Instituto Opus cria comissão para propor boas práticas operacionais no setor de equipamentos da construção

O Instituto Opus, da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, decidiu formar uma Comissão permanente de Engenharia e Segurança para Máquinas e Equipamentos (CESME), com o intuito de uniformizar procedimentos na operação de equipamentos na área de construção, garantindo, por meio de referências de boas práticas, produtividade e segurança, além de redução de acidentes e preservação da vida humana.

A primeira medida da comissão permanente será sugerir para inclusão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) a função de Rigger e reavaliar outras funções existentes nas áreas de içamento e movimentação de carga. “Sugeriremos as responsabilidades e atribuições que um profissional desse cargo precisa possuir, incluindo o tipo de formação, o nível de escolaridade e o conteúdo programático e a carga horária do curso de capacitação”, afirma Wilson de Mello Jr., diretor do Instituto Opus.

Os trabalhos tiveram início neste mês e contou com a participação de sete profissionais da área de equipamentos e/ou segurança das principais construtoras e fabricantes de equipamentos utilizados nos setores: Carlos Gabos, da Odebrecht, Corey Rogers, da Link-Belt, Fernando Mattos, da FCM Engenharia, Gilberto Medina, da Makro, Jacques Iazdi, da BMC, Rafael Lavezzo, da SRO Seguros, e Sergio Arruda, do Estaleiro Atlântico Sul.

De acordo com Mello Jr., outro objetivo é contribuir efetivamente para o aprimoramento das normas reguladoras, resultando em benefícios para todos os profissionais e empresas do setor. “Com o aprofundamento das discussões, pretendemos consolidar e redigir propostas de mudanças nas NRs que serão submetidas ao Ministério do Trabalho e Emprego”, finaliza.

Sobre a SOBRATEMA
A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, desde a sua fundação, em 1988, hoje com 1.131 membros associados, se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações ao mercado e, por meio do Instituto Opus, promove a formação, especialização e atualização de profissionais dos setores de construção e mineração.
A entidade é idealizadora e organizadora da M&T Expo, maior e mais importante feira latino-americana de equipamentos para construção e mineração, da Construction Expo, que oferece soluções para edificações e obras de infraestrutura, e da M&T Peças e Serviços, todas realizadas sequencialmente a cada três anos. Lançou recentemente o Canal CHN – Construção Hoje Notícias, com boletins diários e programas quinzenais. Na área de publicações, edita, regularmente, livros técnicos, anualmente, o Anuário Brasileiro de Equipamentos para Construção e, mensalmente, as revistas M&T – Manutenção e Tecnologia e Grandes Construções. Disponibiliza, ainda, na área de Inteligência de Mercado, um conjunto de estudos e pesquisas com foco nas áreas de construção e mineração. Além disso, organiza eventos especializados: Sobratema Congresso, Sobratema Workshop, Sobratema Fórum e as Missões Técnicas, que levam profissionais para as mais importantes feiras internacionais dos setores da construção e da mineração.
www.sobratema.org.br

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: