmbio, em posição mais ergonômica. O volante é mais bonito. Velocímetro, conta-giros e indicadores de combustível e temperatura da água tem grafismo sofisticado. O computador de bordo traz odômetro total e parcial, velocidade média, consumo médio e instantâneo, e informações sobre manutenção. As saídas de ar, maiores, foram reposicionadas. Há porta-copos nas duas extremida des do painel.

Um novo e amplo porta-objetos de teto (de série no chassi cabine, opcional no furgão) incorpora as luzes internas e os quebra-sóis. O estofamento dos bancos ganhou maciez progressiva e a forração é de tecido mais nobre, com o logo “Iveco” bordado no encosto. O freio de estacionamento (e a manopla do freio a ar na versão Daily Truck de 7 toneladas) fica em um suporte entre os bancos, de uso mais confortável. Não há túnel central: o piso é plano. A chave agora é do tipo “canivete” e com telecomando.

Uma grande lista de opcionais permite a adequação do novo Iveco Daily a todo tipo de cliente. Os itens de conforto incluem ar-condicionado automático, vidros e trava elétrica, espelhos elétricos com aquecimento e rádio CD player com MP3. Câmera e sensor de estacionamento são disponíveis para os modelos furgão. Entre os opcionais de segurança, estão sistema ABS + EBD (menos para o 70C17). Para o trabalho, tacógrafo diário e semanal, GPS com roteador MultiConnect® e predisposição para tomada de força (PTO).

MOTOR IVECO FPT F1C DUAL STAGE: ATÉ 9% DE ECONOMIA
O coração da nova geração Iveco Daily é o moderno e econômico motor Iveco FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (sigla em inglês para Recirculação dos Gases de Exaustão), amplamente testada pela Iveco na Europa e que dispensa o Arla-32. Com sistema de injeção eletrônica common-rail, turbo duplo e intercooler, esse motor de 3 litros incorpora soluções bastante avançadas.

Ele usa bicos injetores de última geração, com tecnologia “piezométrica”, que garante respostas cinco vezes mais rápidas que os bicos anteriores. A pressão de injeção foi aumentada de 1.600 para 1.800 bar e a central eletrônica foi calibrada para as condições locais. Os dois turbos ampliam o enchimento do motor tanto em baixa quanto em alta rotação.

Como resultado, o F1C Dual Stage ganhou em potência e torque – e a nova linha Daily permanece a mais forte de seu segmento. O Daily Truck 70C17 ganhou 8% em potência (de 156 para 170 cv) e 13% em torque (450 Nm). Nos modelos 45S17 e 55C17, a potência é de 170 cv e o torque de 400 Nm. No 35S14, passou de 136 para 147 cv (+8%) e o torque máximo passou de 300 Nm para 350 Nm (+17%).

O motor também roda mais suave e tem grande elasticidade na entrega de força. No Daily Truck 70C17, o torque de 450 Nm é constante numa faixa de 1.400 rpm (entre 1.400 e 2.800 rpm). No modelo anterior, a faixa de torque máximo era de apenas 900 rpm (de 1.700 a 2.600 rpm). Com mais força em rotações mais baixas, o Daily faz perfeito uso da nova transmissão ZF de 6 velocidades, sendo a sexta marcha desmultiplicada (overdrive), que privilegia a economia e aumenta a qualidade de marcha do modelo em aplicações intercity e rodoviárias.

“A combinação entre motores mais potentes e a caixa de 6 marchas faz do Iveco Daily um caminhão mais fácil de dirigir e até 9% mais econômico no consumo de combustível comparado ao modelo anterior”, informa Serretti. Ele lembra que o tanque de combustível passou de 90 para 100 litros, para maior autonomia. “No Daily Truck 70C17 com maior entre-eixos, há o opcional de dois tanques de 90 litros.”

Além da economia no consumo de combustível e redução na emissão de poluentes, os testes comprovaram a resistência do conjunto motor-transmissão e da nova gama Daily como um todo. A Iveco levou dois anos e rodou mais de 5 milhões de quilômetros para o desenvolvimento da nova geração Ecoline. Dentro desse processo, uma dezena de itens do Iveco Daily foram reprojetados a partir da avaliação e comentários dos proprietários trazidos à empresa por pesquisas de campo. “Ouvimos o cliente, atendemos aos seus pedidos”, diz o engenheiro Serretti. Uma das mudanças foi um novo sistema de instalação do ar-condicionado, que agora é mais simples e mais resistente.

GAMA COMPLETA, PARA QUALQUER TIPO DE OPERAÇÃO
A robustez do Iveco Daily tem uma raiz, que é seu exclusivo chassi de aço especial super-resistente. Sobre ele, a nova geração Daily chega em 30 configurações diferentes, levando-se em conta as versões chassi cabine e furgão, com exclusiva opção de cabina dupla e a mais ampla variedade de entre-eixos. É a gama mais versátil do mercado.

O Daily Truck 70C17, inclusive, entra em um nicho específico. Praticamente todos os seus concorrentes migraram para o segmento das 8 toneladas. “Aqui temos uma oportunidade, porque nossas pesquisas indicam que, neste segmento, 65% dos clientes utilizam apenas 80% da capacidade de carga do veículo”, analisa Alcides Cavalcanti, diretor de vendas da Iveco. Com até 4.520 kg de capacidade de carga, o Daily Truck é ajustado perfeitamente para este cliente, além de ser o modelo mais fácil de guiar e mais econômico nesta faixa. “Comparem: seus concorrentes de 8 toneladas precisam arrastar até 1.200 kg a mais de peso, por conta de tara maior, para transportar apenas 600 kg a mais, com um custo de aquisição maior, maior consumo de combustível e sem a agilidade e conforto do Daily Truck.”

O modelo 35S14, com rodado simples na traseira, pode ser dirigido por portadores de carteira B e pode circular em cidades com zona de restrição. Ele tem três tipos de entre-eixos (3.000, 3.450 e 3.750 mm) e a maior plataforma de carga do segmento, permitindo implementos com até 4.590 mm de comprimento total (o que acomoda um baú de até 24 m3). Cerca de 60% de seus usuários rodam até 130 km/por dia (operação urbana) e utilizam carroceria tipo baú, para transporte e distribuição de todo tipo de mercadoria: alimentos, bebidas, materiais de construção, móveis etc.
Os modelos 45S17 e 55C17, por sua vez, rodam mais, em operações interurbanas, e 65% usam baú ou carroceria aberta (carga seca).

IVECO DAILY MINIBUS, IMPLEMENTADO DE FÁBRICA
Uma grande novidade da nova geração Iveco Daily é uma versão para passageiros, batizada Minibus, que será vendida completa, implementada, diretamente pela Iveco. Dessa forma, a empresa atende a uma das demandas do mercado, de maior simplicidade da escolha e aquisição do produto. “Na maioria dos casos, o cliente tem de comprar o modelo sem bancos e forrações, dirigir-se a uma implementadora, fazer seu pedido, realizar outra transação comercial e financeira e esperar até cinco meses em alguns casos”, lembra Alcides Cavalcanti.

A partir de agora, a Iveco disponibilizará modelos prontos em estoque, na fábrica e na rede. O cliente escolhe o modelo que melhor atende às suas necessidades, negocia, tem o veículo disponível em um prazo curto e conta com as garantias da fábrica e do implementador combinadas. “O sistema será mais rápido mesmo se for um pedido com configuração especial”, informa Cavalcanti.

Como produto, o Daily Minibus será disponível nas versões 45S17 com entre-eixos de 3.300 milímetros e 5517 com entre-eixos de 3.950 milímetros, sendo esse modelo o de maior espaço e capacidade do seu segmento. Com 170 cv, é o mais potente entre os concorrentes. “A suspensão traseira foi modificada, com a adoção de molas parabólicas, mais confortáveis e adequadas ao transporte de passageiros”, indica Serretti.

O Daily Minibus foi desenvolvido para atender às mais diferentes missões, estando disponível nas seguintes versões: Turismo/Executivo, com acabamento e conforto diferenciados, possui itens de série como ar-condicionado, vidros e espelhos elétricos, poltronas reclináveis, porta-pacote e opcionais como bagageiro traseiro, com capacidade para 14+1, 15+1 ou 18+1 passageiros; e a versão mais básica, para fretamento e curtas distâncias, com capacidade para 15+1 ou 18+1 passageiros, proporcionando um competitivo custo por passageiro transportado. “É um importante mercado, estávamos fora dele e agora vamos entrar com produtos diferenciados pela robustez e economia”, diz Cavalcanti.

A NOVA GERAÇÃO IVECO ECOLINE
A nova geração Iveco Ecoline representa uma grande mudança para a Iveco. A nova gama envolve todos os veículos da marca e traz novas cabines, novos interiores, modificações mecânicas de chassi e suspensão e detalhes estéticos que alcançam todas as famílias de produtos da marca. Além disso, as variações de cada gama são mais numerosas. Das atuais 85 possibilidades de produtos Iveco (contando família, cabine, powertrain e chassi, apenas), a nova geração Ecoline dá um salto para mais de 140 versões. Todas as famílias de produtos da marca serão produzidas no Brasil, na fábrica da empresa em Sete Lagoas (MG), o que significa que poderão ser financiados pelo Finame.

Com a geração Ecoline, a Iveco pretende continuar crescendo mais que o mercado. Desde 2007, a empresa tem aumentado constantemente seu market share no País, partindo de menos de 4%, àquela época, para cerca de 10% hoje, considerando veículos comerciais acima de 2,8 toneladas de PBT. As vendas da empresa cresceram no período quase seis vezes.


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