Publicidade

Santa Cruz do Sul e Buenos Aires voltam a receber a Fórmula Truck em 2014. Circuito gaúcho receberá categoria pela terceira vez. Capital argentina volta ao calendário como etapa final do Sul-Americano

A Fórmula Truck anunciou nesta terça-feira (19) o calendário definitivo de corridas para a temporada de 2014. A sexta das dez etapas do Campeonato Brasileiro, marcada para 17 de agosto e até então prevista para uma das pistas do Rio Grande do Sul, acontecerá em Santa Cruz do Sul. A sétima, confirmada para 14 de setembro na Argentina, levará a categoria de volta a Buenos Aires no evento que vai marcar o término do Campeonato Sul-Americano.

Santa Cruz do Sul recebeu a Truck duas vezes. Em 2009 o domínio foi de Roberval Andrade, que largou da pole e venceu. Em 2011, Beto Monteiro foi pole e Felipe Giaffone chegou à vitória. Em Buenos Aires, a primeira edição da corrida, em 2009, teve Andrade largando da pole e Giaffone como vencedor. Andrade repetiu a pole em 2010 e Geraldo Piquet venceu. A corrida de 2011, também vencida por Piquet, teve Valmir Benavides em primeiro no grid.

Quando definiu o Rio Grande do Sul como sede da sexta corrida do ano a direção da Fórmula Truck tinha como outra opção o Autódromo Internacional de Tarumã, na cidade de Viamão, que acolheu a categoria no ano passado na primeira etapa dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano. Assim, o público do estado terá a visita da categoria duas vezes – a oitava e antepenúltima etapa, no dia 12 de outubro, acontecerá em Guaporé, na Serra Gaúcha.

Neusa esteve na Argentina em janeiro acompanhada da vice-presidente da Fórmula Truck, Danielle Navarro Félix, analisando as possibilidades para a sexta edição da etapa argentina. A outra opção considerada era o Autódromo de Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero, reinaugurado em 2013 e que vai acolher, ao longo da temporada de 2014, corridas de séries internacionais de expressão, casos do FIA WTCC e do MotoGP.

A corrida de setembro em Buenos Aires, além de contar pontos pelo Campeonato Brasileiro, será a última etapa do Campeonato Sul-Americano da Fórmula Truck – as provas em Caruaru (PE), disputada no último domingo (16), São Paulo (SP), marcada para 18 de maio, e Cascavel (PR), em 20 de julho, também vão integrar a competição continental. Será a quarta apresentação da Truck em Buenos Aires, onde houve etapas de 2009 a 2011.

“Fizemos três anos de eventos em Buenos Aires em parceria com a Top Race V6, com corridas dos dois campeonatos, e o público de lá gostou demais da Fórmula Truck. Por isso, confirmo com muita alegria que neste ano a nossa etapa argentina vai acontecer em Buenos Aires”, comentou Neusa. “Nós vamos trabalhar muito para realizar um grande evento na Argentina. Será um grande desafio, e tenho certeza que será um grande sucesso”.

O anúncio feito por Neusa Navarro confirma a F-Truck na Argentina pelo sexto ano seguido. Além dos eventos conjuntos com a Top Race V6 de 2009 a 2011, a categoria teve etapas em 2012 e 2013 em Alta Gracia, na província de Córdoba – a primeira delas registrou pole e vitória de Felipe Giaffone; na do ano passado, Paulo Salustiano conquistou o primeiro lugar no grid e a vitória foi de Beto Monteiro, que assim confirmou o título sul-americano.

A temporada atual, aberta no domingo em Caruaru, com pole-position e vitória do paranaense Leandro Totti, piloto de um dos caminhões Volkswagen-MAN da RM Competições. Totti lidera os dois campeonatos da Fórmula Truck, que terá seu segundo evento do ano no dia 13 de abril em Pinhais (PR), no Autódromo Internacional de Curitiba. Colocando em disputa o GP Crystal, a corrida será válida como segunda etapa do Campeonato Brasileiro.

CALENDÁRIO DA FÓRMULA TRUCK PARA 2014
16 de março – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Caruaru (PE)
13 de abril – Autódromo Internacional de Curitiba/Pinhais (PR)
18 de maio – Autódromo José Carlos Pace/São Paulo (SP)
8 de junho – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Goiânia (GO)
20 de julho – Autódromo Zilmar Beux/Cascavel (PR)
17 de agosto – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira/Santa Cruz do Sul (RS)
14 de setembro – Autódromo Internacional Juan y Oscar Gálvez/Buenos Aires (ARG)
12 de outubro – Autódromo Internacional Dr. Nelson Barro/Guaporé (RS)
2 de novembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Londrina (PR)
7 de dezembro – Autódromo Internacional Nelson Piquet/Brasília (DF)


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade