Publicidade

Mercedes-Benz já capacitou mais de 200.000 motoristas no Brasil

A Mercedes-Benz, mantendo longa tradição na formação e especialização de motoristas de caminhões e ônibus, já acumula 30 anos de treinamento voltado a empresas de transporte. Desde 1982, foram mais de 200.000 motoristas e monitores treinados, sendo 6.000 profissionais somente em 2012, o que significa cerca de 140.000 horas de atividades teóricas e práticas.

“Além de oferecer ao mercado produtos de alta qualidade e avançada tecnologia, a Mercedes-Benz tem também o compromisso com a formação dos motoristas, contribuindo para que eles aproveitem todo o potencial de seus veículos no dia-a-dia de trabalho e ainda possam contribuir para o aumento da segurança nas estradas”, afirma Eustaquio Sirolli, gerente sênior de Treinamento de Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, colaboramos para qualificar a mão-de-obra do setor e consequentemente, fazemos com que o transporte de cargas e de passageiros seja mais seguro, econômico e ecológico”.

Na avaliação do executivo, o treinamento de motoristas representa um alto valor agregado aos produtos da marca. “Um diferencial competitivo que tem papel muito importante na escolha de novos veículos pelos clientes”, conclui.

Modernas instalações e amplos recursos para treinamento

As atividades de treinamento, que, além de clientes, também atendem às equipes dos concessionários e da própria fábrica, são coordenadas pela área Global Training, localizada na planta da Mercedes-Benz do Brasil em Campinas (SP) e com unidades em Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Além de seus modernos centros de treinamento, a Empresa utiliza outros recursos, como os Centros de Treinamento Homologados, instalados junto aos concessionários Mercedes-Benz de Taboão da Serra (SP), Nova Iguaçu (RJ), Contagem (MG), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE) e Belém (PA).

Somam-se ainda as Unidades Volantes de Treinamento e as diversas parcerias da Mercedes-Benz com o SEST/SENAT, o que inclui a cessão de caminhões para atividades práticas.

A Mercedes-Benz conta com um significativo quadro de instrutores para treinamento de motoristas nos frotistas. Recentemente, a Empresa mais que duplicou sua estrutura para esta finalidade. Com isso, busca atender à crescente demanda das empresas de transporte por maior especialização dos condutores de caminhões e ônibus, motivada pela presença de tecnologia, cada vez mais, avançada nos veículos.

Treinamentos asseguram muitos ganhos para o cliente

Visando a formação e a especialização dos motoristas de caminhões e ônibus, a área Global Training da Mercedes-Benz do Brasil oferece o curso Técnicas de Operação, que tem duração de 8 horas (módulo básico) ou 16 horas (avançado).

Esse treinamento proporciona ganhos concretos em aspectos vitais do uso do veículo. Em média, há uma melhora de 25% em termos de autonomia, ou seja, com esse conhecimento, o motorista passa a fazer mais quilômetros por litro. Há também uma média de melhora de 20% no tempo de percurso, o que significa entregas mais rápidas. E há ainda uma redução substancial, próxima de 50%, no número de troca de marchas, com o motorista fazendo menos esforço e o câmbio ganhando maior durabilidade.

Criado inicialmente para abordar a condução econômica, esse treinamento foi sendo aprimorado ao longo dos anos. Hoje, abrange também a maior durabilidade de agregados, como câmbio e embreagem, e especialmente a melhor utilização das informações fornecidas pelo veículo, como, por exemplo, pelo computador de bordo, disponível em alguns modelos de veículos.

O curso aborda também a preservação do meio ambiente, alertando os motoristas sobre a importância do seu desempenho na condução e manutenção de veículos para minimizar a emissão de poluentes.

Entre os materiais de apoio inclui-se um manual com recomendações sobre dirigibilidade ecológica. O objetivo é conscientizar os participantes para as boas práticas, com dicas a respeito de condução, aceleração, frenagem, combustíveis, sistema de injeção, emissões, regulagem do motor e do veículo, além de manutenções. Essa é mais uma demonstração do comprometimento da Mercedes-Benz do Brasil em ampliar a conscientização para a preservação do meio ambiente, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.

No rol de materiais criados especialmente para motoristas, a Mercedes-Benz também oferece a clientes e concessionários livretos sobre Condução Econômica e Manutenção de Freios de Carreta, bem como o Manual de Ergonomia e Ginástica Laboral, entre outros.

Preparação de monitores de treinamento

A Mercedes-Benz do Brasil também oferece aos frotistas o curso Formação de Monitores. Com duração de 5 dias, este treinamento aprofunda temas técnicos ligados a motor, câmbio, embreagem, eixos e transmissão, entre outros tópicos. Além disso, inclui um módulo sobre didática de treinamentos. Os participantes chegam a fazer apresentações filmadas, que são exibidas posteriormente aos alunos para avaliações quanto à postura e técnicas de treinamento.

Locais de treinamento em pontos estratégicos

O curso Técnica de Operação é aplicado nas instalações do cliente, seja por um instrutor da fábrica ou de um concessionário, ou ainda por um monitor do próprio frotista. Já o curso Formação de Monitores é aplicado pela Mercedes-Benz em seus Centros de Treinamento de Campinas, Porto Alegre e Recife. Este curso pode ser realizado em frotistas que tenham área de treinamento adequada e disponibilidade de veículos para esta finalidade.

Como pré-requisito para a formação de monitores, a Mercedes-Benz oferece o Curso Fundamental de Serviço, que é aplicado nos Centros de Treinamento Homologados.

Mercedes-Benz mantém forte parceria com o SEST/SENAT

Desde 2007, a Mercedes-Benz vem desenvolvendo importantes parcerias com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), garantindo mais capacitação para o trabalhador em transporte em seis estados brasileiros. Nas unidades de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná, os cursos de Condução Segura e Econômica e de Excelência Profissional para Motoristas de Cargas são ministrados em caminhões pesados Axor cedidos pela Empresa para esses treinamentos.

Do mesmo modo, os caminhões da marca são utilizados em aulas da Universidade do Caminhoneiro nas unidades de São Paulo, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ponta Grossa e Cariacica.

A Universidade do Caminhoneiro contribui para a melhoria do desempenho do motorista na condução do veículo, visando a excelência, economia de combustível, condução ecológica, diminuição de acidentes e maior durabilidade dos componentes do caminhão.

Além da formação e especialização de motoristas, o SEST/SENAT de Campinas desenvolve outro programa em conjunto com a Mercedes-Benz, voltado para a área de manutenção, com treinamentos para mecânicos de motor diesel. A unidade, por sua vez, é um centro homologado pela Empresa para essa finalidade, fruto de um trabalho de parceria com a área de Treinamento Técnico de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz.

Os treinamentos de manutenção atendem mecânicos da rede de concessionários de várias partes do Brasil, além de profissionais de frotistas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros. Estendem-se ainda às turmas de formação de Programas de Jovem Aprendiz, que visam oferecer oportunidades de primeiro emprego no mercado de trabalho no setor de transportes.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade