Publicidade

ATO Dynamics do Brasil – Desempenho Global do Setor Automotivo – Setembro 2012

A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente. A China ultrapassou a marca de 11 milhões de carros vendidos de janeiro a setembro de 2012 e com 1.390.169 unidades vendidas no mês, mantendo-se na primeira colocação no mercado automotivo. Porém, o gigante chinês apresentou queda de 1,3% nas vendas se comparado ao mesmo mês de 2011. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 12,8% de veículos vendidos em relação ao mesmo período do ano passado. O Japão voltou para a terceira posição no ranking mensal mesmo com queda de 3,4% se comparado a setembro de 2011. A Grã-Bretanha apareceu em quarto lugar nas vendas do mês, período em que geralmente ocorre renovação das licenças dos veículos. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

O Brasil caiu para a quinta posição no mês apresentando queda de 5,4% se comparado ao ano passado, seguido pela a Alemanha, na sexta colocação, também com queda nas vendas. Entretanto, as posições se invertem se considerarmos o resultado no acumulado do ano (conforme tabela abaixo). A Rússia ocupou a sétima posição com crescimento significativo de 10,7%, enquanto que o a Índia e a França, em oitavo e nono lugar, apresentaram resultados negativos de 9,8% e 17% se comparado a setembro de 2011, respectivamente. Na última posição, entre os 10 maiores mercados está o Canadá com aumento de 6,4% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Desempenho das marcas

A Volkswagen ultrapassou a Toyota e obteve a liderança em vendas do mês com crescimento de 7,4% se comparado ao ano passado. A Toyota ocupa agora o segundo lugar com pequena diferença no volume de vendas e com aumento de 3,8% em relação a 2011. A Ford ocupou a terceira posição com queda de 1,4%, enquanto que a Chevrolet, agora na quarta colocação obteve 0,5% de crescimento no mês se comparado a 2011. A Hyundai registrou um aumento de 2,2% de veículos vendidos no mês. As marcas que registraram as maiores quedas nas vendas do mês foram a Nissan e a Renault com 13,8% e 16,5%, respectivamente.

Os dados acima são fornecidos pela JATO News, empresa de consultoria da JATO Dynamics que fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visite www.jato.com/brazil.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade