Publicidade

Novo Mercedes-Benz S 63 L AMG: versão esportiva do sedã topo de linha da marca chega ao Brasil. S 63 L AMG é o sedã de luxo mais potente do mundo com 585 cv

A Mercedes-Benz traz para o mercado brasileiro o sedã esportivo S 63 L AMG, considerado o automóvel mais potente do segmento de luxo em todo o mundo. Voltado para clientes extremamente exigentes, que além de conforto e segurança desejam um comportamento dinâmico superior, o sedã desenvolvido pela AMG estabelece novos parâmetros em termos de dinâmica de condução, construção com baixo peso e eficiência energética. O modelo será comercializado no país na versão com carroceria longa.

O desempenho superior do S 63 L AMG é garantido pelo motor AMG V8 biturbo com 430 kW (585 cv) e 900 Nm de torque – o membro mais potente da família de motores BlueDIRECT.

O novo S 63 L AMG vem com o sistema de tração integral AMG 4MATIC com funcionamento voltado à performance. Ele não apenas melhora a tração do automóvel, traz uma nova dimensão ao comportamento dinâmico em seu segmento. O design e equipamentos do modelo atendem aos mais altos padrões em termos de atratividade, com alta classe, qualidade e perfeição.

A aplicação da estratégia AMG Lightweight Performance reduziu o peso do S 63 L AMG em cerca de 100 quilos, em comparação com o modelo anterior. Esta economia de peso foi obtida principalmente graças ao uso das rodas AMG de liga forjada, de uma bateria leve de íons de lítio e da otimização do peso do sistema de freios compostos AMG de alta performance. Além disso, todo o revestimento externo original da Classe S, inclusive o teto e a parte dianteira da carroceria, é feito em alumínio. A instalação do compartimento para guardar o estepe feito de fibra de carbono, material usado na Fórmula 1, reduziu o peso em mais quatro quilos.

O S 63 L AMG também é líder na relação peso-potência, com um índice de 3,53 kg/cv. O resultado é um desempenho suave e superior: a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,0 segundos e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, é 300 km/h.

Dados técnicos:

Modelo
S 63 L AMG

Cilindrada
5.461 cm3

Potência
430 kW (585 cv)
a 5.500 rpm

Torque máx.
900 Nm

a 2.250-3.750 rpm

Peso em ordem de marcha (EC)
2070 kg

Relação potência/peso
3,53 kg/cv

Aceleração

0 – 100 km/h
4.0 s

Velocidade máxima
300 km/h*

Pneus
255/45 R19 – 285/40 R19

Comprimento

5287

Altura

1499

Largura

2130

Porta-malas
510

* limitada eletronicamente

Destaques tecnológicos do motor AMG V8 biturbo 5,5 litros:

• Injeção direta de gasolina com injetores piezelétricos
• Alimentação biturbo
• Cárter totalmente de alumínio
• Quatro válvulas por cilindro com ajuste dos eixos de comando
• Intercooler ar-água
• Resfriamento eficiente do óleo do motor, líquido de arrefecimento e óleo da transmissão

• Gerenciamento do alternador
• Função ECO start/stop
Sistema de escapamento esportivo AMG com flaps de exaustão

O sistema de escapamento esportivo AMG do S 63 L AMG tem flaps controlados por computador nos dois silenciadores traseiros. Quando a transmissão estiver no modo “C” (Controlled Efficiency – eficiência controlada), os flaps mantém-se fechados a maior parte do tempo, tornando mais discreto o som do motor – situação perfeita para longas viagens, que proporciona mais conforto a quem anda atrás. Nos modos “S” (Sport) e “M” (Manual), os flaps são abertos mais cedo e mais espontaneamente, especialmente se quem estiver ao volante optar por um estilo de direção mais dinâmico. O resultado é o marcante som característico da AMG, mais cheio e emocionante.

Produção manual do motor AMG

Como todos os motores AMG, o biturbo com oito cilindros do S 63 L AMG é montado a mão, obedecendo os mais estritos padrões de qualidade. Montadores altamente qualificados montam o M 157 (designação interna) em Affalterbach seguindo a filosofia “um homem, um motor”, onde cada unidade traz a assinatura do técnico responsável por sua montagem .

Bateria de íons de lítio reduz peso em mais de 20 quilos

Após o SLS AMG Coupé Black Series, o S 63 L AMG é o segundo modelo de alto desempenho da AMG a substituir a bateria convencional do motor de partida por uma bateria a íons de lítio. A nova tecnologia oferece numerosas vantagens em relação às baterias convencionais: com capacidade de 78 Ah, a bateria de íons de lítio substitui tanto a bateria do motor de partida como a bateria reserva, com uma economia de peso de mais de 20 quilos. A bateria de alta performance é relativamente insensível às baixas temperaturas e tem dimensões compactas. O S 63 L AMG é o primeiro veículo do mundo produzido em larga escala com este tipo de bateria.

Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas

O máximo de individualização e dinamismo customizado – estas são as qualidades especiais da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete velocidades. Três modos de operação – “C” (Controlled Efficiency), “S” (Sport) e “M” (Manual) – proporcionam a cada motorista um acerto personalizado. No modo “C”, orientado para o conforto, a função ECO start/stop é ativada e desliga o motor de oito cilindros sempre que o veículo estiver parado. Além disso, as trocas de marcha privilegiam o conforto e são feitas com maior suavidade. No modo “C”, o veículo sempre arranca na segunda marcha.

Nos modos “S” e “M”, o motor e a transmissão são significativamente mais ágeis e a função ECO start/stop é desativada. Um breve e preciso retardo na ignição e injeção quando o acelerador estiver aberto leva a troca de marchas ainda mais rápidas e acusticamente emocionantes.

Transmissão AMG 4MATIC com tração integral

Otimizado para alto desempenho, o sistema AMG 4MATIC de tração integral distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro nas proporções 33% e 67%. A distribuição privilegiando a traseira contribui para a característica dinâmica AMG de direção e para o supremo prazer de dirigir, assim como eleva a aceleração nas arrancadas. Da mesma forma, a tração integral aumenta a segurança de rodagem em superfícies molhadas ou escorregadias. A ótima tração é garantida por uma embreagem multidiscos com efeito blocante de 50 Nm que explora o potencial de conexão por meio da fricção para todas as quatro rodas.

A base do sistema de tração integral é uma caixa de transferência que dirige a força de arrancada adicional para o eixo traseiro. Integrada de forma compacta à transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas, ela praticamente não exige espaço adicional para sua instalação. O torque é transmitido pela saída de força por um eixo propulsor para o eixo dianteiro. A transmissão de força do diferencial do eixo dianteiro para o semieixo dianteiro esquerdo é feita por meio de um eixo intermediário que passa por um duto encapsulado por dentro do cárter do motor. Este design compacto e de baixo peso resulta em pouco acréscimo de massa devido ao sistema de tração integral, apenas 70 quilogramas, ajudando a reduzir o consumo e as emissões.

O S 63 L AMG é equipado de série com o sistema ESP (Electronic Stability Program – programa eletrônico de estabilidade) Curve Dynamic Assist. A intervenção seletiva do freio na roda traseira interna resulta em maior precisão ao percorrer a curva e assegura maior agilidade em alta velocidade.

Suspensão AIRMATIC

O S 63 L AMG é equipado com a suspensão esportiva AMG. O sistema de suspensão AIRMATIC, totalmente pneumático, conta com o Adaptive Damping System ADS PLUS (sistema de amortecimento adaptativo). Um novo recurso oferecido por ele é o ajuste contínuo do amortecimento, que pode ser controlado de forma independente nos estágios de compressão e liberação. Isto permite melhor adaptação às condições de direção e à superfície da estrada. Os modos “Comfort” e “Sport” podem ser selecionados por meio de uma tecla. Uma cinemática específica para o eixo dianteiro – incluindo maior cambagem, uma barra antirrolagem maior e um subchassi mais rígido no eixo traseiro – foi desenvolvida com exclusividade para o S 63 L AMG. Essas medidas melhoram a agilidade do veículo quando conduzido esportivamente. Com o eixo dianteiro redesenhado e o ajuste especial da tração integral, o S 63 L AMG representa uma nova dimensão no segmento em relação à dinâmica de direção.

A direção esportiva eletromecânica AMG com redução variável é o complemento perfeito, melhorando muito a dirigibilidade e agilidade do veículo e, ao mesmo tempo, mantendo a segurança de condução em alta velocidade. No modo de suspensão “Comfort”, a direção esportiva AMG sensível à velocidade aumenta o conforto ao oferecer maior assistência ao esterçar. Se o modo “Sport” for selecionado para a suspensão, por outro lado, o motorista irá sentir um nível de assistência mais firme e esportivo. As curvas de assistência pré-programadas aumentam a sensibilidade da estrada e a precisão ao volante.

Rodas AMG de liga leve baseadas na construção sistemática com baixo peso

Pela primeira vez, o S 63 L AMG é oferecido com rodas AMG de liga leve forjadas de série. Este design reduz o peso ao mesmo tempo em que aumenta a resistência e diminui as massas não suspensas, trazendo vantagens na dirigibilidade e nas respostas dos conjuntos de molas e amortecedores. O veículo é equipado com rodas forjadas AMG de liga leve com raios múltiplos pintadas de cinza titânio tamanho 8,5 x 19 na frente e 9.5 x 20 na traseira, com pneus 255/45 R 19 e 285/40 R 19, respectivamente.

Sistema de freios de composto de cerâmica AMG de alta performance

Distâncias de imobilização extremamente curtas e rapidez caracterizam todos os veículos de alta performance da AMG. O S 63 L AMG não é uma exceção: é equipado com um sistema AMG de composto de alto desempenho com peso otimizado. Um sistema de freios AMG de composto de cerâmica de alto desempenho também é disponibilizado como opcional. O design mais de 20% mais leve reduz as massas não suspensas, assim como garante um melhor desempenho na condução, agilidade e conforto na rodagem. Além disso, o sistema tem maior intervalo de manutenção, é mais resistente à corrosão e tem estabilidade térmica mais elevada. O sistema AMG de freios de alta performance do composto de cerâmica tem discos dianteiros com 420 milímetros de diâmetro e é identificado pelo logo “AMG Carbon Ceramic” nas pinças com pintura especial.

Design: dinamismo e exclusividade em formas sensuais

Potente e exclusivo, dinâmico e cheio de prestígio, o S 63 L AMG também causa impacto em termos visuais. O design deste sedã de alta performance é definido pela mescla das formas sensuais características da Mercedes-Benz, arquitetura clássica e uma esguia silhueta com clássicos detalhes de design da AMG. A grade vertical do radiador tridimensional reforça o status especial, gerando um fascinante contraste com as três grandes entradas de ar dianteiras. O envoltório dianteiro com grades pintadas de preto com alto brilho mostra o “A” estilizado que é marca registrada dos veículos AMG, enfatizando a exclusividade e força do S 63 L AMG. Defletores em preto brilhante nas entradas de ar laterais otimizam o fluxo de ar para os módulos de resfriamento – um design que é visto comumente no automobilismo esportivo. O divisor aerodinâmico tridimensional dianteiro cromado reduz a tendência ascensional do automóvel em movimento.

Os painéis das saias laterais com insertos tridimensionais prateados fazem o veículo parecer mais próximo do chão, aumentando o dinamismo em associação com a “Dropping Line” (linha descendente) típica da marca. Grandes rodas de liga leve são outra marca registrada da AMG: elas permitem uma clara visão do sistema de freios AMG. A identificação “V8 BITURBO” numa tipologia nova e contemporânea nos para-lamas dianteiros personaliza o modelo topo de linha. O novo grafismo também aparece na designação “S 63 AMG” na tampa do porta-malas. O design é concluído de forma marcante pelo inserto preto do difusor com frisos cromados e as duas ponteiras duplas cromadas do sistema de escapamento esportivo AMG com flaps de exaustão.

Interior: detalhes encantadores, design e qualidade

Como no design externo, o interior do S 63 L AMG combina de forma perfeita uma atmosfera esportiva exclusiva de um verdadeiro AMG com clássicos valores Mercedes-Benz, como amplas dimensões interiores, nova lógica nos controles, novos elementos ergonômicos, facilidade de uso, segurança, atratividade e estética. Os novos bancos esportivos AMG com ajustes elétricos, função de memória e aquecimento, proporcionam maior apoio lateral ao motorista e ao passageiro da frente. Couro napa com design AMG V8 perfurado e com logos AMG nos encostos dianteiros e traseiros criam uma atmosfera interior requintada e luxuosa. Toques especiais incluem o emblema incrustado no apoio de braços do console central e o relógio analógico de alta qualidade IWC que, pela primeira vez, apresenta ponteiros tridimensionais com ranhuras e apliques metálicos no mostrador.

Apesar da esportividade, não é incomum que o S 63 L AMG, dadas suas características de luxo, seja dirigido por um motorista profissional. Por isso, especial atenção foi dada ao conforto nos bancos traseiros executivos individuais, que contam com apoios para os pés, ajustes elétricos e memória. Quando o automóvel é usado desta forma, é possível limitar os ajustes dos bancos dianteiros (posição chofer) para garantir maior espaço para os passageiros de trás.

O volante esportivo AMG com seu aro característico revestido, couro perfurado nas áreas de contato e aletas de câmbio de alumínio proporciona perfeito controle do veículo. Outro item que ostenta o marcante visual da AMG é o mostrador colorido TFT, assim como o conjunto de instrumentos AMG com dois mostradores redondos animados: além do grafismo exclusivo da marca e dos ponteiros em vermelho e prata, outros detalhes de design exclusivos incluem o logo AMG no velocímetro com escala até 330 km/h, à esquerda, e o logo “V8 BITURBO”.

O menu AMG principal possui um velocímetro digital e mostrador permanente das marchas na parte superior. Com a transmissão em modo manual, o motorista é alertado para trocar a marcha antes que o limite de rotação do motor seja alcançado. Selecionando o comando “Warm up” (aquecimento) no menu principal AMG faz surgirem dois mostradores redondos com as temperaturas do óleo do motor e da transmissão. As configurações da transmissão e suspensão podem ser alteradas por meio dos comandos no console central, assim como o modo de operação do ESP (programa eletrônico de estabilidade) são mostradas na parte inferior do menu “Set Up”. Uma animação do S 63 L AMG no display TFT entre o velocímetro e o conta-giros permite ao motorista observar as alterações.

Outros equipamentos de série:

• Soleiras de portas AMG
• Tapetes AMG
• Pedaleira esportiva AMG em aço inoxidável escovado com insertos de borracha
• Iluminação ambiente com sete opções de cores
• ATTENTION ASSIST
• COMAND Online
• Sistema de som Burmester® 3D surround
• 24 alto-falantes com Frontbass
• Alerta de perda de pressão dos pneus
• Faróis de alta performance em LEDs
Intelligent Drive: novos padrões em segurança

Configurando exatamente o que a Mercedes-Benz chama de “direção inteligente”, sistemas de série tornam o S 63 L AMG ainda mais seguro e confortável.

• O Adaptive Highbeam Assist PLUS (assistência adaptativa de faróis altos) permite manter o farol alto aceso permanentemente sem ofuscar outros motoristas. Ele mascara o cone de luz conforme a proximidade dos outros veículos, sem deixar de iluminar o restante da via.
• O Night View Assist Plus foi melhorado ainda mais e complementado com uma câmera térmica. Este sistema de visão noturna pode alertar o motorista sobre o risco potencial provocado por pedestres ou animais à frente do veículo, substituindo o velocímetro no painel por uma imagem noturna de alta nitidez que destaca as fontes de risco. Uma função especial é capaz de piscar os faróis para quaisquer pedestres detectados à frente.
• O ATTENTION ASSIST detecta desatenção ou sonolência – agora numa faixa mais ampla de velocidade – e monitora o cansaço do motorista e o tempo transcorrido desde sua última parada. O sistema permite regular sua sensibilidade e, caso emita um alerta, pode indicar também áreas para parada nas proximidades, por meio do sistema de navegação.

O novo S 63 L AMG 2014/2014 já está nos concessionários brasileiros com preço sugerido de US$ 321.900.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade