Publicidade

Toyota Etios conquista QUATRO ESTRELAS para passageiros dos bancos dianteiros no teste de colisão frontal do Latin NCAP. Modelo recém-lançado foi o veículo com a melhor avaliação entre os seus concorrentes nas três edições do teste promovido pelo programa

O Latin NCAP, braço para a América Latina do renomado programa com origem na Europa que promove testes independentes de segurança dos automóveis, divulgou hoje os resultados da fase três do seu teste de colisão frontal. E o Toyota Etios, lançamento da marca no segmento de carros compactos, foi o grande destaque na avaliação, obtendo QUATRO ESTRELAS, de cinco possíveis, para passageiros dos bancos dianteiros. O Etios testado pelo Latin NCAP foi o hatchback.

Considerando as duas fases anteriores do teste de colisão frontal do Latin NCAP, realizadas em 2010 e 2011, e os modelos avaliados nesta edição, nenhum outro veículo do segmento do Etios conseguiu pontuação tão elevada, o que reforça a preocupação que a Toyota teve com a segurança no desenvolvimento do seu modelo compacto para o mercado brasileiro.

Com relação à segurança dos passageiros do banco traseiro, o Etios conquistou duas estrelas, nível considerado dentro da média para veículos do seu segmento e faixa de preço.

Teste do Latin NCAP
Durante o teste do Latin NCAP, cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro automóvel. Estudos do próprio programa mostram que esse tipo de situação é a mais corriqueira no dia-a-dia das pessoas. A nota dos carros é dada pelo número de estrelas que vão de zero a cinco, sendo que, quanto mais estrelas, maior a segurança do veículo.

No teste são avaliados itens como estrutura do carro, que serve para mostrar como ela se comporta em caso de colisão, e abertura dos airbags, que tem como objetivo proteger pontos vitais do corpo do condutor e dos passageiros.

Segurança no Etios
Proteger a integridade dos passageiros foi uma das prioridades da Toyota na fase de desenvolvimento do Etios. Em ambos os tipos de carroceria – hatchback e sedã, desde a versão de entrada, o compacto da Toyota é equipado de série com airbags duplos frontais. Freios ABS e Distribuição Eletrônica de Frenagem estão disponíveis desde o segundo catálogo na carroceria hatchback (Etios X) e em todas as versões do três volumes.

Com relação à segurança passiva, o Etios apresenta carroceria construída dentro do padrão GOA (Global Outstanding Assessment), a mesma utilizada no Corolla, com deformação totalmente programável, que minimiza o impacto em caso de colisões.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade