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SAE BRASIL discute as inovações na Dinâmica Veicular em Sorocaba, (SP). Encontro é voltado aos profissionais de toda a cadeia da engenharia da mobilidade ligados à Dinâmica Veicular

Discutir as inovações que a indústria da mobilidade desenvolve e promover as novas tecnologias na área são os objetivos do Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular, que será realizado dia 19 de março, no Parque Tecnológico de Sorocaba, SP (avenida Itavuvu, 11.777, Sorocaba).

Promovido pelas Seções Regionais São Carlos/Piracicaba e Campinas da SAE BRASIL, o simpósio reunirá representantes de montadoras, sistemistas, autopeças e universidades, além de referências na área de Dinâmica Veicular do Brasil e do exterior. “Vamos debater quais as necessidades dos usuários e fabricantes de veículos e discutir tecnologicamente os avanços no mercado”, afirma João Franco, chairman do encontro.

O Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular 2014 é dedicado aos engenheiros, executivos e pesquisadores ligados à mobilidade e que atuam diretamente no desenvolvimento de veículos com ênfase no desempenho, segurança e conforto, no segmento de veículos comerciais, competições, duas rodas, defesa e ferroviário.

O simpósio tem como objetivo agrupar num mesmo local a comunidade científica e os fabricantes de automóveis e autopeças. “Isso ajuda na discussão de tendências, nas evoluções do setor e atualização sobre como cada um pode contribuir para o avanço tecnológico”, diz Franco. “Queremos compartilhar com toda a comunidade da Engenharia os conhecimentos e oportunidades que o mercado desenvolve visando o crescimento da indústria nacional”, completa o executivo.

Conteúdo – Segundo Franco, o destaque da edição são as inovações e pesquisas sobre segurança e economia, impulsionadas pelo Inovar-Auto. “Teremos um painel para debater os impactos da aplicação do sistema ABS em veículos desde 2 rodas a comerciais, uma discussão destacando a complexidade da interação homem-máquina, com enfoque no fator humano na segurança veicular – human in the loop, e como novidade, o simpósio trará temas sobre o modal ferroviário, em painel específico”, comenta.

Além disso, o evento contará com uma apresentação internacional, comparando os desafios em Dinâmica Veicular dos veículos para o mercado local em comparação com trabalhos similares em países desenvolvidos e um painel falando sobre Motorsport.

Franco afirma que a indústria nacional está se preparando tecnologicamente para absorver as demandas que virão com o Inovar-Auto. “Já somos um relevante mercado consumidor e produtor, a indústria automotiva local ambiciona se tornar também exportadora e, para que possamos ser competitivos, é muito importante desenvolver e incorporar novas tecnologias em toda cadeia produtiva.”

Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL, afirma que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. “Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro.

Programação

8h45 – Abertura – João Franco, chairman do encontro.

9h – PAINEL – Dinâmica Longitudinal e Frenagem – os novos desafios do ABS
Palestra: FREIOS ABS PARA MOTOCICLETAS, com Alfredo Guedes, supervisor de Relações Públicas da Honda South America.
Palestra: FREIOS ABS PARA VEÍCULOS COMERCIAIS, com Silvia Faria Lombriller, supervisora de Trucks Air Brakes na Ford.
Palestra: A EVOLUÇÃO DO ABS PARA O ESP, com Leimar Mafort, engenheiro de produto e aplicação da Bosch.

11h05 – Palestra Técnica – HUMAN IN THE LOOP – CONCEITOS E NOVAS TENDÊNCIAS, com Cláudio Fernandes, gerente de produto, arquitetura de suspensão da PSA.

11h45 – Conferência – SPECIFIC CHALLENGES FOR BRAZILIAN MARKET VEHICLE DYNAMICS DEVELOPMENT COMPARED TO DEVELOPED COUNTRIES, com Barry Walkup, vehicle performance manager da GM South America.

13h45 – PAINEL: Dinâmica Veicular – Modal Ferroviária
Palestra: SIMULADOR DE DINÂMICA FERROVIÁRIA PARA TREINAMENTO, ANÁLISE DE ENGENHARIA E OTIMIZAÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, com Thiago Ragozo Contim, professor assistente da FATEC de Sorocaba e Daniel Uehara, pesquisador da Universidade de São Paulo.
Palestra: MODELAGEM E ANÁLISE DE VAGÃO FERROVIÁRIO DE CARGA EM SISTEMAS MULTICORPOS, com Denílson Grando, supervisor de modelagem e simulação dinâmica de sistemas da Multicorpos.

15h – Painel e talk show: MOTORSPORT

17h – Encerrament


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