Publicidade

FPT industrial apresenta Cursor 13 de 560cv para novo Iveco Hi-Way. Novo motor é o mais potente do portfólio FPT industrial já produzido pela empresa na América do Sul

A FPT Industrial lança o novo motor Cursor 13 com 560cv, um dos mais potentes do portfólio da empresa para aplicações veiculares, destinado a equipar o novo Iveco Hi-Way, lançado neste mês no Brasil. O novo motor reúne o que há de mais moderno no mundo, tanto para oferecer melhor desempenho como para garantir menores emissões de poluentes e baixo consumo de combustível.

O novo Cursor 13 de 560cv com aftercooler e seis cilindros em linha atinge torque máximo de 2.500Nm a partir de 1.000 rpm graças à adoção do turbo VGT (Variable Geometry Turbochargers – Turbina de Geometria Variável), que permite aumentar a massa de ar na admissão em uma faixa bem mais ampla de rotação e carga.

Dessa forma, o turbo oferece maior eficiência ao motor em todas as condições de operação, melhoria na dirigibilidade e no desempenho mesmo com PBT (Peso Bruto Total) elevado. Além disso, o novo turbo tem controle de rotações pela central eletrônica, é refrigerado a água e seu rotor é feito em alumínio forjado, o que proporciona maior resistência e durabilidade.

“Uma das grandes vantagens do Cursor 13, tanto na versão de 560cv como nas versões de menores potências, é a hélice do ventilador que funciona por acoplamento eletromagnético. A hélice só entra em funcionamento quando é necessário, o que colabora para a redução de consumo de combustível” – explica o Diretor de Engenharia de Produtos da FPT Industrial, Helton Lage.

Outro destaque dos motores Cursor 13 é o green filter, mais ecológico e de menor custo de manutenção, que pede a troca apenas do cartucho a cada 80 mil km, e não de todo o filtro. Além disso, os motores Cursor 13 oferecem sistema de pós-tratamento para manter a economia de combustível com maior respeito ao meio ambiente, graças à tecnologia patenteada da FPT de controle do avanço, na qual é alcançada uma alta eficiência de conversão do NOx. “O sistema SCR Only é a evidência da liderança tecnológica e compromisso da FPT Industrial em satisfazer as necessidades de um mercado que demanda cada vez mais”, explica Lage.

Desenvolvido a partir do aprimoramento dos motores da linha Iveco Ecoline, o novo motor Cursor 13 de 560 cv conta com injetores de combustíveis mais rápidos, maior pressão de injeção e calibração otimizada. Além de ser testado em dinamômetro, o motor passou por mais de 500 mil quilômetros de testes em estradas de todo o País.

“O caminhão Iveco Hi-Way foi premiado como o International Truck of The Year no Salão de Veículos Comerciais (IAA) de Hannover em 2012 e, na ocasião, o júri destacou a contribuição do motor FPT Industrial Cursor 13 para a redução do consumo de combustível e menores níveis de emissão de poluentes, o que comprova a qualidade de nossos produtos e forte posicionamento no mercado”, destaca o Gerente de Vendas da FPT Industrial, Maurício Neto.

Em resumo, o novo Cursor 13 Euro V de 560cv oferece alta performance com uma curva de torque plana, característica ideal para as condições das estradas latino americanas. Tudo isso com consumo de combustível reduzido e baixo nível de emissões de poluentes.

Ficha Técnica

Cilindrada: 12,9l

Diâmetro x Curso 135mm x 150mm

Taxa de Compressão: 16,5 : 1

Potência máx.: 560cv @ 1.900rpm

Torque máx.: 2500Nm @ 1.000-1.600rpm

Emissões: Euro V


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade