Publicidade

MAN Latin America inicia temporada da Truck em Caruaru, onde venceu 5 das 7 últimas provas. Temporada 2014 da Fórmula Truck começa neste domingo e equipe oficial da MAN Latin America segue com cinco caminhões

A temporada 2014 da Fórmula Truck começa neste domingo, em Caruaru, onde uma equipe em especial tem retrospecto recorde de vitórias: a MAN Latin America. Nas últimas sete edições da prova, foram cinco vitórias e cinco poles, com destaque para as quatro de Felipe Giaffone (2007-2008-2009-2011), que lhe rendeu o apelido de “rei de Caruaru”.

Assim como no ano passado, o time manterá a estratégia “dual brand” e terá nas pistas o modelo MAN TGX, que estreou em 2013 na Truck e já venceu duas corridas, com Giaffone, e o consagrado Volkswagen Constellation, com os pilotos André Marques, Adalberto Jardim, Débora Rodrigues e Leandro Totti. Os cinco caminhões usam o motor MAN D26 de 12 litros, que também fez sua estreia na categoria no ano passado.

Em 2013, a etapa do agreste pernambucano foi a terceira do ano, e marcou justamente a primeira pole position deste novo propulsor na Truck, conquistada por Leandro Totti, campeão da categoria em 2012. “Foi um momento especial para todo time, corando o trabalho fantástico que o time de engenharia da MAN Latin America fez em nossos caminhões. Começamos do zero e em poucos meses já tínhamos um conjunto capaz de fazer a pole em um campeonato tão competitivo como a Truck”, diz Totti.

A primeira vitória do MAN TGX foi outro destaque do ano, como lembra Giaffone, que venceu a sexta etapa, em Cascavel, e também foi o vitorioso em Curitiba. “Para um primeiro ano, tivemos resultados excelentes e terminamos o ano também com pódios importantes, como o segundo lugar em Córdoba na Argentina e também em Guaporé. Para este ano, teremos novidades no regulamento e é difícil fazer previsões antes da primeira etapa, mas estou confiante de que poderemos andar bem em Caruaru”, diz Giaffone.

O chefe da equipe MAN Latin America, Renato Martins, destaca a principal mudança nas regras em 2014. “Tivemos uma pré-temporada de trabalho intenso, sobretudo para adequar os caminhões ao novo regulamento, sem o catalisador e com restritor. Essa é uma mudança que, combinada ao rigor na fiscalização da emissão de fumaça, vai ajudar a categoria a ter um espetáculo ainda melhor”, acredita Renato.

André Marques, piloto que subiu no pódio na corrida de Caruaru de 2012, terminando em segundo, também está animado para prova: “A pista pernambucana é bastante seletiva e exige um caminhão rápido no miolo e também com boa velocidade em reta. Estou confiante, sem dúvidas, e espero começar a temporada com o pé direito”, disse o piloto paulista.

Adalberto Jardim também está confiante para a corrida de Caruaru. “Será interessante ver como todos os pilotos e equipes vão se adaptar ao novo regulamento. A maioria testou em pistas separadas e esta será a primeira vez que todos caminhões estarão juntos”, afirma.

A fanática torcida pernambucana é um dos destaques desta etapa de abertura, como explica Débora Rodrigues, a mais assediada pelos fãs na Fórmula Truck. “A torcida de Caruaru é sempre uma das mais empolgantes da temporada. Queremos proporcionar um grande show e quem sabe já começando o ano subindo no pódio”, diz Débora.

Os primeiros treinos livres da primeira etapa da temporada 2014 da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira, às 11h. O classificatório será no sábado e a corrida no domingo, às 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade