Publicidade

Coluna do Borracha: ‘Range Rover Evoque, o puro sangue inglês’

É uma grata surpresa, uma verdadeira sensação de liberdade e segurança estar dentro desse novo modelo da montadora inglesa Land Rover. Numa clara vontade de disputar cabeça-a-cabeça o concorrido mercado dos SUV, chega ao Brasil a versão mais aguardada da montadora nos últimos anos, o Range Rover Evoque. Disponível em três opções de luxo e acabamento, o Evoque traz consigo uma gama de opções de acabamento interno, externo, cores e formas inéditas na linha Range Rover, e vem de série com itens que surpreendem o consumidor mais exigente.

O modelo será comercializado em três diferentes temas: Pure, Dynamic e Prestige, sendo que existem as opções para a versão Tech Pack nos modelos Dynamic e Prestige.

Eu testei o modelo de entrada, em diversas situações de tráfego urbano, on – road, off – road, noite, dia, calor e frio e pude constatar uma enorme surpresa ao se dirigir um carro que não sente a menor diferença seja qual for à situação a que é submetido. Muito se deve ao motor. Todos os modelos vendidos no Brasil são equipados com o eficientíssimo motor gasolina Si4 de 2.0 litros e 240 cavalos de potência e torque de 340 Nm. É um propulsor de altíssima tecnologia que inclui injeção direta de combustível e distribuição dupla variável, que ajudam a proporcionar torque de 340 Nm a apenas 1.750 rpm ideal para situações que requerem agilidade no trânsito das grandes cidades, ou para superar os mais desafiadores obstáculos fora de estrada. A baixa rotação em regime de funcionamento pleno faz com que, por exemplo, em estradas de limite de velocidade de 120 km/h ele trabalhe em cerca de 2.500 giros. Isso se deve também ao câmbio automático de seis velocidades AISIN AW F21, com opção de mudanças seqüenciais por botões dispostos na parte de trás do volante. Respostas rápidas e relações de marchas configuradas permitem mais agilidade em baixas velocidades e mais conforto em velocidade de cruzeiro. No Range Rover Evoque a alavanca de câmbio foi substituída pelo sistema Drive Selector, que proporciona mudanças ao simples giro de um botão no centro do console, o que otimiza o espaço interno e favorece o design arrojado.

O teste realizado em vários pontos da cidade de São Paulo garantiu uma ótima avaliação do modelo. Em terrenos off – road, além da generosa altura em relação ao solo, o modelo ainda possui breakover, aproximação e ângulo de chegada melhores do que outros SUV compactos. O modelo também oferece tração integral nas quatro rodas, permitindo um excelente desempenho em qualquer tipo de terreno. O potencial fora de estrada do veículo é reforçado pela última versão do exclusivo sistema Terrain ResponseTM, que adap ta as configurações de tração, motor, suspensão e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega. Essa seleção é feita por meio de um controle eletrônico que se encontra no console central, abaixo do seletor de marchas.

Em comparação ao desempenho motriz do modelo testado, o conforto interno não deixa nada a desejar. Os ajustes de bancos, volante e os controles orbitando o volante criam uma sensação única de absoluto domínio sobre a máquina. A direção hidráulica progressiva completa é um dos pontos altos da dirigibilidade do modelo, mantém o carro sempre dominado pelo motorista e, em manobras mais bruscas, responde com muita rapidez aos comandos desejados. O conforto se estende ao uso do ar condicionado climatizado encontrado no modelo. É um projeto excelente e que transforma a cabine, em poucos momentos em um ambiente agradável. Conforto também não falta para quem viaja no banco traseiro. O espaço para as pernas dos passageiros é muito satisfatório e garante u m grande segurança e conforto, incluindo ai a utilização de cintos de três pontos, mesmo em viagens longas. Nos diferentes temas são disponibilizados opcionais que fazem com que o prazer de dirigir seja traduzido na forma mais perfeita.

O modelo Range Rover Evoque Pure tem um design que é o mais fiel ao premiado conceito LRX, veículo que deu origem ao Evoque. A versão Pure é equipada com rodas de liga leve de aro 18, três diferentes temas de acabamento interno: Ebony (preto), Almond (bege) e Cirrus (cinza), que definem as cores do couro que reveste os bancos e o acabamento das portas e do painel, sempre com costura dupla.

Já no Range Rover Evoque Dynamic, a preocupação é com a esportividade. Ele tem grade frontal em tonalidade mais escura ― assim como as saídas de ar laterais ―, além de acabamento diferenciado do pára-choque dianteiro, combinando com as rodas de aro 19 em liga leve e duas opções de design exclusivo. O ar de esportividade se estende para dentro do veículo, que conta com bancos com desenho mais esportivo e acabamento em couro em duas tonalidades e quatro opções de cores. O sistema de iluminação interna mood lighting oferece a possibilidade de mudanças de cores de acordo com o momento e gosto do motorista e r ealça o acabamento do painel e das portas, que mescla couro de costura dupla e alumínio escovado. Entre os equipamentos para o conforto e comodidade do motorista e passageiros, além de todo o pacote de série, o Dynamic traz sistema de navegação HDD pela tela de 8 polegadas, sistema park assist que calcula o espaço disponível e realiza automaticamente a manobra de baliza e os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro. Existe também a opção Tech Pack para esse modelo. Com apelo ainda mais esportivo, a versão traz rodas superesportivas de aro 20 e duas opções de design, bancos concha de design arrojado, sistema de chave inteligente keyless, sistema de câmeras 360° (que monitoram todos os lados do veículo), sistema de som Meridian com 17 alto-falantes e 825W de potência, além de sistema de TV analógica e digital e abertura elétrica do porta-malas. O modelo também é equipado com o sistema Adaptative Dynamics, com amortecedores Magne Ride, que adapta o fluido do amortecedor de acordo com a velocidade, tipo de piso e estilo de direção do motorista para uma condução mais ou menos esportiva, proporcionando excelente estabilidade em altas velocidades.

O top de linha é o Range Rover Evoque Prestige, que tem em sua principal característica o foco no luxo e a sofisticação. Por fora, o modelo traz acabamento cromado na grade frontal, nas saídas de ar laterais e nos faróis de neblina. As rodas em liga leve de aro 19 possuem design diferenciado e acabamento Diamond Turned. Por dentro, os bancos com desenho exclusivo proporcionam conforto extra aos ocupantes, que também contam com o sistema de som Meridiam de 11 alto-falantes de 380W, entrada para iPod e duas saídas USB. Ao todo, são cinco opções de cores de acabamento realçadas pelo teto panorâmico. O modelo traz também sistema park assist, banco elétricos, ar condicionado automático, sistema de navegação HDD, bluetooth com áudio streaming, entre outros. Também nesse modelo é oferecida a versão Tech Pack. Ela traz o pacote de assessórios mais completo. O sistema de entretenimento com duas telas LCD independentes nos encostos dos bancos dianteiros garantem a diversão dos ocupantes. O sistema de câmera 360° proporciona visão completa e total segurança. A linha Prestige Tech Pack também traz a sofisticadíssima tela de 8 polegadas Dual View, que possibilita ao motorista o acesso a todas as funções do veículo enquanto o passageiro do banco da frente pode assistir, na mesma tela, a um filme ou o programa de TV favorito. As rodas de liga leve de aro 20 e design exclusivo, o teto panorâmico e o acabamento impecável completam as qualidades deste que é um dos mais completos Range Rover já produzidos.

Os modelos têm preços que variam entre R$ 164.000 e R$ 265.000, já estão disponíveis nas concessionárias. Os brasileiros, apaixonados por SUV têm agora a chance de provar tudo o que dizem dos cavalos puro sangue ingleses, traduzidos agora para o Range Rover Evoque.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade