Publicidade

Usuários do transporte escolar devem ficar atentos às condições do tacógrafo. Para atestar condições do veículo e segurança dos estudantes, equipamento deve ser checado sempre que o serviço for contratado ou renovado

A escolha do transporte escolar requer cuidados que vão além dos custos. Com a volta do feriado de Carnaval, quando muitos pais ainda procuram pelo serviço para garantir ida e volta dos filhos com pontualidade e, principalmente, segurança. Antes de contratar o serviço, é necessário verificar se o veículo tem autorização para realizar o transporte de crianças e adolescentes e se o Certificado de Verificação do Tacógrafo está em dia, comprovando que o aparelho foi vistoriado pelas autoridades municipais de trânsito e pelo Inmetro.

A legislação brasileira obriga a instalação de tacógrafos nos veículos escolares, sejam públicos ou particulares, nos veículo de carga com PBT (peso total bruto) acima de 4.536 kg e nos de passageiros, em geral, com mais de 10 lugares. A não utilização ou o aparelho operando de forma ineficiente caracterizam infração grave, sendo passível de multa (R$ 127,69) e cinco pontos na CNH, além de recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual (CLA). A vistoria do tacógrafo de veículos escolares deve ser realizada pela autoridade municipal de onde o veículo opera.

A função do tacógrafo é registrar as velocidades desenvolvidas, tempos de parada, distâncias percorridas e freadas bruscas, entre outras informações sobre o percurso. No caso dos veículos escolares, os dados gravados no equipamento ficam à disposição das autoridades municipais, que devem vistoriar o veículo a cada seis meses.

As informações são armazenadas de forma contínua em um disco diagrama, que deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias, conforme o modelo do equipamento. Uma das principais qualidades do equipamento é que os dados registrados não podem ser adulterados. Em caso de acidentes, o disco diagrama é aceito legalmente como prova, pois oferece dados essenciais para a perícia/investigação.

Condições de funcionamento
Os tacógrafos são avaliados e certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), e devem ser verificados a cada dois anos para receberem o Certificado de Verificação do Tacógrafo, documento expedido pelo órgão, comprovando que o aparelho está em perfeitas condições. Em caso de dúvidas, basta consultar o site do Inmetro (www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo).

Sobre o Grupo Continental
Com faturamento previsto de € 33, 3 bilhões em 2013, o Grupo Continental é um dos líderes mundiais no fornecimento de componentes para a indústria automobilística. Seu portfólio oferece sistemas e componentes de freios, motores e chassis, instrumentação, soluções de infotainment, eletrônica, pneus e elastômeros técnicos que contribuem para maior segurança no trânsito e respeito ao meio ambiente. O Grupo conta globalmente com mais de 177.000 colaboradores, em 46 países.

Presença local
No Brasil, o quadro do Grupo Continental é composto por aproximadamente 6.350 colaboradores, que atuam em doze unidades localizadas em pontos estratégicos do País: Barueri (SP), Camaçari (BA), Gravataí (RS), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Paulínia (SP), Ponta Grossa (PR), Resende (RJ), Salto (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Várzea Paulista (SP).

Com ampla produção local, destacam-se componentes automotivos de borracha (correias, coxins, peças de vedação para freios e circuitos de direção hidráulica e ar-condicionado), atuadores, cockpits, corpos de borboleta, dispositivos antifurto (rastreadores), instrumentos, módulos de ABS, módulos de alimentação de combustível, módulos eletrônicos de conforto, módulos de gerenciamento de motor, pneus de veículos leves e comerciais, rádios automotivos, sensores, sistemas de freios e softwares de gerenciamento de frotas.

A Continental está focada na elevada qualidade dos seus produtos e nas questões ambientais. A empresa atende a todos os padrões internacionais de qualidade e meio ambiente. Prova disso é que a empresa conta com importantes certificados, como a ISO/TS 16.949 e a ISO 14001. O Grupo também possui premiações que comprovam a satisfação de seus clientes. Entre os destaques estão os prêmios GM Merit Awards, Ford Supply Awards, Renault Supplier Quality Award, Toyota, GM e Volkswagen Supply Awards 2011, além dos General Motors Supplier of The Year 2012 e Toyota Quality Excellence Performance Award 2012.

VDO
A VDO é uma das marcas do Grupo Continental. Sua tradição e qualidade reconhecidas no mercado são reflexo de seu extenso portfólio para atender às principais demandas dos mercados de Reposição e Frota, tanto para veículos de passeio como para veículos comerciais e agrícolas.

O portfólio da marca VDO para Frota conta com tacógrafos digitais, fitas e discos diagrama. Com produtos e serviços focados em Gerenciamento de Frotas e Telemática, a empresa está preparada para atender às demandas de transporte, logística e frotistas, propiciando, assim, oportunidade de negócios bem-sucedidos.

A marca VDO oferece uma ampla gama de soluções inovadoras e orientadas para o futuro, desde transferência de dados até gerenciamento de frotas de alta complexidade, atendendo às necessidades atuais e do futuro.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade