Publicidade

Kaizen Institute desenvolve solução logística em fábrica da Volvo nos Estados Unidos

O Kaizen Institute acaba de concluir um projeto de implantação das ferramentas Lean nas instalações da MACK, fábrica de caminhões pertencente à Volvo Trucks, em Allentown, na Pensilvânia, EUA. Em conjunto com os profissionais da empresa, o Kaizen Institute desenvolveu, em apenas cinco meses, um novo desenho de soluções integradas para as áreas de logística e produção da fábrica, que se dedica à fabricação de chassis. O objetivo era aumentar o fluxo na produção, otimizando os canais de logística interna e assim, atingir uma melhor performance, com eliminação de desperdícios e redução da variabilidade nas operações de montagem.

Para alcançar os resultados desejados em tão pouco tempo, foram aplicadas as ferramentas do Lean Manufacturing em diferentes níveis da fábrica, desde o fluxo de entrada de materiais e armazenamento, até o transporte para linha de montagem. Para otimizar a rotina diária, foi adotado um sistema de indicadores para acompanhamento das reuniões de supervisores, enquanto que, para melhor gestão da logística interna, o Kaizen desenhou medidas que pudessem obter melhor desempenho nos processos de armazenamento, rotas de abastecimento, sincronização e desenho de armazém.

O alinhamento dessas mudanças e das iniciativas levaram a resultados significativos. A fábrica da Volvo Trucks conseguiu aumentar a produção de um chassi por semana, a princípio, até atingir a marca de 44 chassis a mais por turno. Ações de melhoria contínua, redução nos focos de desperdício e treinamento das equipes foram determinantes para o resultado alcançado.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade