Publicidade

Innovation Day “Sensações e bem estar” : PSA Peugeot Citroën desperta os sentidos

“Todos nós temos em memória o tempo passado a bordo de um veículo em diferentes ocasiões: engarrafamentos, monotonia de uma estrada … Como fazer para que nossa relação com o automóvel recupere o encanto perdido? A PSA Peugeot Citroën apresenta hoje inovações que levarão condutor e passageiros a experimentar um momento de bem estar personalizável à vontade. Ao solicitar todos os sentidos, as inovações tecnológicas que propomos hoje oferecem a possibilidade de viver experiências inéditas a bordo do veículo”.

Gilles Le Borgne, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, na inauguração do segundo Innovation Day no ADN (Automotive Design Network), centro de P&D do Grupo.

Inovações que proporcionam novas sensações de bem estar a bordo do veículo

A PSA Peugeot Citroën antecipa as expectativas de seus clientes: as inovações apresentadas hoje correspondem à tendência da sociedade de buscar o bem estar solicitando simultaneamente todos os nossos sentidos. Graças a inovações na área da acústica, da luminosidade, dos materiais e da qualidade do ar, a PSA Peugeot Citroën propõe uma nova experiência de condução apelando para os sentidos dos passageiros.

O Grupo apresentou em estreia mundial uma síntese de sua abordagem multissensorial:

Conceito Chrysalide, para viver uma experiência automobilística inédita

Um conceito que permite sincronizar diversos equipamentos do veículo para proporcionar uma experiência de bem estar que age sobre todos os sentidos. Os equipamentos propostos permitem um tratamento multissensorial:

– A visão, através de uma atmosfera luminosa: teto, painel de instrumentos, painel das portas, assentos

– O olfato, através da difusão de fragrâncias: no difusor de ar central

– A audição, com uma playlist e um tratamento sonoro específicos: no habitáculo e na parte superior do encosto

– O tato e o conforto térmico: bancos com regulagem elétrica e memorização das três posições – condução, acolhimento e relaxante, aquecimento com fluxo de ar na parte superior do encosto, massagem em três áreas – encosto, assento e apoio da panturrilha

Béatrice Daillant-Vasselin, chefe de projeto multissensorial, explica por que o Conceito Chrysalide inaugura uma nova experiência automotiva: “A locomoção passa a ser percebida como uma oportunidade, um tempo positivo que acrescenta alguma coisa. O fato de estar sentado ao volante torna-se um momento prazeroso, pois proporciona uma experiência de bem estar”.

Também foram apresentadas soluções inéditas e disponíveis a partir de 2016 para aprimorar as experiências sensoriais a bordo dos veículos Peugeot, Citroën e DS e satisfazer as expectativas de nossos clientes:

Espacialização dos sons no habitáculo, um som direcionado para aumentar o bem estar e a segurança

Uma tecnologia que utiliza o tratamento digital dos sinais sonoros para simular a localização e o movimento das fontes sonoras. A partir de um conjunto de fontes reais – os autofalantes do veículo – as fontes sonoras virtuais são recriadas e animadas em qualquer lugar do espaço. O som é posicionado ou movimentado em coerência com a mensagem ou o local a que se refere.

Vincent Roussarie, engenheiro de pesquisa áudio digital, disse a respeito da tecnologia: “A espacialização do som é uma tecnologia virtuosa em três aspectos: a inteligibilidade das mensagens, a qualidade sonora e a eficácia da função, pois a informação vocal e a localização sonora se reforçam mutuamente para aumentar a segurança do condutor”.

Qualidade do ar e ar de qualidade, respirar um ar saudável dentro do veículo

A central de despoluição, uma tecnologia que possibilita detectar e tratar as partículas no interior do veículo graças a um filtro de alto desempenho que respeita os critérios HEPA. Os gases poluentes e os compostos químicos são absorvidos por um sistema combinado de carvão ativo, catalisadores e zeólitos. O sistema é programável e pode ser ativado à distância para purificar o ar do habitáculo antes de entrar no carro.

Emmanuel Boudard, chefe do polo inovação qualidade do ar interno, disse a respeito da central de despoluição: “O princípio é proteger os passageiros de qualquer tipo de agressão externa – alérgenos (proteínas alergênicas dos pólens) e poluição, mas também purificar o ar interno carregado de gases poluentes. Ao melhorar a qualidade do ar do espaço interno melhoramos a percepção da qualidade de nossos veículos, propondo uma base olfativa neutra que favorece novas experiências olfativas”.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade