Publicidade

No Salão do Automóvel de Pequim Volkswagen apresenta Touareg aperfeiçoado tecnicamente e com novas linhas

A Volkswagen faz a apresentação mundial de uma versão ainda mais avançada do Touareg no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que ocorre entre 23 e 29 de abril. O Novo Touareg pode ser reconhecido pelo novo design da frente e da traseira, além de novas cores e rodas. Em termos de tecnologia, todas as versões V6 TDI vêm agora equipadas com sistema de frenagem pós-colisão automática (que ajuda a evitar choques secundários em caso de acidente), faróis bixenônio e função roda-livre – quando o carro roda sem ser acelerado, o motor é desconectado do câmbio automático de oito marchas para utilizar livremente a energia cinética do carro em descidas ou em momentos em que não é preciso acelerar.

Aperfeiçoamentos na aerodinâmica e a introdução dos novos pneus com menor resistência à rolagem contribuem para aumentar a economia de combustível. Os motores V6 TDI do Touareg foram modificados para atender à regulamentação de emissões EU-6 que entra em vigor em 2015 na Europa.

Perfeição técnica. O sistema de suspensão de série com molas de aço foi otimizado; melhorias incluem respostas mais rápidas da direção e ganho em conforto. A suspensão a ar é oferecida como opcional. Ela permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao piso em até 300 mm em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática.

O controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) adaptativo ACC com Front Assist e City Emergency Braking (frenagem de emergência na cidade), agora com função stop-and-go, foi aperfeiçoado. O interior do versátil veículo para todo terreno é marcado por novos itens, como novo detalhamento, novas cores de couros, soluções de iluminação e controles.

Juntamente com o sistema de radionavegação RNS 850 e a preparação para telefonia móvel, o Touareg será lançado na Europa, no terceiro trimestre, com serviços móveis online. Inicialmente, serão disponibilizados: busca de pontos de interesse (Points-of-Interest – POI) via Google Earth mapping service, Google Street View e “online traffic information” (informação de trânsito online). A nova versão do Touareg será lançada no mercado nas opções diesel (TDI), a gasolina (FSI e TSI) e híbrida (TSI e motor elétrico).

Itens externos e internos

Dianteira. O design dianteiro do Touareg foi completamente refeito. Um destaque especial são os faróis, agora maiores. Faróis bixenônio agora são equipamento de série em todas as versões do Touareg. Os faróis trapezoidais criam uma linha que passa pela grade redesenhada do radiador no centro do veículo. Contrastando com o modelo anterior, a grade é cortada por quatro frisos cromados transversais, em vez de duas. As duas barbatanas inferiores se estendem visualmente até os faróis. Em conjunto, a grade do radiador e os faróis formam uma larga e proeminente faixa. O novo para-choque, estilizado para gerar um efeito mais horizontal, cria uma linha paralela logo abaixo.

O novo design deu ao Touareg uma aparência ainda mais larga e imponente. Integrada a essa imagem, a área inferior do para-choque tem um visual inteiramente novo. Como no Scirocco R, o carro esporte de 280 cv da Volkswagen, a entrada de ar inferior forma agora um “A” estilizado, em lugar de um “V”, que vai até as entradas de ar laterais à esquerda e à direita. Isso dá ao novo Touareg uma atitude mais imponente na estrada. Caso seja pedido o pacote “Chrome & Style”, há uma faixa cromada no nível inferior, que tem continuidade nas laterais e na traseira. Sob essa faixa ficam os novos faróis de neblina, combinando com o novo design do para-choque. No nível mais baixo há um novo defletor dianteiro, que aperfeiçoa a aerodinâmica da parte inferior do carro e das rodas dianteiras.

Traseira. Visto de trás, o design mais preciso do Touareg se caracteriza por seu novo para-choques que, de forma similar à dianteira, reforça a noção de largura do SUV. Com o pacote “Chrome & Style”, um friso cromado envolvente é integrado ao para-choque. Posicionado entre as ponteiras do escapamento há um difusor, também redesenhado.

Os designers reposicionaram as lanternas de neblina em LEDs no para-choque – que, como no modelo anterior, também abriga os refletores traseiros. Entre os destaques da área da tampa do porta-malas, vista de baixo para cima, estão o novo logotipo de VW e uma nítida linha de caráter entre as lanternas traseiras (opcionalmente em LEDs).

Perfil lateral. Lateralmente, o Touareg se destaca pelos novos desenhos das rodas. A roda de 18 polegadas de liga leve da nova geração de modelos é a “Arica”, com visual elegante e esportivo incluindo dez raios. As rodas “Masafi” de 20 polegadas, por outro lado, têm cinco raios duplos. Complementando as janelas opcionais, que absorvem 65% da luz, há a opção de um vidro traseiro com 90% de absorção que cria uma aparência quase opaca para quem olha de fora do carro.

Cores. A Volkswagen está oferecendo o novo Touareg em 12 cores. Cinco delas são novas: “Light Silver Metallic”, “Sand Gold Metallic”, “Moonlight Blue Metallic”, “Black Oak Brown Metallic” e “Reef Blue Metallic”.

Design e detalhes internos

Controles. O interior do Touareg mostra uma extraordinária combinação entre rústicos elementos offroad com detalhes sofisticados premium. Os elementos SUV do Touareg incluem os botões giratórios do sistema Climatronic, a regulagem da suspensão, suspensão a ar, sistema de radionavegação, regulagem dos espelhos e comandos da ventilação. Todos eles foram substituídos por um novo estilo de comando rotativo, aperfeiçoado tanto em relação à aparência quanto ao tato. Também evidente é a iluminação branca – no lugar da vermelha – de todos os controles.

Outra novidade: frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle e regulagem da suspensão. Acima do sistema de infotainment, foi posicionada uma barra de teclas e o display. Anteriormente, os três elementos: “Park Distance Control” (PDC – controle de distância no estacionamento), pisca-alerta e o aviso “Passenger airbag off” (airbag do passageiro desativado) ficavam nesta posição. Um novo interruptor para o aquecimento do volante foi agora colocado à esquerda da tecla do PDC e a nova tecla para o aquecimento do para-brisa foi integrada à direita do indicador do airbag do passageiro. Uma novidade nos bancos dianteiros: ajuste lombar manual para a versão de entrada.

Forração e detalhes de decoração. A linha de materiais de estofamento e madeiras também foi ampliada. Para o couro “Vienna” há uma quarta cor, “Bonanza Brown” (marrom escuro), oferecida além das cores “Titan black”, “Corn Silk Beige” e “Natural Brown”. Além dessas quatro cores, também há o elegante couro “Nappa”, com a nova cor “St. Tropez” (areia clara). Também novidades são os detalhes em madeira “Sapelli Mahagoni” e “Engineered Ebony”.

Ampla gama de itens de série. Os modelos V6 FSI e V6 TDI vêm de fábrica equipados com itens como faróis bixenônio (em todas as versões), tração nas quatro rodas, rodas de liga com 17 polegadas e pneus 235, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), volante multifuncional, sistema de infotainment RCD 550 com tela sensível ao toque, sistema stop-start, frenagem regenerativa, função roda-livre, sistema de controle de climatização (Climatronic), direção assistida e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque.

As versões V8 e o Touareg Hybrid se destacam por equipamentos adicionais, como as rodas de liga com 18 polegadas (pneus 255), pacote “Chrome & Style”, assentos em couro Vienna, detalhes em madeira, abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas, alarme antirroubo e Keyless Access (sistema de abertura e partida do motor sem chave). Outro item de série é o banco traseiro com 160 mm de ajuste longitudinal. O encosto do banco traseiro também permite ajuste. Opcionalmente, o banco traseiro pode ser destravado eletricamente e rebatido em segundos, liberando até 1.642 litros de capacidade de carga.

Linha esportiva R-Line. A Volkswagen lançará também os altamente esportivos pacotes R-Line, para interior e exterior. O pacote exterior R-Line incrementa a aparência externa do SUV e inclui itens como rodas de liga de 19 polegadas com design “Salvador” (opcionalmente há rodas de 19, 20 e 21 polegadas), para-choques com design R-Line (para-choques dianteiro com estilo das versões V8), entradas de ar em preto brilhante com frisos cromados adicionais, difusor traseiro preto brilhante (também com friso cromado), ponteiras cromadas para as versões V8 e defletor traseiro imponente e esportivo. Além disso, um distintivo R-Line na grade do radiador ressalta a esportividade do carro.

O pacote interior R-Line acrescenta ao carro volante esportivo, insertos especiais “Silver Lane”, soleiras das portas R-Line, pedaleiras em aço inoxidável e janelas traseiras escurecidas. O pacote também pode ser ampliado, incluindo teto preto, insertos em preto piano e bancos esportivo revestido em couro Nappa (dois tons) ou Alcantara/Nappa, com o logo R nos apoios de cabeça.

Motor e tração integral

Motores V6 e V8. O Touareg tem tração integral e é oferecido, dependendo da região, com motores turbodiesel (V6 e V8 TDI), gasolina (V6 e V6 FSI), gasolina turbo (V6 TSI) ou híbrido (V6 TSI e motor elétrico). Os motores V6 vêm com câmbio automático de oito marchas. Todos os motores têm sistema stop-start de série. Eles também usam frenagem regenerativa para recuperar energia cinética.

4MOTION. Nas versões de base, todos os Touareg possuem sistema de tração integral 4MOTION com diferencial autoblocante Torsen (ângulo máximo de subida: 31 graus). Além disso, todas as versões do Touareg contam com um programa de direção offroad operado por um botão rotativo de dois estágios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático.

Opcionalmente, os compradores podem encomendar o Touareg V6 TDI com 258 cv / 190 kW equipado com o pacote Terrain Tech. Nesse caso, em lugar do diferencial Torsen, o veículo é equipado com outro diferencial projetado para uso offroad ainda mais radical. Ele inclui engrenagem de redução e bloqueio até 100% dos diferenciais central e traseiro (4XMOTION: ângulo máximo de subida de 45 graus). Essa versão tem um comando rotativo de cinco estágios que o motorista pode usar para configurar o SUV para diferentes condições.

Diesel europeu

V6 TDI com conversor catalítico SCR-DPF e V8 TDI. Na Europa, os clientes podem escolher entre três motores TDI e o Touareg Hybrid. Os motores TDI geram 204 cv / 150 kW, 258 cv / 190 kW e 340 cv / 250 kW. O Touareg Hybrid tem potência total do sistema de 380 cv / 279 kW. Os dois motores V6 TDI atendem agora ao padrão de emissões EU6, que entra em vigor em setembro de 2015. Como parte dessa conversão, os dois motores agora são equipados com um novo módulo conversor catalítico SCR-DPF, um módulo métrico SCR (AdBlue) e um conversor catalítico adicional (que remove o excesso de amônia).

Além disso, o sistema de controle de emissões inclui um conversor catalítico por oxidação. Ao mesmo tempo, o consumo do V6 TDI BlueMotion Technology com 204 cv foi reduzido de 7,0 l/100 km (184 g/km de CO2) para 6,6 l/100 km (174 g/km de CO2). Na versão 258 cv, a potência foi aumentada: O “grande” V6 TDI agora desenvolve 13 cv /10 kW a mais. Mesmo assim, seu consumo diminuiu de 7,2 l/100 km para 6,8 l/100 km (de 189 para 178 g/km de CO2). O diesel mais potente continua sendo o V8 TDI, com 340 cv / 250 kW.

Motores a gasolina europeus – propulsão híbrida com motores V6 TSI e elétrico. Na Europa, a Volkswagen oferece o Touareg Hybrid, que possui um motor 333 cv / 245 kW V6 TSI juntamente com um motor elétrico de 52 cv / 38 kW. Quando as duas fontes de força funcionam juntas, a potência máxima do sistema é de 380 cv / 279 kW e o torque máximo chega a 580 Nm (59,18 kgfm). Apesar disso, o Touareg Hybrid é referência entre os SUVs com um motor a gasolina que consome apenas 8,2 l/100 km (193 g/km de CO2). Ele pode rodar até a velocidade de 50 km/h em modo totalmente elétrico, sem emissões. Como todas as versões do Touareg, a versão híbrida também pode rebocar cargas com até 3,5 toneladas.

Motores globais a gasolina e diesel – V6 e V8. Na Ásia, o novo Touareg é oferecido com três motores a gasolina e dois a diesel. Os motores a gasolina para a China geram 290 cv / 213 kW e 320 cv / 235 kW (ambos V6 TSI) e 360 cv / 265 kW (V8 TSI).

Para a Rússia, a Volkswagen oferece o novo Touareg com dois motores a gasolina, com 249 cv / 183 kW (V6 FSI) e, como na China, 360 cv / 265 kW (V8 FSI). Nos EUA e Canadá, serão oferecidas versões do Touareg com um V6 FSI (280 cv / 206 kW), sistema híbrido (380 cv / 279 kW) e um V6 TDI (239 cv / 176 kW).

Consumo reduzido em até 6%. Graças aos melhoramentos aerodinâmicos (entradas de ar dianteiras, novas carenagens dos retrovisores, novo defletor nas rodas), pneus com menor resistência à rolagem e câmbio de oito marchas de série otimizado para menor atrito, a Volkswagen conseguiu melhorar a eficiência do Touareg em até 6% (V6 TDI com 150 kW).No uso diário, o consumo também foi reduzido pelo sistema stop-start otimizado (o motor agora é desligado abaixo de 7 km/h) e pela frenagem regenerativa.

Além disso, a função roda-livre de série para as versões V6 (anteriormente só disponível no Touareg Hybrid) aumenta a economia no dia-a-dia. Assim que o motorista tira o pé do pedal do acelerador, o motor é desconectado do câmbio. Isso acontece em velocidades até 130 km/h, de forma que funciona também nas estradas.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade