Publicidade

ZEN investe em inovação para lançamento de novos produtos para o mercado automotivo

A ZEN, maior fabricante mundial independente de impulsores de partida, continua investindo em inovação, a fim de lançar novos produtos e qualificá-los para o mercado original e de reposição. Até 2015, a empresa planeja realizar aportes financeiros de R$ 36 milhões, financiados pelo FINEP, em várias iniciativas. Os recursos serão destinados para o Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e para os Projetos Avançados, no qual uma equipe dedicada de profissionais trabalha, exclusivamente, para o desenvolvimento de novas patentes, visando os próximos cinco anos.

De acordo com Geraldo Coelho Neto, gerente de Engenharia de Produto e Processos da ZEN, os novos produtos desenvolvidos pela área de projetos avançados proporcionam benefícios importantes aos clientes da empresa, como foi o caso da polia de alternadores OAD (Overrunning Alternator Decoupler), com patente mundial, que reduz a vibração do motor, e permite a implementação de estratégias que garantem uma maior eficiência do motor, como a redução da marcha lenta e a redução da tensão na correia de acessórios do veículo, resultando na diminuição do consumo de combustível. “A inovação é estratégica, faz parte do modelo de negócio da ZEN e contribui para o crescimento da empresa, por isso investimos 5% do nosso faturamento em P&D para criação de produtos. Atualmente, detemos 14 patentes”, explica.

Essa cultura inovadora somada à qualidade de seus produtos e a excelência operacional levaram a ZEN a ser escolhida pela BOSCH para desenvolver, em parceria, um novo produto, com tecnologia de ponta, para o mercado automotivo: um motor de partida com um número de componentes, tamanho e peso reduzido, proporcionando a redução do consumo de combustível. “Para nós, foi muito importante participar desse lançamento mundial, com plataforma brasileira”, ressalta Coelho Neto.

A ZEN também foi agraciada, recentemente, com o prêmio Magneto de Ouro, na categoria destaque, que é concedido pela BOSCH ao fornecedor que apresentou uma postura diferenciada, seja por meio de propostas de melhorias técnicas, otimização logística, rapidez em atender uma solicitação especial, entre outros. “É o reconhecimento do trabalho que a empresa vem fazendo há dois anos, com investimentos em laboratórios de P&D, em pesquisa e lançamento de novos produtos e, também, em capacitação da nossa linha de produção para aumento da produtividade. A premiação vem a coroar um ciclo de horas de projetos, processos e esforço”, destaca Coelho Neto.

Em termos de fábrica, a ZEN ainda realizou investimentos recentes em manufatura enxuta para o aumento de produtividade e na aquisição de uma prensa de 1600 toneladas, a fim de realizar a conformação a frio de peças maiores. “Temos investido cerca de 10% de nosso faturamento bruto anual em nosso parque fabril, sendo que a produtividade e capacitação de novos projetos recebem aproximadamente 50% desse valor”, analisa o gerente de Engenharia de Produto e Processo. Hoje, a ZEN possui 2000 produtos, sendo seis linhas principais: conformação a frio, impulsores de partida, tensionadores, polias, planetárias e atuadores hidráulicos.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade