Publicidade

Mercedes-Benz fornecerá 2.600 ônibus para transporte de alunos na zona rural. OF 1519 R foi eleito o “Ônibus do Ano” no Prêmio AutoData 2012

Líder destacada do mercado de ônibus e tradicional fabricante de veículos escolares, a Mercedes-Benz irá fornecer 2.600 ônibus rural escolar OF 1519 R para o programa “Caminho da Escola”, ação do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE, órgão ligado ao Ministério da Educação. Essa expressiva venda é fruto de uma parceria com a encarroçadora Caio. Os veículos serão fornecidos ao longo de 2013.

“Além de atender a todos os requisitos do edital do FNDE, o OF 1519 R oferece itens exclusivos que ampliam ainda mais o nível de conforto e segurança, propiciando qualidade no transporte de alunos da zona rural, condição essencial dessa iniciativa de inclusão do governo federal”, diz Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

O notável volume de 2.600 ônibus amplia para mais de 4.700 veículos as vendas realizadas pela Mercedes-Benz para o governo federal desde o mês de agosto deste ano. Foram 1.567 caminhões Atego 1725 4×4 para o Exército Brasileiro, além de 110 unidades desse modelo Atego para a Marinha; 25 unidades do Atego 1726 4×4 para a Aeronáutica e 400 ambulâncias Sprinter para o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ministério da Saúde.

De acordo com Joachim Maier, o chassi OF 1519 R, lançado em 2012, foi totalmente criado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil. Desde o projeto, ele foi concebido para aplicação como Ônibus Rural Escolar (ORE), de acordo com as especificações do edital do FNDE. “Esse produto foi amplamente testado em vias fora de estrada, visando garantir robustez e resistência nas severas condições das vias não pavimentadas, com a qualidade e a confiabilidade típicas dos produtos da marca”.

Além de atender ao programa federal “Caminho da Escola”, esse novo chassi Mercedes-Benz é indicado para aplicação em ações similares de governos estaduais e municipais.

OF 1519 R é o “Ônibus do Ano” no Prêmio AutoData

O chassi OF 1519 R acaba de conquistar um importante reconhecimento do mercado. Ele foi eleito o “Ônibus do Ano” do Prêmio AutaData 2012, anunciado no último dia 22 de novembro, em São Paulo.

Essa premiação é realizada anualmente desde 2000. O corpo editorial do grupo AutoData selecionou, este ano, 160 cases para concorrerem em 21 categorias. A escolha dos vencedores foi feita, em setembro e outubro, por votação de leitores da revista e da agência de notícias e também por participantes do Seminário “Perspectivas 2013″.

OF 1519 R oferece alto padrão de conforto no transporte rural escolar

Entre vários requisitos, o edital do FNDE exige um motor que atenda à legislação de emissões PROCONVE P-7 e características específicas para uso em vias não pavimentadas, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçaria) e bloqueio de diferencial no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).

Esse veículo Mercedes-Benz conta com a avançada tecnologia BlueTec 5 e com motores mais econômicos e ecológicos. Ele vem equipado com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, o que assegura mais estabilidade ao veículo e, consequentemente, mais segurança e conforto para os alunos.

O eixo traseiro HL-4 reforçado garante a robustez e resistência para enfrentar o trabalho pesado da zona rural. As lonas de freio mais largas propiciam maior eficiência de frenagem. Já o freio-motor auxiliar Top Brake amplia a potência de frenagem e propicia menor consumo de combustível e menor desgaste dos componentes do sistema de freios e dos pneus.

O OF 1519 R é oferecido ao mercado em duas versões: entreeixos de 4,8 metros para ônibus convencional de 9,4 metros de comprimento com 48 assentos para alunos (ORE 2) e entreeixos de 6 metros para ônibus convencional de 11 metros com 59 assentos para alunos (ORE 3). As duas versões atuam na mesma aplicação, ficando a cargo de cada prefeitura definir o modelo de acordo com sua demanda e condições de operação.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade