Publicidade

Grupo Fiat implanta sistema integrado para processamento da folha de pagamento em todas as regiões do País

Como o Grupo Fiat, um dos principais conglomerados industriais do país, faz da tecnologia sua grande aliada para gerenciar estrategicamente uma equipe que já se aproxima de 50 mil pessoas? Para administrar a folha de pagamento de todos os colaboradores em todas as regiões do País, o grupo acaba de adquirir o módulo de administração de pessoal da Senior – uma das maiores desenvolvedoras de software para gestão empresarial do Brasil. A implantação, iniciada em maio, está prevista para terminar em março de 2015.

Cliente da Senior desde 1999, além das ferramentas para gerenciamento de relações trabalhistas (folha, ponto, jurídico e benefícios), o Grupo Fiat utiliza a plataforma da Senior também para a gestão estratégica do RH, integrando rotinas e processos de recrutamento e seleção, treinamento e capacitação, cargos e salários, orçamento de pessoal, medicina ocupacional e segurança do trabalho. “Esta aqui­sição representa 40% do valor total do investimento que estamos fazendo em tecnologia para o RH. Trata­-se de uma transformação, não uma simples troca de sistema”, afirma o CIO da Fiat Services, Julio Alfredo Ribeiro, um dos responsáveis pelo projeto que inclui ainda processos, infraestrutura e treinamento de pes­soal.

O executivo explica que toda a governança de TI e de processos de administração de pessoal está concen­trada na Fiat Services, o Centro de Serviços Com­partilhados administrativo e finan­ceiro do Grupo, sediada em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). “Nosso RH é descentralizado; cada empresa do Grupo tem a sua gestão de pessoas, com suas políticas e seus objetivos. O que é comum é o sistema, que é flexível e atende às particularida­des de cada empresa, mas numa visão corporativa”, explica Ribeiro. Visão esta que está diretamente li­gada à matriz na Itália, de onde vêm as diretrizes administrativas, embora as particulari­dades sejam tratadas localmente.

Para gerenciar uma operação de tal magnitude e manter-se entre os grupos empresariais mais ino­vadores do mundo, obtendo sucesso num país de dimensões continentais, é preciso uma solução ro­busta que possibilite tratar estrategicamente os melhores talentos que o negócio exige. “Temos com a Senior uma relação de confiança e de valor agregado, percebemos uma preocupação no atendimento de nossas demandas”, conta Ribeiro.

Sobre o Grupo Fiat

Do desenvolvimento de motores à fabricação de máquinas agrícolas, passando por manutenção industrial e setor financeiro, a atuação do Grupo Fiat já soma 16 empresas no Brasil – seu maior mercado fora da matriz, na Itália. No ano passado, o Grupo Fiat comercializou 845 mil veículos no mercado brasileiro e o seu market share foi de 23,6%.

senior.com.br


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade