Publicidade

SAE BRASIL debate tendências e novas tecnologias para a metrologia no Rio de Janeiro. Perspectivas para esse mercado serão discutidas no Auditório de eventos da MAN Latin America no dia 6 de dezembro

Debater como que a metrologia contribui para a qualidade, inovação e competitividade das empresas que atuam no setor da mobilidade são alguns objetivos do 1º Simpósio SAE BRASIL de Metrologia. O encontro será realizado no dia 6 de dezembro, no Auditório de eventos da MAN Latin America (Rua Eng°. Alan da Costa Batista, 100 – Pedra Selada – Resende – RJ).

Organizado pela seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, o encontro também tem como objetivo analisar as tendências e fomentar inovações no mercado brasileiro visando à melhoria contínua da qualidade para os sistemas de medição na mobilidade.

De acordo com Rodrigo Lemos, chairman do simpósio, esse encontro será um marco para a comunidade da metrologia, pois é um espaço importante para que todos mostrem suas tecnologias e compartilhem seu know-how.

Para Lemos, as empresas da mobilidade não possuem oportunidades para discutir suas necessidades e buscar novas soluções e, por isso, cada uma aplica suas diretrizes. “Faltam fóruns de discussões para unir a cadeia automotiva e apresentar o que implantamos e administramos em nossas empresas”, explica.

Segundo o engenheiro, o público alvo desse encontro são as montadoras, empresas do ramo automotivo, laboratórios e fornecedores de equipamentos. “Esse simpósio será muito importante para que essa rede esteja atualizada e integrada com as tecnologias e boas práticas do mercado”, acrescenta Lemos.

Programação – A primeira edição do simpósio contará com palestrantes de renome no setor da metrologia. O evento terá inicio com Fábio Assumpção Ribeiro, diretor da Qualidade Assegurada da MAN Latin America, e com Leandro Siqueira, diretor da Regional Rio de Janeiro da SAE BRASIL, que farão a abertura do encontro.

O coordenador de acreditação de laboratórios do INMETRO, Aldoney Freire Costa Para falará sobre o tema “Acreditação de laboratório de calibração dimensional e materiais”. Logo após, o diretor do Centro de Metrologia Mecânica e Elétrica (CME) do IPT, Crhistian Raffaelo Baldo, apresentará o tema “Laboratório e Novas Tecnologias” sobre as novidades que estão presentes no mercado.

A mestre em Ciência dos Materias, Schirlei Cristina Androczevecz Silva, que atua há mais de 13 anos no desenvolvimento de produtos pré-pintados, fará palestra com o tema “Aço Pré – Pintado CSN para aplicação em tanques de combustíveis”. José Germano Buchaim, coordenador de metodologia Seis Sigma do IQA, falará sobre “Análise de sistemas de medição”.

O especialista em engenharia dimensional, Marcio Fernandes Leroi da EMBRAER participará do encontro falando sobre os “Desafios da correta interface da cotagem de GD&T pela engenharia e sua aplicação na metrologia GD&T em peças flexíveis”. O gerente de engenharia da Robtec, Vicente Marcelo Massaroti, discursará sobre o tema “Novas tendências em inspeção, digitalização óptica e engenharia reversa” e o responsável pelas Salas de Metrologia da Volkswagen Anchieta, Wagner Lacerda, apresentará, em conjunto com o chairman do encontro, o Case: “Meisterbock Caminhões e Automóveis”.

Além desses participantes também estarão presentes representantes do Socidade Brasileira de Metrologia, IFRJ-VR, Mitutoyo e demais empresas ligadas ao setor da mobilidade. “Esse encontro reúne pessoas de gabarito e, por isso, será ótima fonte de conhecimento para quem participar. Esperamos que seja de grande importância para o mercado e bem aproveitado pelos profissionais”, conclui Lemos.

“Pela sua qualidade de conteúdo e fidelidade aos objetivos, os eventos das Seções Regionais da SAE BRASIL vêm contribuindo para o avanço de ações na área da mobilidade brasileira. O foco de seus participantes e patrocinadores torna esses encontros ocasiões ideais para lançamento de produtos inovadores e ideias avançadas”, diz Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

Programação:
9h- Palestra de abertura com Fábio Assumpção Ribeiro, diretor de qualidade da MAN Latin America e Leandro Siqueira, diretor da Regional Rio de Janeiro da SAE BRASIL.
9h20 – Palestra – “Acreditação de laboratórios de calibração dimensional e materiais”, com Aldoney Freire Costa, coordenador de acreditação de laboratórios do INMETRO.
9h50 – Palestra – “Análise de sistemas de medição”, com José Germano Buchaim, coordenador de metodologia Seis Sigma do IQA.
10h20 – Apresentação do case: “Meisterbock caminhões e automóveis”, com Rodrigo Lemos, executivo responsável pelas áreas de peças compradas, laboratório de materiais e metrologia da MAN Latin América, e com Wagner D.V. Lacerda, responsável pelas salas de metrologia da Volkswagen Anchieta.
11h – Palestra – “Laboratório e novas tecnologias”, com Dr. Engº Mec. Christian Rafaelo Baldo do IPT.
11h30 – Palestra – “Aço pré-pintado CSN para aplicação em tanques de combustíveis”, com Schirlei Cristina Androczevecz Silva, da CSN.
13h30 – Mesa redonda: “capacitação profissional e certificação de pessoas como instrumentos para promover a competitividade industrial”, com João Antônio Pires Alves, pesquisador do Inmetro, Maurício Wandeck, engenheiro e consultor da GDT Engenharia, André Augusto Isnardi, coordenador do curso de Metrologia da IFRJ, Ricardo Gonzalez, da Mitutoyo e José Germano Buchaim, coordenador de metodologia Seis Sigma do IQA.
14h30 – Palestra – “A importância da implementação da NBR 17025 nos laboratório de ensaio e de calibração”, com João Carlos Guimarães Lerch, presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia.
15h30 – Palestra – “Novas tendências em inspeção, digitalização óptica e engenharia reversa”, com Dr.Eng.Vicente Marcello Massaroti, gerente de engenharia da Robtec.
15h45 – Palestra – “Desafios da correta interface da cotagem de GD&T pela engenharia e sua aplicação na metrologia / GD&T em peças flexíveis”, com Márcio Leroi, engenheiro de análise dimensional na da Embraer.
16h15 – Palestra – “Desafios operacionais e metrológicos da medição por coordenadas no ambiente de manufatura digital”, com Mauricio Wandeck, engenheiro e consultor da GDT Engenharia.
17h – Palestra de encerramento com Rodrigo Lemos, chairman do simpósio.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade