Iveco expõe veículos focados em distribuição urbana na FEMETRAN 2013. O destaque na exposição é o Iveco Daily, o comercial leve da marca que mais vendeu em 2012 e recebeu o reconhecimento do setor de transporte pelo seu desempenho comercial

A Iveco levará seus modelos Daily, Vertis HD, Tector e Stralis com condições especiais de compra – e preço promocional para o Tector Attack – à edição 2013 da Femetran, a Feira de Transporte e Logística do Ceagesp, o maior entreposto de alimentos da América Latina. O evento acontece começa hoje e segue até o dia 24 de maio no próprio Ceagesp, localizado na Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1.946, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). Em destaque, o modelo Daily 35S14, versão de entrada com 3,5 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) e disponível nas configurações chassi-cabine e cabine dupla. Comprovando sua condição de referência de empresa full liner no mercado de veículos comerciais, a Iveco também colocará em exposição modelos das gamas Vertis HD, Tector e Stralis voltados ao setor de distribuição – além de realizar a distribuição de brindes para o público presente.

A Femetran é realizada em um dos entrepostos de maior movimentação do continente sul-americano. Com mais de 4.000 empresas instaladas, o Ceagesp é responsável pela comercialização de 60% dos hortifrutícolas da região metropolitana de São Paulo, o que corresponde a mais de 250.000 toneladas por mês. Mais de 10.000 toneladas de frutas, verduras, legumes, pescados e flores são vendidos por dia, vindos de 1.5000 municípios brasileiros e 18 países. E para dar vazão a todos estes itens, o local recebe mais de 10.000 caminhões por dia.

Para este universo, são necessários veículos comerciais de todos os portes, do comercial leve ao extrapesado. E a Iveco tem um modelo de referência no segmento de entrada: “Em 2012, somente no Estado de São Paulo, vendemos mais de 4.000 unidades do nosso Daily. A Região Sudeste ocupa os três primeiros lugares do nosso ranking e, juntos, os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram responsáveis por cerca de 5.300 unidades comercializadas”, aponta Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco.

Em 09 de abril deste ano, o Daily recebeu o Prêmio Lótus 2013 por ter sido a marca do ano na categoria Semileves (a premiação é realizada há 20 anos pela Editora Frota, e é uma das mais tradicionais do setor de transporte). Para escolher seus homenageados, a Editora Frota se baseia em números de emplacamentos registrados pelo Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

“Uma das razões pelo bom desempenho do Daily é que ele começa na faixa das 3,5 toneladas, e também tem opções nas categorias de 4,5, 5,5 e 7 toneladas. O modelo 35S14 funciona perfeitamente como VUC (Veículo Urbano de Carga) e é capaz de circular dentro de zonas de restrição nos grandes centros urbanos a qualquer hora do dia, o que facilita as operações dos clientes que trabalham no varejo e dependem de uma distribuição eficaz”, comenta Alcides.

O Daily 35S14 recebeu uma reformulação completa com a chegada da Geração Ecoline em 2012. Ágil, econômico e prático, o veículo tem uma plataforma de carga baixa em relação ao solo (a altura é de 715 mm), o que facilita as operações de carga e descarga. Disponível em duas versões (chassi-cabine e cabine dupla), o Daily também chama atenção pelo seu interior confortável, elegante e ergonômico, pois o câmbio é acoplado ao painel, próximo ao volante. O motor do 35S14 é o FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (que dispensa o uso do agente Arla 32), e 147 cavalos de potência e 350 Nm de torque. A transmissão é ZF, e tem tecnologia mecânica com 6 marchas. O atual conjunto motor-transmissão é até 9% mais econômico que a geração anterior.

Durante a Femetran 2013, o Daily 35S14 terá condições especiais de venda, como a possibilidade de financiamento por meio do Cartão BNDES, o instrumento de crédito aos investimentos das micro, pequenas e médias empresas gerenciado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Portfólio completo

Para completar o “cardápio” de veículos disponíveis da Iveco para as empresas que atuam no Ceagesp, serão expostos o médio Vertis HD de 9 toneladas, o semipesado Tector Attack e o extrapesado Stralis.

O Iveco Vertis HD 90V18 é o caminhão médio lançado no início deste ano com motorização Euro 5 de 177 cavalos de potência. Na Femetran, o veículo é vendido com dois anos de garantia e há uma condição especial em caso de troca com um usado. O engenho está mais potente em relação à versão Euro 3, pois seu torque aumentou em 7,6%. A alta disponibilidade de torque em baixas rotações gera maior prazer em dirigir, evitando constantes trocas de marcha e contribuindo também para um uso econômico de diesel. Na adaptação para a tecnologia Euro V, o motor NEF 4 da FPT Industrial ganhou redução de até 5,5% no consumo de combustível em relação à versão Euro III. Seu chassi possui estrutura reforçada e diferenciada, diretamente inspirada no semipesado Iveco Tector. Além de forte, o Vertis é versátil, e possui bitolas conforme padrão de mercado, possibilitando qualquer tipo de implemento – uma característica importante para o público frequentador da Femetran, que pode optar por baús de alumínio e refrigerados, às tradicionais carrocerias de carga seca. Sua capacidade de carga chega a 6,1 toneladas.

O Iveco Tector também vem se destacando desde o lançamento da Geração Ecoline, feito em maio de 2012. Em novembro do ano passado, o modelo conquistou o Prêmio AutoData, um dos maiores reconhecimentos do setor automotivo no Brasil, na categoria Veículo Caminhão. Para a Femetran, a versão escolhida para exposição é a Attack, a opção para clientes que priorizam o menor preço de aquisição. Na Femetran, este caminhão poderá ser adquirido com dois anos de garantia e por um preço promocional: R$ 149.900,00. O Attack é disponível nas configurações 170E22 4×2 de 16 toneladas, e 240E22 6×2 de 23 toneladas, em seis versões (sempre com teto baixo, o cliente pode optar por entre-eixos de 3.690 mm com cabine curta, ou 4.815 mm com cabine curta ou leito). Para ambos, a transmissão é a manual Eaton de 6 marchas, e o motor é o FPT NEF 6 de 218 cavalos de potência e 680 Nm de torque. O tanque de alumínio (“objeto de desejo” dos motoristas) é de série. O para-choque é preto, sem pintura. E as diferenças com outros modelos Tector ficam mais evidentes no interior do veículo: o Attack tem painel simples, forrações menos sofisticadas e suspensão de cabine mista: molas atrás, coxins na frente. De série, há o volante regulável em altura e a escotilha de teto. Na versão cabine curta dos modelos Attack (4×2 e 6×2), o banco do passageiro é de dois lugares, para acomodar as equipes urbanas compostas normalmente por motorista e dois ajudantes. A lista de opcionais dos modelos Attack também é mais simples: banco pneumático lado motorista, ar-condicionado, vidros verdes mais tanque duplo.

Único no segmento extrapesado com 4 anos de garantia, o caminhão rodoviário Iveco Stralis é a opção disponível para aplicações de transporte de longa distância. A Geração Ecoline do Stralis possui novos motores de 9 e 13 litros com cinco versões (330, 360, 400, 440 e 480 cavalos de potência) que colocam o modelo em todos os segmentos pesados e extrapesados. A partir do motor de 400 cavalos, a transmissão automatizada é de série – assim como o freio motor mais potente da categoria de 415 cavalos. A caixa de câmbio é da ZF, e o modelo 16AS2630 TO, de 16 velocidades, tem acionamento por teclas (D, N, R) no painel, localizadas à direita dos instrumentos, incluindo a tecla ECO da condução econômica. O modelo é 7,5% mais econômico em consumo de combustível em relação à geração anterior, e seus custos de manutenção são até 5% menores que a concorrência em três anos de uso.



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