Publicidade

Soluções e produtos para o transporte regional e urbano são os destaques da Siemens na 15ª Negócios nos Trilhos

A Siemens apresenta seu amplo portfólio de tecnologias e equipamentos voltados para o setor metroferroviário durante a 15ª edição da feira Negócios nos Trilhos, que será realizada de 06 a 08 de novembro, no ExpoCenter Norte, em São Paulo. As principais soluções da empresa direcionadas ao transporte regional e urbano serão demonstradas no estande da companhia, reforçando seu diferencial de fornecer ao mercado soluções completas e de alto conteúdo tecnológico.

Entre os destaques da Siemens para a feira estão os controladores CleanGuard ACM 100 e o TCM 100. O contador de eixo seguro ACM 100, certificado pelo comitê europeu de qualidade CENELEC SIL (EBA), atende ao princípio de falha segura (fail safe), possui diagnóstico detalhado e pode ser aplicado em ferrovias de até 450 km/h. Já o novo controlador de via TCM 100 é um sistema automático de monitoramento de via com um design modular. O equipamento fornece informações confiáveis sobre vias ocupadas ou disponíveis, tornando-as mais seguras e minimizando os acidentes. As soluções são compactas e oferecem ainda maior facilidade na instalação e manutenção.

Para celebrar os mais de 10 anos de parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e reforçar seu compromisso com o desenvolvimento do setor metroferroviário no País, será apresentada no estande da Siemens uma maquete do trem da Série 3000 da CPTM. A miniatura retrata o primeiro trem produzido na Áustria e trazido ao Brasil, após assinatura de contrato para a entrega de 10 trens para a linha 9 da CPTM, que continuam em circulação até hoje. Todos os sistemas eletrônicos do trem tem qualidade atestada internacionalmente, garantindo elevados índices de confiabilidade e disponibilidade através dos anos. Atualmente a Siemens realiza manutenção dessas composições, o que vem contribuindo para um excelente desempenho da frota.

“Temos grande expertise no transporte sobre trilhos, com soluções e equipamentos utilizados nas principais capitais internacionais e, também, no Brasil. O grande diferencial da Siemens é o amplo portfólio, que vai desde o fornecimento de veículos metroferroviários com eficiência energética, passando por modernos sistemas de automação ferroviária e de suprimento de energia elétrica de tração. Além disso, conta com sistemas inteligentes de emissão de bilhetes e de controle de tráfego voltados à interface com o transporte metroferroviário. Toda essa tecnologia contribui para a melhora da qualidade dos serviços prestados, já que garante mais segurança, oferece conforto e reduzem o tempo de trajeto”, diz Yuri Sanches, diretor das Divisões Rail Systems, Mobility & Logistics da Siemens no Brasil.

Para o transporte de passageiros em médias e longas distâncias, o Desiro ML (Main Line), parte da família Desiro, é o destaque da Siemens. Com tecnologia de ponta, o trem regional de tração distribuída oferece alta flexibilidade operacional, confiabilidade e reduzido custo total de ciclo de vida. Como alternativa para o transporte regional, a Siemens complementa seu portfólio com os vagões de passageiro da família Viaggio, capazes de trafegar em até 250 km/h com o máximo conforto e segurança. A empresa apresentará ainda o seu sistema Trainguard, capaz de fornecer a tecnologia completa e as soluções mais seguras de ETCS (European Train Control System), provendo sistemas de sinalização de trens para diversos países da Europa.

Para operar em linhas curtas, com distâncias reduzidas entre as estações, as unidades automáticas sobre pneus da família CityVAL são as mais indicadas. O sistema VAL de transporte automático de passageiros, proporciona a máxima segurança e eficiência operacional através de um sistema de controle via rádio que liga a unidade aos sistemas instalados ao longo da linha (CBTC – Communication-Based Train Control). Estes veículos exigem menos infra-estrutura para circular, o que tem impacto nos custos operacionais e no tempo necessário para implementar os projetos turnkey. Os trens consomem ainda menos energia, causam menos ruído e poluição, quando comparados com os sistemas convencionais.

A companhia trará também sua solução focada no controle e monitoramento de tração e infraestrutura: o Vicos® RSC – RailSCADA system. Este sistema já é bem aceito no mercado nacional por permitir um controle integrado das operações de forma confiável e eficiente. Um exemplo de sucesso da aplicação do Vicos RSC é o monitoramento e controle das novas subestações retificadoras da Linha 1 do Metrô de São Paulo. O Vicos ® OC (Vehicle and Infrastructure Control and Operating System), que é o cérebro da operação de uma linha, também está entre os destaques.

Ainda na área de mobilidade urbana, as soluções e equipamentos da Siemens podem ser encontrados na modernização dos trens da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, na implementação do sistema driverless na Linha 4 – Amarela – operado pela concessionária ViaQuatro -, no fornecimento de sistemas de energia para a Linha 2 – Verde e quatro linhas da CPTM.

Serviço – 15ª Negócios nos Trilhos

Data: 06 a 08 de novembro de 2012

Horário: Terça a quinta das13h às 20h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho

O Setor Infrastructure & Cities da Siemens, com aproximadamente 87.000 colaboradores, oferece tecnologias sustentáveis para áreas metropolitanas e suas infraestruturas, que incluem soluções integradas de mobilidade, tecnologia predial e de segurança, distribuição de energia, aplicativos para redes inteligentes, e produtos de baixa e média tensão. O Setor abrange as Divisões Rail Systems, Mobility and Logistics, Low and Medium Voltage, Smart Grid, Building Technologies e a Osram AG.

Para mais informações, visite http://www.siemens.com/infrastructure-cities

Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 10.106 colaboradores, 14 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade