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Bosch mostra soluções em equipamentos de diagnose e ferramentas especiais na Automec 2014. Lançamento: ferramentas automotivas especiais OTC

A Bosch apresenta soluções em equipamentos de diagnose, softwares e ferramentas especiais para o mercado de reposição na Automec Pesados & Comerciais, que será realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 1 a 5 de abril. Entre os destaques estão:

Ferramentas Especiais Automotivas
Uma das grandes novidades da feira será a apresentação das ferramentas e equipamentos automotivos da OTC, marca que pertence ao grupo Bosch. Entre os destaques estão o testador de vela aquecedora diesel, o d etector de vazamentos, o boroscópio digital automotivo, o testador de pressão de combustível, entre outros produtos.

As ferramentas OTC são conhecidas especialmente no mercado norte-americano, no qual a empresa atua desde 1925. Com amplo portfólio que contempla ferramentas manuais e equipamentos automotivos, divididos nos segmentos mecânico, eletrônico e hidráulico, a marca chega ao Brasil para trazer soluções inovadoras ao mercado.

Linha EPS
Uma das novidades em equipamentos de diagnose é a bancada de testes EPS 625, que permite às oficinas testar e regular bombas injetoras em linha e bombas rotativas de forma eficiente, possibilitando imprimir relatórios de testes e gravar os dados de testes realizados. Disponível em duas versões: EPS 625 – HMI (Interface humana de comunicação) e EPS 625 c/ PC, a bancada é fabricada em uma plataforma mundial, e chega ao mercado brasileiro a um preço competitivo, oferecendo ótima relação custo-benefício.
< BR>EPS 100 – O equipamento para teste de bico injetor apresenta diversos usos entre teste e ajuste da pressão de abertura do bico injetor, análise do jato de injeção em relação à forma e atomização (forma do jato da injeção), verificação de estanqueidade nos bicos injetores, além da verificação das
propriedades de ronco em porta-injetores de dois estágios.

EPS 738 – Esse exaustor é usado em combinação com os equipamentos de teste de bico injetor EPS 100, pois retira o vapor de óleo que é gerado durante a atividade e reduz, ao mínimo, os danos ambientais e riscos à saúde ao operador.

EPS 200 – o processo de realização de teste automático de injetores diesel no EPS 200 permite determinar, em um tempo mínimo (aproximadamente 8 minutos por injetor, além do set up da máquina), se o componente testado pode continuar a ser utilizado ou se deve ser substituído, economizando tempo no diagnóstico.

De maneira eletrônica e automática o EPS 200 permite efe tuar a medição do fluxo de marcha lenta, do fluxo de retorno e do fluxo de plena carga em injetores diesel common rail de veículos utilitários e pesados.

O equipamento é compacto, permitindo melhor aproveitamento do espaço na oficina. É de fácil manuseio, com tela touch screen e interface intuitiva. Com base de dados integrada, é possível armazenar valores de testes e dados do cliente.

EPS 708 – Projetada especificamente para injetores de common-rail e bombas de injeção common-rail, a EPS 708 vem preparada para atender a demanda de pressões de injeção em motores Diesel cada vez maior.

Soluções completas com a família KTS
A empresa levará também para a feira soluções completas com a família KTS de scanners de diagnose automotivos, que oferecem precisão, rapidez e variedade de funções, com cobertura de veículos nacionaise importados:

KTS 200 – é um scanner compacto e que pesa menos de um quilo. Além disso, é fácil de manusear e po ssui teclas de operação para destros e canhotos, possibilitando a operação com apenas uma das mãos.

O KTS 200 é capaz de diagnosticar todos os sistemas gerenciados pela Unidade Eletrônica de Comando (ECU) dos veículos. Ele não necessita de um computador para funcionar, pois todas as opções de testes e leituras são exibidas na própria tela do equipamento, que possui visor de LCD colorido de 3,5 polegadas.

Além de auxiliar o mecânico na diagnose de falhas, esse scanner da Bosch pode auxiliar também na realização de outras tarefas em veículos que possuam sensores destes sistemas ou itens conectados à unidade de comando. Entre elas estão: troca de óleo, troca de pneus, serviços de freio, exame da suspensão, instalações de acessórios como trava elétrica e sistemas de navegação.

O KTS 200 é indicado para todo tipo de oficina mecânica, já que possui cobertura de um software de diagnóstico desenvolvido mundialmente, que atende veículos do ciclo Otto e die sel, nacionais e importados.

KTS 340 – é um dos mais completos scanners de teste do mercado, pois além de fornecer todas as informações e tecnologias de medição (multímetro digital de dois canais) necessárias para diagnóstico da unidade de comando, o equipamento conta com manuais para identificação de falhas, reparos e manutenção preventiva. O KTS 340 também possui uma ampla cobertura para o diagnóstico de falhas do motor e outros sistemas, como ABS, airbag, câmbio, central eletrônica, painel etc.

Todas estas funções integradas e disponíveis no KTS 340 têm o objetivo de garantir alto desempenho, precisão e economia de tempo no momento do reparo. Totalmente touch screen, portátil e de fácil manuseio, o scanner de diagnóstico conta com tecnologia de ponta para auxiliar o mecânico no reparo do veículo.

Outro diferencial do KTS 340 é o diagnóstico de ECU com instruções para detecção de falhas. Após a “leitura da memória de falha”, o software as socia os códigos de defeito às instruções de reparo do componente. Já a localização de defeitos é realizada pelo sistema de detecção de falhas (SIS), que mostra ao mecânico o caminho para um reparo bem sucedido, além de trazer informações adicionais sobre diagramas de conexões hidráulicas, pneumáticas e elétricas.

Além desses diferenciais, o software ESI[tronic] com o módulo CAS[Plus] orienta o mecânico em todos os passos de teste e fornece informações e diagnósticos necessários para o reparo. Os dados fornecidos pelo diagnóstico são comparados aos valores especificados pelo fabricante do veículo, auxiliando em uma reparação precisa.

KTS 570 – com este scanner, o computador da oficina se torna uma estação de testes para um versátil e rápido diagnóstico veicular com o ESI[tronic]. O equipamento possui sistema de comunicação wireless, função multímetro de 2 canais e osciloscópio.

O osciloscópio de alta resolução com dois canais realiza medições com plexas dos modernos componentes de sistemas veiculares, sendo ideal para testes de sensores da injeção eletrônica, como por exemplo, demonstração simultânea das duas sondas Lambda em uma única tela. O scanner atende aos seguintes protocolos de diagnóstico: código de falhas, linha K/L, Norma ISO, Norma SAE e Rede CAN (OBD).

KTS 540 – ideal para oficinas que necessitam de diagnóstico de unidades de comando. O aparelho permite o diagnóstico por meio de um PC ou laptop comopado com função multímetro para medição de tensão, resistência e corrente e atende aos seguintes protocolos de diagnóstico: código de falhas, linha K/L, Norma ISO, Norma SAE e Rede CAN (OBD).

DCU 130 – Tablet totalmente compatível com os módulos KTS e com o analisador de motores FSA 500. Seu monitor possui tela touch sreen de 13.3 pelegadas, Bluetooth integrado, câmera digital e conexão USB. De fácil manuseio, possui alça integrada na parte de trás do dispositivo para faciltar o transporte. P ossui proteção contra poeira e água, perfeito para uso em ambientes de oficina. Duas baterias de íon lithuim acompanham o equipamento.

Maleta de cabos adaptadores – A Maleta de Cabos Adaptadores ETT 208 reúne os diferentes tipos de conexões úteis para testes e adaptações em medições de sensores, atuadores e tomadas do veículo, incluindo conexões do ABS. A versatilidade e a segurança nas conexões são importantes para o perfeito diagnóstico dos sistemas de injeção eletrônica.

Analisador de motores
FSA 500 – é indicado para testes avançados de componentes elétricos e eletrônicos. Graças à sua estrutura modular, as oficinas conseguem configurar o sistema de diagnóstico para atender seus requisitos individuais e integrar quaisquer sistemas de diagnóstico Bosch existente.

O módulo de medição FSA 500 está equipado com funções de teste de motor, um osciloscópio universal com um modo de 2 canais e 4 canais, um escopo de ignição e um multímetro de 2 canais. Portanto, ele atende todos os requisitos padrão dos testes elétricos e eletrônicos dos sistemas de barramento de veículos, tais como o barramento CAN. O FSA 500 também apresenta um gerador de sinal para simulação dos sinais de sensor bem como uma faixa abrangente de testes de componentes pré-configurados.

Ar condicionado
ACS 650 – é uma linha de equipamentos de teste para manutenção e reparo do sistema de ar-condicionado do veículo. Totalmente automatizada, a linha ACS executa atividades como: limpeza do sistema de ar-condicionado (flushing), aspiração e reciclagem do gás refrigerante, retirada do óleo usado, fase de vácuo com posterior comprovação de estanqueidade, carga de óleo novo e de contraste UV, assim como a carga precisa de gás refrigerante.

A ACS 650 possui ainda a função de autodiagnóstico, que identifica problemas no funcionamento do sistema, interrompendo automaticamente o processo de teste e informando ao operador sobre a f alha apresentada evitando, dessa forma, danos ao produto.

A precisão e confiabilidade é outro diferencial da linha ACS. Anteriormente, o aplicador precisava fazer a leitura e a injeção do óleo no sistema de ar-condicionado manualmente. Na ACS 650 isso é feito automaticamente, o que se traduz em mais exatidão, melhor performance do sistema e economia.

Testador de baterias
O testador de baterias portátil BAT 131 realiza o procedimento de teste sem carga e com resultados de medição rápidos, precisos e confiáveis em baterias de 6V e 12V, de chumbo ácido, gel e AGM. Todos os testes são feitos por condutância, o que significa que não é preciso descarregar a bateria para obter o resultado. Isso torna a avaliação mais segurança, já que não oferece danos à unidade de comando eletrônica do veículo, além de ser muito mais precisa, com o apontamento da porcentagem de carga disponível.

O equipamento ainda faz a leitura das condições do alternador e do m otor de partida, proporcionando ao reparador uma análise universal o que proporciona com maior segurança no caso de possível troca de algum componente.

Outra facilidade é a impressora integrada, que permite que os testes sejam impressos e facilmente interpretados. Além disso, o BAT 131 mantém o histórico do registro de serviços para o acompanhamento dos clientes.

Com corpo robusto e bordas emborrachadas – que garantem maior resistência e durabilidade -, o equipamento conta ainda com um cabo de 3 metros para que o reparador efetue o teste dentro do veículo sem precisar sair para ajustar os conectores na bateria. O equipamento já está disponível para a venda em todo o mercado nacional.

Como opcional o BAT 131, a Bosch oferece uma pinça amperimétrica que mede a corrente de partida de 0 a 700 A. Esse acessório garante uma leitura da carga da bateria com um detalhamento ainda maior.

Linha Undercar
A Bosch disponibiliza ao mercado de repo sição equipamentos com sistemas de medição eletrônicos e computadorizados, que fazem do alinhamento, balanceamento e montagem de rodas, operações simples, limpas, rápidas e altamente precisas:

Alinhador de direção por imagem FWA 4510 – Projetado para veículos de passeio, caminhonetes e utilitários leves, o novo alinhador de direção por imagem, em formato de torre, é ideal para lojas especializadas em pneus e oficinas mecânicas solucionarem os serviços de desgaste, folga na direção e outros problemas causados pelo desalinhamento das rodas. O equipamento pode realizar medições em diferentes tipos de veículos e em diversas condições de instalações físicas, mesmo que irregulares como rampas e valas. Dispensa cabos de comunicação, sensores, baterias ou carregadores. Com ótima relação custo-benefício, os reparadores ainda poderão contar com o financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para a aquisição desse equipamento.

O balanceador WBE 4100 tem acionamento motorizado e automático, com sistema de medição computadorizado de alta precisão, para veículos de passeio, utilitários leves e motocicletas (neste último caso os acessórios são opcionais). Possui programas como o de balanceamento estático e dinâmico para rodas com aro de ferro e liga leve; programa simplificado, de fácil operação, para autocalibração e autodiagnóstico; programa de otimização que permite reduzir a quantidade de peso a ser acrescentado nas rodas, entre outros.

Já o desmontador de pneus TCE4220 semi-automático, possui braço basculante e coluna fixa, especialmente projetada para lojas que requerem otimização de espaço. Conta com posicionamento manual e travamento da ferramenta de montagem, que se retrai automaticamente para evitar atritos entre aro e ferramenta, quatro garras com fixação pneumática interna e externa, prato descolador com acionamento pneumático, duplo sentido de rotação e protetores para rodas de liga leve.


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