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Ford lança a Transit 2012 com novo motor turbo mais potente e econômico

A Ford iniciou as vendas da Transit 2012, com novo motor e outros aprimoramentos que reforçam a eficiência e economia da linha de comerciais leves mais moderna do mercado, mantendo a reconhecida liderança em atributos de tecnologia e segurança. Entre outros itens de série, a linha já vem equipada com controle de estabilidade, freios ABS, airbag do motorista e travamento automático das portas.

O novo motor Duratorq 2.2 da Transit tem emissões reduzidas, dentro do padrão Proconve L6, e também ficou mais forte e econômico. Ele gera 125 cv (a 3.500 rpm), um ganho de 10 cv, e elevou o torque para 350 Nm (a 2.000 rpm), com 40 Nm adicionais.

“Com isso, o desempenho da Transit que já era bom ficou ainda melhor, transmitindo agilidade e segurança com lotação parcial ou completa. Ela avança também na economia operacional e reforça as suas vantagens para o frotista”, diz Marcel Bueno, supervisor de Produto da Ford.

Turbo de geometria variável

O turbocompressor de geometria variável é um dos componentes que contribuem para a eficiência do novo motor. Ele permite atingir o torque máximo em baixas rotações, o que se traduz em resposta imediata nas acelerações e ultrapassagens.

Outra novidade é a adoção do filtro de partículas de Diesel (DPF) no sistema de escapamento, que reduz em até 95% a emissão de material particulado. “Além de eficiente, esse filtro não requer troca periódica e tem um procedimento de regeneração simples e rápido, que pode ser feito em apenas 20 minutos pelo próprio motorista”, explica Bueno.

O sistema de alimentação de combustível conta com um novo filtro e bomba de transferência localizada no reservatório, que evita a necessidade de sangria em caso de “pane seca”. Os coletores de admissão e escape também são novos. No compartimento do motor, o bocal de enchimento de óleo foi reposicionado e a correia de acessórios ganhou uma cobertura plástica que aumenta a segurança ao se abrir o capô com o motor ligado.

O novo motor foi projetado para funcionar com Diesel de baixo teor de enxôfre, o S50 (ou S10, a partir de janeiro de 2013), para evitar danos ao sistema do catalisador. Os novos pneus 215/75 R 16 C, da Continental, com menor resistência a rolagem, também contribuem para reduzir o consumo de combustível.

Confortável e segura

Com peso bruto total de 3.700 kg e capacidade máxima de tração de 5.500 kg, a van Transit está entre as mais robustas do segmento. Ela tem espaço para 14 passageiros (13+1), distribuídos em cinco fileiras – motorista mais dois passageiros na frente; dois passageiros na segunda fileira; e 2+1 passageiros nas demais fileiras.

Esse arranjo favorece o conforto e facilita a entrada e saída dos passageiros, junto com a porta lateral corrediça e as barras internas de apoio. A Transit também é a única com cintos de segurança de três pontos e ajuste de altura em todos os bancos. O amplo espaço interno facilita a sua adaptação para diferentes aplicações, como transporte executivo e escolar.

Outra novidade da Transit 2012 é um interruptor da luz de cortesia atrás da primeira fileira de bancos, que permite o seu desligamento com as portas abertas e reduz o consumo de energia. Também vem equipada com vidros dianteiros e travas elétricas, travamento da tampa de combustível, faróis de neblina, porta traseira com abertura de 180 graus, teto solar, bateria dupla e tacógrafo analógico para sete dias. A linha é disponível nas cores branco Glacial, sólida, e nas metálicas prata Nobre e preto Total.


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