Publicidade

Etapa em Caruaru marca estreias para Muffato e Mascarello. Pilotos da DF Racing Fans correm pela primeira vez no autódromo pernambucano. Para Muffato, uma situação inédita em 20 anos de carreira

Apesar de dois dos nomes mais experientes do automobilismo nacional, David Muffato e Raijan Mascarello estarão em situação de estreantes no próximo fim de semana. A dupla da equipe DF Racing Fans, comandada por Djalma Fogaça, correrá pela primeira vez em Caruaru (PE), na prova válida pela abertura da temporada 2014 na Fórmula Truck.

Para o paranaense David Muffato, a situação é inédita nos últimos 20 anos de sua carreira. Além de correr pela primeira vez no circuito pernambucano, ele fará aquela que considera sua estreia oficial na categoria. Filho do também piloto Pedro Muffato, David já participou de dois finais de semana dos caminhões substituindo seu pai. Mas em nenhuma das duas oportunidades, chegou a largar na corrida.

“A última vez que eu estive nessa posição de estrear na pista e na categoria ao mesmo tempo foi em 1994, quando disputei minha primeira prova no Campeonato Brasileiro de Marcas, e era em Tarumã (RS), onde eu nunca tinha pilotado”, recorda o piloto, campeão da Stock Car e com passagens pelas principais categorias nacionais.

Muffato reitera, porém, que a situação lhe traz conforto para iniciar sua jornada definitiva pela Fórmula Truck. “Não conhecer, nem a pista, nem o caminhão da DF Racing Fans, é ótimo por quê não levo nenhuma pressão pessoal. A sexta-feira será um dia realmente de me adaptar ao equipamento, sem me preocupar com tempos de volta. Quero fazer essa adaptação com a maior tranquilidade possível para, no sábado, sim, brigar por uma posição competitiva no grid”, comenta. “Vou com os pés no chão. A categoria é formada por pilotos com muita experiência nos caminhões. Minha meta é largar na primeira metade do grid. Acima disso, o que vier é lucro”, completou.

A bordo do caminhão #71 da DF Racing Fans, o mato-grossense Raijan Mascarello vive uma estreia parcial. Ele ingressou no time na etapa seguinte à prova de Caruaru na temporada 2013. Por isso, apesar de já contar com sete provas de Fórmula Truck no currículo, o piloto de Sapezal corre pela primeira vez na cidade pernambucana, com planos mais ambiciosos.

“A temporada 2013 foi de aprendizado, mas agora não posso me considerar mais um novato da categoria. Claro que em toda corrida você aprende algo a mais, mas, neste ano, tenho que mostrar resultado. E isso significa pontuar e, pontuar bem, de preferência brigando entre os primeiros”, disse o piloto, que se mostrou animado com as novidades implantadas pela DF Racing Fans em seu caminhão. “Conseguimos aliviar bastante peso da cabine. Isso, sem dúvida, vai representar uma melhora de desempenho por quê vamos ganhar em retomadas, em consumo de pneus, tudo. Estou com ótimas expectativas para essa temporada”, finalizou o piloto.

Os treinos para a primeira etapa do ano na Fórmula Truck começam na sexta-feira e a corrida que abre os campeonatos brasileiro e sul-americano da categoria, será no domingo. Entre as novidades para 2014, está a extinção dos catalisadores dos trucks. Uma medida que, embora diminua a potência em um primeiro momento, vai representar mais durabilidade e competitividade durante as provas.

Confira abaixo a programação do fim de semana:

Sexta-feira – 14 de março
11h às 12h – Treino livre 1
14h às 15h – Treino livre 2

Sábado – 15 de março
8h30min às 9h15min – Treino livre 3
10h15min às 11h – Treino livre 4
13h – Treino classificatório
14h45min – Top Qualifying

Domingo – 16 de março
9h às 9h30min – Warm up
13h15 – Largada – 1ª etapa de 2014


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade