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Iveco finaliza com sucesso ação inédita em parceria com a Makro Atacadista. Entre julho e setembro, os modelos Daily foram expostos em 10 lojas da empresa atacadista, localizadas em sete grandes cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

A Iveco finaliza inédita ação de marketing junto a micro, pequenas e médias empresas (MPEs) do Brasil. Como resultado de uma parceria com o Makro, durante 60 dias entre julho e o último mês de setembro, toda a linha do novo Iveco Daily esteve em exposição em 10 lojas da empresa atacadista, localizadas em sete grandes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Salvador.

“Apesar da capilaridade da Iveco ter crescido enormemente nos últimos anos, atingindo 109 pontos de atendimento no País, ainda eram necessárias ações mais cirúrgicas para ampliarmos a visibilidade junto a públicos específicos presentes no setor de distribuição. A ação com o Makro teve como principal objetivo expor a nossa marca ao público varejista, o que conseguimos atingir neste período”, afirma Marcelo Bouhid, gerente de Marketing da Iveco Latin America.

O público varejista faz parte de um importante grupo dentro da economia nacional. Segundo dados mais recentes do IBGE, as MPEs representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no País e constituem 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes no Brasil. A maior parte dos negócios estão localizados na região Sudeste (com quase 3 milhões de empresas) e o setor preferencial é o comércio, seguido de serviços, indústria e construção civil.

“Durante a ação, os clientes que se interessaram em comprar um Iveco Daily foram autônomos e proprietários de pequenas empresas, que fazem distribuição urbana e possuem como principal meio de renda o seu caminhão. Além disso, tivemos comerciantes dos segmentos de alimentação em geral e bebida, e também muitos restaurantes, pequenos supermercados, buffets e bares”, comenta Bouhid.

O balanço da exposição do Iveco Daily fechou em 91 unidades vendidas e o registro de 233 cadastros para compras futuras. As cidades de São Paulo e Campinas foram as que ofereceram os melhores desempenhos em resposta à iniciativa da Iveco, mostrando grande interesse principalmente pelo modelo Iveco Daily 35S14, que pode circular livremente dentro dos grandes centros urbanos, em horários de restrição aos caminhões de maior porte.

Os clientes Makro que compraram um Iveco Daily contaram com dois anos gratuitos de troca de óleo e filtros. A maioria das vendas foi financiada via CDC (Crédito Direto ao Consumidor), com a taxa especial do Iveco Capital (0% em 12 vezes com 30% de entrada).

Para 2013, Marcelo Bouhid adianta que a ação pode se repetir: “Temos uma expectativa de expandir essa exposição para outras praças, diferentes das que fizemos em 2012. Vamos avaliar juntamente com o Makro e outros potenciais parceiros que possam surgir”.


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