Publicidade

Ford apresenta o novo motor Duratec Direct , primeiro flex com injeção direta

A Ford surpreendeu ao apresentar um novo motor com injeção direta de combustível para funcionar tanto com etanol como com gasolina. O Duratec Direct é o primeiro do mundo a usar essa tecnologia, além de outras inovações nesse segmento de veículos. A apresentação ocorreu hoje em São Paulo, junto com a primeira exibição do Novo Focus Sedan, modelo que chega em breve ao País. Este será mais um dos lançamentos globais da marca, que já lançou nos últimos meses os novos EcoSport, Fusion, Ranger e New Fiesta no Brasil.

“O Duratec 2.0 Direct Flex do Novo Focus é o primeiro motor do mundo com essa tecnologia, desenvolvida especialmente para o Brasil. É mais um exemplo do pioneirismo da Ford em motores para oferecer o melhor em performance e economia de combustível”, afirmou Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford, na abertura do evento para a imprensa.

Injeção direta flex

A injeção direta de combustível flex do motor Duratec Direct 2.0, que equipa o Novo Focus Sedan, otimiza o rendimento do motor para o aproveitamento máximo de energia, com eficiência e economia. Desenvolvido pela engenharia brasileira, esse sistema permite um gerenciamento eletrônico apurado da dosagem de combustível no motor. Outra inovação é o sistema de ignição, que garante uma partida rápida em qualquer condição, sem a necessidade de recursos adicionais.

O funcionamento dessa tecnologia é uma verdadeira obra de arte de engenharia. O combustível abastecido no tanque é conduzido por bombas (elétrica e mecânica de alta pressão) até as flautas onde estão os bicos injetores. O duplo comando independente e variável de válvulas controla o fluxo da injeção em alta pressão dentro do cilindro, que opera com uma taxa de compressão de 12:1.

O combustível é borrifado diretamente na câmara de combustão. Com o auxílio de sensores inteligentes, ele é queimado no ponto, na quantidade e no momento ideal para extrair o máximo de energia e transformá-la em trabalho, que se traduz em torque e potência para o veículo. Junto com a ação do catalisador, esse processo garante também um nível reduzido de emissões.

Os materiais e revestimentos especiais utilizados em todo o sistema de alimentação e combustão, incluindo bomba, tubos e válvulas, protegem os componentes contra a ação de oxidação gerada pelo etanol. Essa eficiência é resultado de um trabalho minucioso de engenharia e calibração para a adequação do motor aos dois tipos de combustíveis presentes no tanque.

Novo Focus Sedan

O Novo Focus Sedan 2014 com motor 2.0 Direct Flex é o primeiro veículo no Brasil a trazer esse exclusivo sistema de injeção direta de etanol e gasolina. É mais uma inovação da Ford para oferecer performance e tecnologia de ponta para o consumidor brasileiro.

As tendências da linguagem global Kinetic da Ford estão presentes no design arrojado da carroceria e da cabine do Novo Focus Sedan, combinando esportividade, elegância e funcionalidade. É um carro com presença dominante e de personalidade.

O design dianteiro é imponente. A lateral tem um perfil único e a traseira denota um sedã elegante e harmônico. O design interior do Novo Focus Sedan dá atenção excepcional aos detalhes para criar um ambiente elegante, moderno e sofisticado.

O Novo Focus Sedan 2014 também traz avanços na transmissão, conectividade, segurança, conforto e equipamentos. Entre outras características tem suspensão traseira independente, um dos itens que diferenciam a linha na categoria.

Entre alguns de seus equipamentos inteligentes e inéditos na categoria, o Novo Focus Sedan oferece sistema de estacionamento automático, além da conectividade SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz para celular, entretenimento, navegação e climatização. Vem com telas configuráveis MyFord Touch.

No item segurança, o Novo Focus Sedan tem seis airbags, controle de estabilidade e tração e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Os faróis Bi-Xenon com lavadores embutidos são outro avanço que revela o cuidado com os aspectos de visibilidade e segurança do veículo.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade