Postos garantem oferta de diesel com baixo teor de enxofre. Diesel S50 é destinado a caminhões, ônibus e comerciais leves

A oferta de óleo diesel com baixo teor de enxofre (S50) passou de 200 milhões de litros em janeiro para cerca de 350 milhões em junho, chegando a um total acumulado de 1,75 bilhão de litros no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados da Petrobras. Desde janeiro de 2012, está disponível em todo o território nacional o S50, que é destinado a veículos como caminhões, ônibus e comerciais leves produzidos a partir deste ano.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o mercado contava, até junho deste ano, com 5.025 postos de combustíveis registrados para comercializar o produto. Desses, 1.067 por iniciativa própria de participação.

Com sete refinarias aptas para produção, atualmente o País já é capaz de atender a 60% da demanda interna do produto.

Fiscalização – Para assegurar a qualidade do S50, todos os locais de venda estão sujeitos à fiscalização da ANP. No primeiro semestre do ano, a média mensal dos índices de não conformidade nas amostras apuradas foi de 8%. Com relação apenas ao teor de enxofre, a média foi de 6%.

Por se tratar de produto cuja produção exige sofisticada tecnologia, há diferenciação de preço em relação ao diesel comum. Enquanto o preço médio do litro do diesel comum no Brasil ficou em R$ 2,042 no primeiro semestre deste ano, o preço médio do produto com baixo teor de enxofre ficou em R$ 2,101 por litro.

Diesel S10 será ofertado no próximo ano

O Diesel S50 será fornecido apenas até 31 de dezembro. Em 2013, ele será totalmente substituído por um combustível ainda mais limpo – o Diesel S10. A Petrobras, as distribuidoras, os postos revendedores e os Transportadores Revendedores Retalhistas estão adequando as estruturas logísticas para a nova fase.

Postos

A relação de postos que devem, obrigatoriamente, comercializar o combustível, está disponível na página da ANP na internet. As distribuidoras também disponibilizam em seus sítios eletrônicos os endereços dos estabelecimentos que comercializam o S5

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: