Publicidade

Preparo físico e estratégia serão as maiores exigências da etapa do Anhembi da Top Series. Para Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio, dupla que foi destaque no GT Brasil em 2011 com a Mercedes SLS AMG, prova será uma das mais difíceis da temporada

A Top Series, mais nova categoria de superesportivos do Brasil, estreia neste fim de semana como preliminar da Fórmula Indy no circuito do Anhembi, em São Paulo, apresentando um novo desafio a equipes e pilotos. Apesar de ter um grid formado por competidores oriundos do GT Brasil – que realizou, em 2011, a preliminar da Indy no circuito de rua paulistano -, a Top Series apresenta neste ano uma corrida com duas horas de duração, o dobro do tempo da prova disputada no ano passado. Uma mudança que vai exigir nova estratégia por parte das equipes e, principalmente, melhor preparo físico por parte dos pilotos.

Corridas longas, aliás, são a principal característica da série, que terá outras cinco etapas em 2012, cada uma com três horas de duração. Este tem sido um dos principais atrativos do novo campeonato, além da maior liberdade dada às equipes na preparação de supercarros como o Mercedes SLS AMG, que no ano passado foi a grande sensação das quatro últimas rodadas do GT Brasil com três vitórias e um segundo lugar conquistados pela dupla Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio.

Diante do novo desafio apresentado pela Top Series, Jimenez destaca a ausência de favoritos para a corrida de estreia como um fator motivador para toda a equipe. “Até os treinos começarem, todos chegam ao Anhembi com a mesma chance de vitória. Só quando os carros forem para a pista pela primeira vez é que conheceremos a divisão de forças da nova categoria”, disse Jimenez. “Em relação à pilotagem, como teremos uma prova mais longa, será preciso maior cuidado não só com os pneus, mas com o conjunto todo para que seja possível chegar ao final de forma competitiva”, acrescentou ele, que tem passagens por diversas categorias do automobilismo mundial, como a GP2.

A corrida de estreia da Top Series, que integra a programação da São Paulo Indy 300, também será marcada pelo pouco tempo de treino. Por se tratar de um circuito urbano – montado em parte das principais vias da zona norte da capital paulista – os carros sairão dos boxes para apenas um treino no sábado pela manhã, poucas horas antes da definição do grid de largada e da corrida, que serão disputados no mesmo dia.

“Teremos apenas uma sessão de treinos antes da tomada de tempos. Como testamos apenas dois dias durante a pré-temporada no autódromo de Curitiba, não tivemos como trabalhar muito no carro visando a Top Series. Como todas as equipes sofreram com a pouca quilometragem na pré-temporada, é difícil apontar favoritos. Só vai dar para saber a real situação de cada um quando os treinos começarem”, acrescentou Paulo Bonifácio, o Boni, parceiro de Jimenez e veterano de competições de Grã-Turismo no Brasil e na Europa.

O piloto acredita que a estratégia de prova será determinante no Anhembi, o que significa não só a escolha do melhor momento da corrida para a realização do pit stop, mas, principalmente, a definição do número correto de paradas durante a prova.

“O abastecimento vai ser o ponto chave dessa corrida. Se conseguirmos fazer apenas uma parada, será ótimo. Mas, se em razão de um maior desgaste dos pneus ou de um maior consumo de combustível precisarmos partir para duas paradas, teremos que compensar essa perda de tempo com uma pilotagem mais agressiva. E guiar dessa forma é algo que certamente aumentará o desgaste do carro, o próprio consumo de pneus, e assim por diante. Então teremos uma equação bastante difícil de ser resolvida, principalmente por se tratar de uma estreia”, encerrou Boni.

Depois da etapa deste fim de semana no Anhembi, a Top Series passa pelos autódromos de Curitiba (PR), Interlagos (SP), Velopark (RS), Londrina (PR) e Tarumã (RS). Confira abaixo o calendário da categoria e a programação para a rodada de estreia durante a São Paulo Indy 300.

Calendário – Top Series 2012
1ª etapa – 28 de abril – Anhembi (SP)
2ª etapa – 10 de junho – Curitiba (PR)
3ª etapa – 22 de julho – Interlagos (SP)
4ª etapa – 12 de agosto – Velopark (RS)
5ª etapa – 30 de setembro – Londrina (PR)
6ª etapa – 04 de novembro – Tarumã (RS)

Programação da 1ª etapa

Sábado – 28/4
08h05 1º Treino Livre, Indy
09h35 Treino Livre, TOP SERIES
11h05 2º Treino Livre, Indy
12h20 Treino Classificatório, TOP SERIES
14h05 Treino Classificatório, Indy
15h30 Corrida, TOP SERIES

Domingo – 29/4
08h30 Warm Up, Indy
12h30 Corrida, São Paulo Indy 300


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade