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Novo compactador de asfalto DD38HF complementa linha rodoviária da Volvo

A gama de produtos Volvo voltados para a construção rodoviária está ainda mais completa com o lançamento do compactador de asfalto DD38HF. “Estamos trazendo mais tecnologia para o setor de construção rodoviária”, diz Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

“O compactador DD38HF de duplo tandem é uma máquina que sempre obtém um desempenho uniforme e preciso”, declara Babliton Cardoso, gerente de equipamentos rodoviários da Volvo CE LA. Com peso operacional de 3.800 kg, o DD38HF pode ser utilizado em projetos de compactação menores para aumentar a rentabilidade sem comprometer a qualidade.

A máquina da Volvo tem uma alta frequência de vibração, de 70 Hz, o que lhe permite compactar em velocidades mais elevadas, aumentando a produtividade e a rentabilidade da operação. Graças à grande capacidade do reservatório de armazenamento de água e ao controle de vazão, o equipamento possui uma autonomia maior que a dos outros compactadores do mercado.

“Isto não apenas evita que o asfalto adira ao cilindro, como economiza água e reduz o tempo de máquina parada durante o abastecimento”, afirma André Puquevicz, engenheiro de vendas para equipamentos de construção rodoviária da Volvo CE LA. Os bicos de água podem ser removidos com muita rapidez, sem a necessidade de ferramentas, aumentando o tempo de máquina disponível.

Compactação mais uniforme

Puquevicz lembra que os cilindros usinados especialmente para que sejam perfeitamente cilíndricos proporcionam um acabamento de compactação mais uniforme. “Cada borda é chanfrada para evitar marcas na camada compactada”, destaca.

A máquina possui ainda um sistema automático de ativação da vibração, que evita a vibração com o equipamento parado, o que provocaria danos à camada de asfalto. Outra vantagem é que os cilindros dianteiro e traseiro têm limpadores feitos com uretano para uma maior eficácia na limpeza e menor manutenção. O compactador DD38HF tem também rolamentos livres de manutenção no sistema vibratório.. Eles são lubrificados com graxa a base de lítio para suportar temperaturas e velocidades de rotação mais altas.

Compactador pneumático PT220 é a máquina ideal para a conclusão das obras rodoviárias

O compactador pneumático Volvo PT220 de 24 toneladas de peso operacional é a máquina ideal para a conclusão das etapas de construção de pavimentos flexíveis. “Este equipamento complementa nosso portfólio de equipamentos para construção rodoviária, aumentando as soluções para as necessidades dos clientes em todas as etapas deste tipo de obras”, diz Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

“O PT220 tem uma série de vantagens: proporciona grande visibilidade para o operador, alta produtividade na operação e pode ser utilizado tanto em obras rodoviárias como em trabalhos urbanos”, afirma Massami Murakami, diretor de marketing da Volvo CE. “É uma máquina muito versátil, pois pode ser usada em diferentes tipos de solos, desde os granulares até os argilosos”, complementa André Puquevicz, engenheiro de vendas para equipamentos de construção rodoviária da Volvo CE LA.

Líder mundial em tecnologia, a Volvo traz um compactador com um motor consagrado: o Volvo D5, de cinco litros, oferece baixo consumo de combustível, nível de ruído reduzido e uma grande confiabilidade para o melhor desempenho possível. Com 99kw/135cv de potência, proporciona uma ampla reserva de potência para trabalhos em superfícies íngremes ou em altitudes.

Alto desempenho

“É o equipamento de oito rodas que oferece um acabamento suave”, destaca Babliton Cardoso, gerente de equipamentos rodoviários da Volvo CE LA. Projetado para aplicações em rodovias, o PT 220 interage perfeitamente com a compactação dos rolos tandem proporcionando uma constância no processo de compactação. O executivo lembra que a máquina garante alto desempenho. A suspensão isostática dos pneus dianteiros mantém o contato uniforme com o material sendo compactado. As irregularidades no material são minimizadas e as junções longitudinais do asfalto são confiavelmente ligadas, obtendo uma excelente vedação da superfície.

“Outra característica importante do compactador pneumático Volvo é a sobreposição dos pneus para uma cobertura completa”, ressalta Boris Sanchez, gerente de engenharia de vendas da Volvo CE LA. Os caminhos cobertos pelos pneus dianteiros e traseiros são alinhados de modo a obter uma sobreposição de 50 milímetros, para se conseguir uma cobertura completa da superfície. Os oito pneus de banda de rodagem larga garantem o perfeito efeito de amassamento para obter uma densidade uniforme ao mesmo tempo em que geram uma superfície lisa para deslocamento.

Sem solavancos

O compactador Volvo possui tração hidrostática, o que proporciona mudanças de direção sem sobressaltos entre movimentos para frente e à ré, sem abrasão da superfície do material. Os motores hidráulicos são montados diretamente sobre o rodado traseiro, e são acionados por uma bomba hidráulica de deslocamento variável. A direção hidráulica garante precisão para maximizar a cobertura uniforme da superfície pelos pneus.


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