FPT Industrial lança o motor Cursor 9 e apresenta o novo Cursor 13 Euro V para linha de caminhões Iveco Stralis

A FPT Industrial lança o motor Cursor 9 para caminhões e apresenta o novo Cursor 13 Euro V para a família de caminhões Iveco Stralis da nova geração Ecoline com o sistema SCR Only. Os motores apresentam novas tecnologias, trazendo importantes vantagens para os clientes.

Os novos motores oferecem uma combustão otimizada e sistema de pós-tratamento para manter a liderança em economia de combustível com maior respeito ao meio ambiente graças à tecnologia patentenada de controle do avanço na qual é alcançada uma alta eficiência de conversão do NOx.

A FPT Industrial permanece sempre investindo em inovações. As atividades da empresa destinam-se constantemente a aumentar a produtividade e a redução de emissões. Por esta razão, a FPT considera cada solução capaz de alcançar esses objetivos. Na verdade, a tecnologia SCR Only é a evidência da liderança tecnológica e compromisso da FPT Industrial em satisfazer as necessidades de um mercado que demanda cada vez mais. Além da redução de emissões de poluentes, os motores Cursor 9 e Cursor 13 ainda apresentam redução no consumo de combustível e melhor desempenho.

Outra novidade presente nos dois propulsores que chega a família Cursor é o green filter, mais ecológico e de menor custo de manutenção, que exige a troca apenas do cartucho e não de todo o filtro. O Cursor 9 e o Cursor 13 possuem também o sistema Commom Rail com pressão de injeção dentro dos cilindros mais alta, chegando a cerca de 1.800bar (antes a pressão era de 1.600bar),o que promove uma melhor eficiência da combustão.

Os novos motores, com seis cilindros em linha, possuem ainda hélice do ventilador que funciona por acoplamento eletromagnético – como o das ventoinhas dos automóveis. A hélice só entra em funcionamento quando é necessário, o que colabora para a redução de consumo de combustível e ruído.

Cursor 9 Euro V

Com turbo com aftercooler, o motor Cursor 9, até então usado apenas para equipar máquinas agrícolas e de construção, chega ao mercado de caminhões no Iveco Stralis. O propulsor de 8.7l oferece redução de até 4,5% no consumo de combustível em relação ao antigo motor Cursor 8 Euro III.

O Cursor 9, que apresenta duas versões com potências de 330cv e 360cv, conta com o sistema common rail que permite muito mais controle da injeção de combustível. Sua curva de torque máximo é plana. No caso da versão de 360cv, por exemplo, começa em 1.200rpm e vai até 1.650rpm, oferecendo 1.500Nm na faixa em que o motorista mais precisa.

Cursor 13 Euro V

O novo motor Cursor 13 Euro V com aftercooler possui três novas opções de potência: 410cv, 440cv e 480cv. O propulsor conta com novos injetores de combustível ainda mais rápidos e com maior pressão de injeção. O motor traz também novo rotor do turbo em alumínio forjado que proporciona mais resistência e durabilidade. Além disso, foram desenvolvidos ainda novos pistões para suportar a nova pressão de combustão.

Com as novidades, o novo motor no Iveco Stralis alcança até 7,5% de redução no consumo de combustível em relação à versão Euro III. Sua curva de torque em todas as versões também é plana e o Cursor 13 já atinge seu torque máximo em 1.000rpm, facilitando subidas de ladeiras e reduzindo as trocas de marchas.

Fichas Técnicas

Cursor 9 Euro V
Cilindrada: 8,7l
Diâmetro x Curso: 117mm x 135 mm
Taxa de Compressão: 15,9 : 1
Potências máxs: 360cv @ 2.200rpm / 330cv @ 2.200rpm
Torques máximos: 1.500Nm @ 1.200-1.650rpm / 1300Nm @ 1.100-1.800rpm
Emissões: EuroV

Cursor 13 Euro V
Cilindrada: 12,9l
Diâmetro x Curso 135mm x 150 mm
Taxa de Compressão: 16,5 : 1
Potências máxs.: 480cv @ 2.250rpm / 440cv @ 2.100rpm / 410cv @ 1.900rpm
Torques máxs.:
2.250Nm @ 1.000-1.500rpm / 2.100Nm @ 1.000-1.400rpm /
1.900Nm @ 1.000-1.400rpm
Emissões: Euro V

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: