Publicidade

Mercedes-Benz fornece os primeiros ônibus articulados do sistema de transporte coletivo de Fortaleza

Chassi do modelo 500 MAOs primeiros novos ônibus articulados no sistema de transporte coletivo da cidade de Fortaleza, capital do Ceará são Mercedes-Benz. Sete unidades do modelo O 500 MA de piso alto foram entregues pelo concessionário Ceará Diesel, na última semana para as empresas operadoras locais, que utilizarão os veículos no corredor exclusivo Antônio Bezerra/Centro já neste mês de novembro.

“Temos muito orgulho e satisfação de constatar que os primeiros ônibus articulados a circularem nessa nova fase do sistema de transporte coletivo de Fortaleza trazem a estrela de três pontas”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A capital cearense segue assim a escolha de outras grandes regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, que juntaram articulados e superarticulados da nossa marca a seus sistemas de transporte, tanto aqueles de corredores exclusivos, quanto de BRTs”.

Concessionário Center Bus, especializado no segmento de ônibus, a Ceará Diesel já ofereceu treinamento de operação e oficina para equipes das empresas operadoras. Dessa forma, contribui para a rápida familiarização dos motoristas e do pessoal de oficina quanto às características específicas dos veículos articulados, potencializando assim o uso da frota no que se refere a desempenho, economia operacional e manutenção.

Com capacidade para 100 passageiros, os articulados O 500 MA que começarão a operar em Fortaleza, também receberam a configuração de portas altas à esquerda, para acesso junto ao canteiro central no corredor Antônio Bezerra/Centro. Para maior conforto dos usuários, são equipados com ar condicionado e suspensão pneumática. Além disso, o motorista é beneficiado com as facilidades do câmbio automático.

“Os articulados O 500 da Mercedes-Benz, assim como os demais ônibus urbanos da marca, são reconhecidos no mercado pelo reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional e de manutenção”, afirma Walter Barbosa. “Além disso, a robustez e a resistência dos nossos chassis asseguram um alto índice de disponibilidade na severa operação do transporte urbano. Ou seja, os ônibus Mercedes-Benz rodam mais, garantindo produtividade e rentabilidade para os clientes”.

Mercedes-Benz é líder absoluta nas vendas de ônibus urbanos

As expressivas vendas de ônibus para grandes cidades e regiões metropolitanas contribuem para a consolidação da posição da Mercedes-Benz como líder absoluta de vendas de ônibus urbanos no Brasil. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, essa liderança é de cerca de 67% de participação de mercado neste segmento.

Considerando as vendas totais de ônibus acima de 8 toneladas no Brasil, a Mercedes-Benz mantém sua tradicional e histórica liderança. No acumulado de janeiro a setembro de 2014, foram emplacados 8.918 ônibus da marca, o que significa mais de 47% de participação de mercado.

Mercedes-Benz oferece solução completa para os clientes

Com base em sua completa gama de chassis de ônibus, que formam a mais completa linha do mercado brasileiro, a Mercedes-Benz atende a todas as demandas do transporte coletivo urbano, incluindo sistema BRT e corredores exclusivos. A marca oferece desde micro-ônibus, ônibus convencionais e padrons para linhas alimentadoras e distribuidoras, até os ônibus articulados e os superarticulados para linhas troncais e corredores.

As soluções da marca envolvem também assessoria especializada em transporte de passageiros, com uma experiente equipe totalmente focada em sistemas como o BRT para apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.

Portfólio Mercedes-Benz inclui quatro versões de ônibus articulados

Entre os 20 modelos disponíveis na mais completa linha de ônibus urbanos e rodoviários do País, da marca Mercedes-Benz, se destacam quatro modelos de chassis para veículos articulados, solução eficaz para os corredores exclusivos dos sistemas integrados e do BRT, atendendo às demandas de alta capacidade do transporte coletivo urbano.

Além das conhecidas versões O 500 MA e UA “low entry” (piso baixo), a linha de articulados conta com os superarticulados O 500 MDA e UDA “low entry”. O grande destaque destes modelos são seus 4 eixos, sendo 2 eixos na parte traseira do veículo, o que possibilita a instalação de carroçarias até 23 metros, para mais de 200 passageiros, dependendo da configuração interna do ônibus.

Os chassis O 500 UA e UDA “low entry” são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA, com piso normal, são mais adequados para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos os articulados Mercedes-Benz são indicados para corredores de ônibus, ficando a cargo dos gestores e dos operadores a escolha do que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade