Publicidade

Feriados prolongados trazem cuidados necessários aos pneus. Revisão é fundamental para evitar problemas durante as viagens

Para um feriado tranquilo e sem eventuais problemas é sempre necessário realizar uma revisão preventiva nos pneus. Principal elo entre o veículo e o solo, o pneu exerce influência direta em todo o comportamento dinâmico e suas boas condições favorecem a segurança dos passageiros.

José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, explica que a revisão não deve ficar restrita à calibragem feita nos postos de serviços. Ele recomenda que o motorista esteja também sempre atento aos desgastes e balanceamento dos pneus, as condições do estepe e ao alinhamento do veículo.

Segundo Quadrelli, o proprietário precisa fazer uma checagem semanal da pressão dos pneus e respeitar a calibragem indicada pelo fabricante do veículo. “A pressão errada nos pneus pode acarretar vários danos ao automóvel, desde o desgaste prematuro até a deformação do componente”, diz.

Sobre o desgaste do pneu, o executivo lembra que em muitos casos ele pode estar “careca”, embora os sulcos ainda sejam visíveis. “A profundidade mínima dos sulcos foi definida por órgãos reguladores internacionais e estabelece um padrão mínimo para que o pneu possa escoar a água quando roda em piso molhado. Caso o motorista não possua um medidor de profundidade de sulco, ele pode observar esta especificação por meio de pequenos ressaltos presentes na base dos sulcos, o TWI” (Indicador de desgaste).

É importante não se esquecer de verificar as condições do estepe (é essencial mantê-lo pronto para uso imediato) e realizar o balanceamento e alinhamento, que evitam o desgaste irregular dos pneus e garantem a estabilidade do veículo.

Pensando no conforto e bem-estar do motorista, a Bridgestone oferece os mais diversos serviços de revisão e manutenção por meio das lojas de fábrica CarClub Firestone e da rede de serviços BTS (Bandag Truck Service).

Com quatro unidades em São Paulo (bairros da Saúde, Lapa, Brooklin Novo e na cidade de Santo André), o CarClub Firestone atende os carros de passeio e caminhonetes oferecendo balanceamento, alinhamento, suspensão, injeção eletrônica, baterias, troca de óleo, limpeza de ar condicionado, sistema de freios, reparos elétricos, refrigeração e mecânica leve. Todas as oficinas estão equipadas com serviço online de agendamento e de acompanhamento via webcam e contam com internet wi-fi grátis, espaço kids, sistema leva-e-traz, rampa de alinhamento 3D e balanceadora digital.

Já as oficinas da rede BTS, integram a maior rede de serviços voltada para caminhões e ônibus do Brasil. No total, são 139 unidades onde o transportador encontra uma oficina estruturada com suporte para linhas de pneus, freios, suspensão, lubrificação, parte elétrica, além de conveniência e acessórios. Os BTS oferecem atendimento e serviços padronizados, mão-de-obra qualificada e autopeças dos principais fabricantes do segmento.

A rede de revendedores de pneus Bridgestone e Firestone possui mais de 560 pontos de venda espalhados em todo o país, prontos para atenderem as mais diversificadas demandas de seus clientes e realizar todas as manutenções preventivas e necessárias para evitar problemas durante as viagens.

Saiba mais em www.bridgestone.com.br


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade