Voith Turbo participa da VIII INTRANS. Empresa apresentará soluções para veículos destinados ao transporte público, como o sistema de transmissão automática Diwa.5

A Voith, por meio da divisão Voith Turbo – líder mundial em soluções para transmissão de potência –, estará presente na VIII INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Organizado pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, o evento vai apresentar as mais recentes soluções e tecnologias em matéria de equipamentos, produtos, técnicas e serviços dirigidos ao transporte público e ao trânsito.

No espaço Voith, o destaque será a transmissão Diwa.5, sistema exclusivo que combina transmissão automática com transmissão continuamente variável (CVT). A empresa também vai levar para a INTRANS suas linhas de Retarders e Compressores de Ar para aplicação em ônibus urbanos e rodoviários.

Para desenvolver a transmissão Diwa 5, a Voith buscou combinar, em uma só solução, as vantagens dos principais sistemas disponíveis no mercado. Da transmissão automática convencional, a empresa aproveitou a robustez dos sistemas planetários e de trocas de marchas sequenciais, que permite adequar o trem de força às necessidades operacionais.

Já da transmissão continuamente variável (CVT) foi aproveitada a tecnologia que garante ao veículo um arranque sem trocas efetivas de marchas, sem trancos e mantendo elevada eficiência energética.

“Isso permite melhores resultados tanto na operação urbana convencional, na qual o ciclo de arranques e paradas é bastante severo, quanto nas operações de corredores expressos, em que a velocidade média é mais elevada“, explica Rogério Pires, gerente executivo da divisão automotiva da Voith Turbo.

A divisão automotiva da Voith Turbo também oferece uma linha completa de Retarders. Esses equipamentos garantem frenagem praticamente sem desgaste e com total operacionalidade mesmo em longas descidas, o que aumenta não só a segurança e o conforto, mas também o desempenho, proporcionando economia aos operadores de transporte. E, como o retarder tem seu próprio sistema de abastecimento de óleo, o meio operacional pode ser utilizado até a faixa máxima de temperatura.

Os retarders são instalados na transmissão por meio da caixa de rolamento, de forma que a lubrificação ocorre pela própria transmissão, resultando em redução significativa nos custos operacionais – as lonas de freio, por exemplo, duram até oito vezes mais – e maior durabilidade do veículo.

Completando o leque de produtos que a Voith apresentará na INTRANS está a linha de Compressores de Ar com exclusivo sistema de compressão em dois estágios, cujas principais características são: baixa temperatura de trabalho (não gera carbonização) e elevada eficiência energética (redução do consumo de combustível). Estes compressores permitem maior durabilidade de todo sistema de ar, aumentando a disponibilidade dos veículos e possibilidade de funcionamento com níveis de pressão mais elevados, superiores a 15 bar.

Sobre a Divisão Automotiva da Voith Turbo

Entre os mercados nos quais é líder, a Voith Turbo se destaca na área de mobilidade por seus sistemas de transmissão automática e retarders para ônibus, caminhões e veículos especiais.

Atualmente, mais de 200 mil ônibus urbanos ao redor do mundo operam equipados com transmissões automáticas da Voith. Além disso, mais de 500 mil caminhões e ônibus rodam com a segurança oferecida pelos retarders fabricados pela companhia. Apenas em São Paulo, 2 mil ônibus municipais rodam com transmissão automática da Voith.



Leia Também:
Anterior:

Próxima: