Publicidade

Volkswagen Tiguan R-Line chega às concessionárias com visual e conteúdo exclusivos. “Grife” R-Line está disponível em duas configurações no utilitário esportivo

A linha 2013 do Tiguan chega ao mercado brasileiro com grandes novidades. Mais do que passar a oferecer o visual e o conteúdo da “grife” R-Line, o utilitário esportivo premium da Volkswagen passa a ser o primeiro modelo da marca a ser comercializado no Brasil com duas opções R-Line.

O Tiguan R-Line, que já está chegando às concessionárias, é o terceiro modelo a contar com os itens R-Line de design, preparados pela Volkswagen R (divisão da marca especializada no desenvolvimento de modelos esportivos e exclusivos), a ser comercializado no Brasil. O Passat CC R-Line foi o pioneiro, em fevereiro de 2011, e o Touareg R-Line o segundo, em agosto de 2012.

O Tiguan R-Line chega ao Brasil cerca de um ano depois do lançamento do Novo Tiguan no País, quando o modelo passou a contar com o DNA mundial de design da marca. Totalmente reestilizado no Brasil em outubro de 2011, o Novo Tiguan trouxe um avançado pacote de sistemas tecnológicos e mecânicos que inclui inovações como o detector de fadiga, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave e o Park Assist II, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais.

O SUV é equipado com o eficiente motor 2.0 TSI, com potência de 200 cv e torque elevado desde as baixas rotações, transmissão automática de seis marchas (que permite trocas manuais por shift paddles junto ao volante) e tração 4MOTION.

Esportividade e elegância

O design R-Line criou uma nova dimensão de esportividade e elegância para os modelos fabricados pela Volkswagen. O conceito por trás desta marca é a criação de uma “grife” diferenciada, definindo uma nova família topo de linha para a gama de veículos importados. Entre os acabamentos e peças diferenciados utilizados nesse sentido, destacam-se novas rodas de liga-leve, para-choques diferenciados e um exclusivo volante esportivo.

Para desenvolver essas versões customizadas e esportivas para os veículos da marca, atendendo à crescente demanda do público por carros personalizados pela própria fábrica, o Grupo Volkswagen criou uma empresa especialmente dedicada a essa tarefa, a Volkswagen R.

Diante desse cenário, a Volkswagen R desenvolveu duas possibilidades para o Tiguan comercializado no Brasil: R-Line Exterior e R-Line Completo.

R-Line Exterior – Diferenciados, os para-choques são esculpidos na conformação R-Line e pintados na cor da carroceria. Sua aparência harmoniza com as saias laterais, também na cor da carroceria e o aerofólio exclusivo R-Line. Outras especificações do conteúdo do R-Line Externo incluem o difusor traseiro em preto texturizado, soleiras das portas de alumínio com logotipo R-Line – logotipo também presente na grade do radiador. Além disso, o R-Line Exterior inclui rodas de liga-leve Mallory com 18 polegadas e pneus 235/50 R18.

R-Line Completo – Além de todas as exclusividades da configuração R-Line Exterior, a segunda opção da “grife” R-Line para o Tiguan acrescenta ao SUV bancos dianteiros esportivos de couro “Vienna”, apoios de cabeça com logotipos R-Line e volante multifuncional com shift paddles, detalhes de alumínio e logotipo R-Line. Componentes interiores adicionais incluem forração de teto “Titan black” e cobertura dos pedais de aço inoxidável.

Design

O Tiguan R-Line adota o DNA de estilo da Volkswagen, com predominância de linhas horizontais bem definidas. Como no Touareg R-Line, sua grade é marcada por dois frisos cromados duplos, que fazem a ligação entre os dois grandes grupos óticos nas extremidades. Logo abaixo do para-choque frontal, os faróis de neblina, alojados nas aberturas de ventilação laterais, dão um toque de dinamismo adicional ao veículo. Os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade.

Uma das características de todos os novos modelos da Volkswagen são as lanternas traseiras com design marcante. No Tiguan R-Line, elas são bipartidas, com a parte interna incorporada à porta do compartimento de bagagem. Quando acesas, elas criam elementos visuais duplos, formando um “L”, que se integra às formas da carroceria. A borda inferior das novas lanternas segue uma linha horizontal, contribuindo para uma aparência ainda mais requintada da parte traseira do veículo. Faróis de xenônio são oferecidos como opcionais, acompanhados por lanternas dianteiras formadas por um conjunto de 14 LEDs.

Linhas fortes e limpas predominam também na lateral do utilitário, onde se destaca uma nova moldura na parte inferior. As molduras bem definidas das rodas, a linha das janelas, que sobe na direção da traseira e as superfícies das portas e ombros, e a coluna traseira com formato típico da marca acentuam o caráter Volkswagen do Novo Tiguan. De série, o SUV traz rodas de liga-leve com 17 polegadas, design Philadelphia, com pneus 235/55 R17.

Ergonomia

Um dos fatores primordiais do sucesso do Tiguan é o design versátil, sofisticado e ergonômico de seu habitáculo. Os assentos atendem ao gosto predominante dos proprietários de SUVs, que apreciam o posicionamento elevado dos bancos, tanto dianteiros como traseiros. O assento de trás, bipartido na razão 60:40, pode ter a posição ajustada longitudinalmente em até 16 centímetros e também permite regular a inclinação do encosto. A capacidade do compartimento de bagagens vai de 470 a 1.510 litros, dependendo do posicionamento do banco traseiro.

O Tiguan R-Line traz, de série, bancos com uma faixa central de couro Alcantara, estilo Milan, em preto, cinza ou bege. Opcionalmente, pode ter os bancos totalmente revestidos de couro, com os assentos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico do banco do motorista.

No Tiguan R-Line, a tela no conjunto de instrumentos é colorida, com dados exibidos na horizontal. O SUV traz de série CD Player com tela sensível ao toque (touchscreen), capacidade para seis CDs, Bluetooth, oito alto-falantes e entradas de áudio externo para SD Card e iPod. Opcionalmente, pode vir equipado com o conjunto de som com sistema de navegação integrado RNS315.

Motor e câmbio

O motor do Tiguan R-Line é o 2.0 TSI (turbo e injeção direta de gasolina), com potência de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Conjugado a um câmbio automático de seis marchas e comando Tiptronic, ele leva o modelo de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e alcança a velocidade máxima de 207 km/h.

A transmissão permite executar trocas manuais por meio de shift paddles localizados junto ao volante. O Tiguan R-Line é o único SUV de seu segmento no mercado nacional com acionamento eletrônico do freio de estacionamento e sistema auto-hold, que mantém o veículo parado em subidas ou descidas, após o motorista ter tirado o pé do pedal do freio, evitando recuo ou avanço nas arrancadas.

Tração 4MOTION

O sistema 4MOTION no Tiguan R-Line se adapta às condições de uso, distribuindo a força do motor para as quatro rodas do veículo de acordo com a situação momentânea. No uso normal, 90% do torque é dirigido para o eixo dianteiro, o que ajuda a economizar combustível.

Caso necessário, o eixo traseiro pode ser mais beneficiado. A distribuição de torque é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos, integrada ao diferencial traseiro, e pode variar de forma constante, controlada eletronicamente. O sistema também evita que as rodas dianteiras girem em falso nas arrancadas e nas acelerações, podendo transferir até 100% da força do motor para as rodas traseiras nessas circunstâncias.

Além de garantir maior tração em pisos molhados, com lama ou areia, o sistema 4MOTION proporciona maior segurança em caminhos sinuosos, proporcionando maior aderência ao piso em todas as circunstâncias.

Segurança ativa e passiva

O Tiguan R-Line é um dos veículos mais seguros do mundo. A segurança dos ocupantes é garantida por uma rígida célula que cerca o espaço dos passageiros e zonas de deformação para absorção de energia em caso de colisões.

O modelo traz seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina). Sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes. Para aumentar a segurança no transporte de crianças, o Tiguan R-Line tem sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.

Um importante adendo ao sistema de segurança é o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.

Tecnologia

Como todos os modelos da grife R-Line, o Tiguan R-Line traz de série uma extensa relação de equipamentos de alta tecnologia, visando tanto a segurança do motorista e passageiros como seu maior conforto ao viajar.

Entre esses itens estão o retrovisor interno com escurecimento automático, o acendimento dos faróis com sistema Coming & Leaving home, controle automático de velocidade e o freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold.

Também estão disponíveis no veículo computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e indicador da pressão dos pneus. Opcionalmente, o Tiguan pode vir equipado com o Park Assist II, sistema de estacionamento automático que, nessa segunda geração, também executa manobras para colocar o utilitário em vagas transversais. Outro opcional é o Kessy, que além de oferecer ignição do motor por meio de um botão, permite abrir e fechar as portas do veículo sem necessidade do uso da chave.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade