Light apresenta sistema pioneiro em terminal de recarga e carro elétrico na Metering 2012. Tecnologia desenvolvida pelo Programa Smart Grid Light-Cemig contribui para a implementação de veículos elétricos no Brasil

O futuro já chegou para a Light e a sua premissa é a sustentabilidade. A companhia de energia apresenta no Metering latin America 2012 – que acontece de 21 a 23 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo, um sistema pioneiro de recarga inteligente para carros elétricos. A tecnologia será testada no primeiro veículo totalmente elétrico produzido em série no mundo, o i-MiEV, desenvolvido pela Mitsubishi Motors. O evento contará com a participação dos presidentes da Light, Paulo Roberto Pinto, e da Cemig, Djalma Bastos de Morais, e do vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto.

O sistema de recarga inteligente desenvolvido pelo Programa Smart Grid Light-Cemig foi pensado de forma totalmente integrada ao i-MiEV da Mitsubishi Motors. Novidade no Brasil, o carro já é vendido na Europa desde 2010, e nos Estados Unidos desde 2011. O veículo utiliza energia elétrica contida em um conjunto de baterias de lítio, que move o motor elétrico e inibe ruídos e contribui para o meio ambiente, pois não há emissão de gases poluentes.

A Light utilizará o i-MiEV para testar um inovador sistema de recarga inteligente para carros elétricos. Ao todo, dois veículos serão testados, ao mesmo tempo, no Rio de Janeiro, pelos pesquisadores do Programa Smart Grid Light-Cemig, e em Curitiba, nos laboratórios do LACTEC (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento).

Os terminais de recarga chegam com características específicas que apontam para soluções que facilitarão a implementação de veículos elétricos no Brasil. Estruturados de modo a possibilitar a recarga de até quatro veículos, simultaneamente, eles poderão ser instalados em pontos estratégicos, como estacionamentos públicos e privados (shoppings, prédios residenciais e empresas, entre outros).

A interatividade, tanto com o veículo quanto com o cliente, é outra marca deste sistema. Durante a recarga, os terminais são capazes de trocar informações em tempo real com o i-MiEV. Estes dados poderão ser acessadas na tela do próprio painel do carro e em outros canais de interação do Programa Smart Grid Light-Cemig, tais como computador, telefone celular e tablet, através de diversas ferramentas. Dentre elas, foi desenvolvido um sistema denominado Smart Driver, que conta com um “Econômetro”. Ele permite ao motorista identificar o quanto poderia economizar e beneficiar o meio ambiente se conduzisse, utilizasse e recarregasse seu veículo de forma eficiente. O motorista poderá identificar também o consumo de energia, o status da recarga e da bateria, as tarifas de energia e as condições da rede elétrica, em prol de um consumo seguro, consciente e sustentável.

Dentre outros benefícios, o cliente pode ainda estabelecer metas para melhor planejar e controlar seus gastos com energia, bem como programar a sua recarga, a partir de diferentes parâmetros tais como tarifa e horário.

Posto de energia elétrica
Os terminais de recargas inteligentes são como um posto de abastecimento destinado aos veículos elétricos.
O proprietário deste tipo de veículo deverá solicitar junto à Light um cartão inteligente, que funcionará como uma chave para abertura do compartimento de recarga. Uma vez conectado o carro, os medidores inteligentes do terminal irão medir e faturar a recarga dos clientes de forma individual. Por meio de uma barra de LEDs, o cliente poderá acompanhar o status da recarga e a tarifa em vigor naquele momento (na hipótese de tarifas diferenciadas em vigor, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel).

O terminal também enfoca a segurança, pois possui sistema de proteção diferenciado, efetua desligamento automático em casos de eventuais ocorrências no fornecimento de energia e garante o correto aterramento do veículo durante a recarga, dentre outras vantagens.

A integração do i-MiEV com os terminais não para por aí. A tecnologia do i-MiEV permite também a utilização de um dispositivo chamado “Power Box” que possibilita a exportação de até 1 kW de energia durante 5 horas; o sistema também permitirá gerenciar a exportação de energia em tempo real de forma isolada (Vehicle to Appliance – V2A) e futuramente para a rede elétrica (Vehicle to Grid – V2G).

Programa Smart Grid Light – Cemig
O Programa Smart Grid Light-Cemig foi iniciado em setembro de 2010 e já criou e lançou medidores inteligentes com certificação digital e tomadas inteligentes e vem desenvolvendo diversos outros produtos e serviços aos clientes além de canais de interação com o consumidor. A revolução digital com o surgimento do conceito das redes elétricas inteligentes ou Smart Grid será uma realidade nas residências brasileiras, nos próximos anos.

Preparar as distribuidoras para essa revolução é o objetivo da parceria firmada entre a Cemig e a Light, que, juntas, estimam investir R$ 65 milhões em Smart Grid, apenas em P&D até 2013.

SERVIÇO:
Metering Latin America 2012
De 21 a 23 de Agosto
Horários: Congresso – das 8h30 às 18h
Feira – das 10h às 18h
Onde: No Transamerica Expo Center
End: Av. Doutor Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP
Tel. (11) 5643-3000´

Site: http://www.meteringlatinamerica.com/

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: