Publicidade

PSA Peugeot Citroën alcança a marca de 1,5 milhão de motores produzidos na fábrica de Porto Real

A PSA Peugeot Citroën alcançou hoje a marca de 1 milhão e meio de motores produzidos em sua Fábrica de Motores de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. O número é comemorado com a montagem de mais uma unidade do EC5 1,6L, motor que equipa o Novo Citroën C3, o Aircross e o C3 Picasso, além dos Peugeot 208 e 308. O EC5 se destaca por seus avanços tecnológicos: ele é o primeiro motor de larga produção a usar o sistema Flex Start, da Bosch, que dispensa o uso do “tanquinho” de gasolina em veículos flexfuel. Essa característica isenta o motorista da obrigação de abastecê-lo de gasolina, trazendo também melhor resposta à aceleração, além de reduzir as emissões de gases poluentes.

Além do EC5, a UMPR (Unidade de Motores de Porto Real) produz os modelos TU3 1,4L, TU4 1,5L e TU5 1,6L. As 4 famílias de propulsores são responsáveis por uma cadência produtiva de 700 unidades/dia. No ano passado, saíram da linha de produção, diretamente para os carros da Peugeot e da Citroën, 190.439 motores. A Fábrica de Motores possui 59 postos de trabalho e conta com cerca de 400 funcionários, divididos em 2 turnos de trabalho.

Projetada inicialmente, em 2002, para produzir 50 mil motores por ano, e hoje com capacidade de produção anual de 280 mil motores, a Fábrica de Motores de Porto Real desenvolve um trabalho de formação de pessoal e de aplicação das melhores práticas Lean, por meio de seu Sistema de Excelência PSA, que a tornam uma referência operacional dentro do Grupo PSA em todo o mundo. “O resultado é a possibilidade de aumentar seu volume de produção sem a necessidade de ampliação de sua superfície física”, diz Eduardo Chaves, Diretor Industrial da planta. O maior ganho de área aconteceu com a construção, em 2009, da Unidade de Usinagem, que produz blocos de ferro fundido e cabeçotes de alumínio para motores de 1,6 litro.

“Chegar a 1 milhão e meio de motores é uma marca notável para a produção da Fábrica e diz muito sobre nossa presença no mercado brasileiro e latino-americano. Estamos totalmente focados em atender às necessidades de nossos clientes locais, e vamos continuar prezando pela inovação tecnológica combinada a um desenvolvimento sustentável. O Brasil é, definitivamente, uma peça chave para o contínuo projeto de internacionalização do Grupo PSA”, declarou o Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, Carlos Gomes.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil

Segunda maior montadora da Europa, a PSA Peugeot Citroën está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade industrial produz os modelos Peugeot 208, 207, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross e C3 Picasso. Em Porto Real, o Grupo PSA também fabrica motores de 1,4, 1,5 e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).

No Brasil, o Grupo PSA conta ainda com a sede de um dos seus centros mundiais de Pesquisa, Desenvolvimento e Design: o Latin America Tech Center. No total, somando as atividades industriais, comerciais e de Pesquisa & Desenvolvimento, a PSA Peugeot Citroën possui cerca de 5.000 colaboradores efetivos no país.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade