Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel discute melhorias na matriz energética. Encontro de engenheiros reunirá profissionais da indústria e do governo nacional nos dias 28 e 29 de agosto, em Curitiba, PR

Mostrar exemplos, tendências e tecnologias que farão com que o powertrain Diesel seja cada vez mais útil e eficaz em relação à matriz energética no que se refere ao uso racional e eficaz das fontes de energia disponíveis, renováveis ou outras ainda inexploradas. Estes serões os assuntos do 9º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel.

O encontro será realizado dias 28 e 29 de agosto, no Teatro Positivo (rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido), em Curitiba, PR, e é a principal plataforma de discussão no mercado de Diesel no País. É uma oportunidade para os participantes discutirem as futuras tendências tecnológicas e seus impactos no Brasil.

O presidente da Cummins, Luis Afonso Pasquotto é o chairman do fórum, realizado pela Seção Paraná/Santa Catarina da SAE BRASIL. A expectativa é atrair mais de 300 profissionais e engenheiros de empresas líderes do setor de tecnologia Diesel.

Segundo Ricardo Torres de Martin, gerente do fórum, o encontro também visa abrir espaço para que as entidades e associações representativas da sociedade tragam as suas necessidades e anseios por veículos e motores mais eficientes.

Além de exposição tecnológica, quatro painéis discutirão as tendências em desenvolvimento por fabricantes de motores, sistemistas e fornecedores de tecnologia para aumentar a eficiência do powertrain Diesel. “Essas empresas focam na importância desse motor dada sua alta eficiência, nível reduzido de emissões de poluentes e baixo consumo de combustível, para melhor aproveitamento da matriz energética nacional”, explica de Martin.

Abordar e discutir as políticas governamentais de fomento a veículos mais eficientes e de que forma a indústria pode contribuir com tecnologias que favoreçam o incremento da eficiência energética, atendendo às políticas governamentais propostas, também estarão em debate.

Painéis – O encontro terá quatro painéis: três no primeiro dia e um no segundo dia do fórum. Com o tema “Economia, mercado e matriz energética”, o painel que abrirá o 9º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel contextualizará o mercado brasileiro, cenários econômicos atuais e futuros, tendências do mercado automotivo com a visualização da realidade e visão futura da matriz energética brasileira.

A discussão seguinte terá o tema “Papel do powertrain Diesel no futuro” e abordará como o powertrain Diesel pode auxiliar com a melhoria do aproveitamento energético. O painel será uma ilustração sobre o desenvolvimento dos motores e demonstração da visão do uso de combustíveis renováveis.

O último painel do primeiro dia do evento abordará o “Uso dos bio-combustíveis na matriz energética brasileira”, em que serão apresentados o ciclo de vida com análise do CO2 para o Diesel de cana, os incentivos do governo para a produção do biodiesel brasileiro (atual B5 com cenários para o futuro) e o primeiro carro de passeio híbrido movido por um powertrain Diesel.

O quarto e último painel vem com o tema “Eficiência do powertrain Diesel”, com palestras e conteúdo técnico que visam mostrar como o powertrain Diesel pode evoluir e incrementar ainda mais sua elevada eficiência. Temas como uso de turbocompressores em carros de passageiro, tecnologias de pós-tratamento dos gases de escapamento, auxílio da simulação computacional no desenvolvimento de motores mais eficientes, custo e gerenciamento de frotas, powertrain Diesel-hidráulico e tecnologias para a redução de CO2 serão debatidos por renomadas empresas do mercado.

“Esse fórum é um excelente palco para que os profissionais envolvidos com o mercado diesel se atualizem e conheçam as tecnologias e tendências que estarão no mercado futuramente. Além disso, o networking que se forma nesses encontros da SAE BRASIL proporciona uma grande troca de informações e conhecimento”, completa de Martin.

Para Norberto Fabris, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, encontros como este são a vitrine dos avanços da engenharia da mobilidade em diferentes áreas, trazidas ao debate nas palestras de grandes especialistas. “Trata-se de uma oportunidade sem igual para a atualização nas tendências e novas soluções tecnológicas”, ressalta Fabris.

Exposição – Importantes empresas que atuam no mercado Diesel mostrarão aos participantes do evento suas tecnologias. São elas: Bosch, Cummins, Tenneco, Tuper e Volvo.

Dia 28
9h45 – Abertura com Luís Pasquotto, chairman do fórum.
Painel I – A economia, o mercado e a matriz energética
10h –“Economia- Melhoras à vista?”, com Cristiano de Souza, economista do Banco Santander.
10h30 –“Mercado brasileiro de veículos comerciais a diesel, situação atual e tendências”, com Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea.
11h –“Matriz energética brasileira, uma visão de futuro”, com Cláudio Ishihara, diretor do departamento de combustíveis derivados de Petróleo do Ministério das Minas e Energia.
11h30 – Debate moderado por Daniel Korioth, presidente da Bosch.

Painel II – O papel do powertrain Diesel no futuro
13h30 –“Políticas governamentais sobre eficiência energética”, com Vitor Klizas, diretor da IHS Automotive
14h –“BioDME – testando hoje o combustível do amanhã!”, com Luis Ronconi, da Volvo
14h30 –“Pro-diesel coalition actions in the USA”, com JeffreyBreneman, do US Coalition for Advanced Diesel Cars (USCADC).
15h – “Cenários para o mercado de Diesel no futuro”, com Gregório Araújo, da Petrobras.
15h30 – Debate moderado por Renato Mastrobuono, diretor da SAE BRASIL.

Painel III – Biocombustíveis na matriz energética brasileira
16h30 –“Análise de ciclo de vida do CO₂ utilizando diesel de cana”, com Adilson Liebsch, gerente de produto da Amyris.
17h – “Programas governamentais para incentivo ao biodiesel”, com Rodrigo Augusto Rodrigues, da Casa Civil da Presidência da República.
17h30 – “Combustíveis renováveis e tecnologia híbrida, novas fontes para reduzir as emissões de CO₂”, com Franck Turkovics, gerente de engenharia de powertrain da Peugeot Citroën.
18h – Debate moderado por Ricardo Abreu, diretor global de tecnologia da Mahle.

Dia 29:
Painel IV: Eficiência do powertrain Diesel
8h30 –“Turbo alimentação para carros de passageiros a Diesel”, com Reinaldo Paulino, Account Manager da Borg Warner.
9h –“How after treatment can contribute to fuel consumption reduction”, com Kevin Hallstrom, da BASF
9h30 –“Early Stage Aero/Thermal Simulation of Engines”, com Doug Hatfield, da EXA.
10h –“Novas tecnologias de componentes de motores para redução de consumo de combustível”, com Eduardo Nocera, gerente de tecnologia de produto da Mahle.
10h30 –“A evolução dos limites de emissões e as soluções com combustíveis alternativos”, com Helton Lage, engenheiro chefe de motores da FPT Industrial.
11h – Debate moderado por Rodrigo Chaves, gerente executivo de engenharia da MAN.
13h –“Gerenciamento e composição de custos em frotas”, com Antonio Lauro Valdívia, assessor técnico da ANTC.
13h30 –“A Eficiência Energética do PowerTrain com o sistema I-Shift”, com Júlio Lodetti, da Volvo
14h – “Caminhão Híbrido Diesel/Hidráulico – Uma Oportunidade para os Mercados Emergentes”, com Rodrigo Chaves, gerente executivo de engenharia da MAN.
14h30 –“Estratégias para redução do CO₂”, com Adriano Rishi, diretor executivo de pesquisa e engenharia da Cummins.
15h – Debate moderado por Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL.
15h30 – Encerramento

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: