Publicidade

Ford aposta nos utilitários esportivos no mundo e no EcoSport como um dos principais modelos para o crescimento

Ford EcoSportA Ford aposta no crescimento dos utilitários esportivos no mercado mundial e elegeu o EcoSport como um dos veículos para atrair os novos consumidores globalmente. Este modelo, junto com Escape/Kuga, Edge, Expedition e demais SUVs, responderam por 23% das vendas globais da marca em 2013 e a previsão é chegar a 29% no final da década.

“As vendas de utilitários esportivos crescem em todo o mundo e estão comandando a expansão nos mercados em desenvolvimento, como a China. A nossa linha global de SUVs está ajudando a Ford a aumentar a sua participação e conquistar novos clientes”, disse Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing Global, Vendas e Serviço da Ford. Segundo dados da IHS Automotive, agência especializada em informações do mercado automotivo, as vendas de utilitários esportivos vêm crescendo rapidamente na China e Europa, além de outras regiões do mundo.

Desde 2008, os utilitários esportivos avançaram 88% nas vendas, tornando-se o segmento de crescimento mais rápido no mundo. Hoje eles respondem por 19% do mercado automotivo global, com um ritmo de expansão que é mais do triplo da indústria. Na Europa, o segmento de utilitários esportivos representava 9% do mercado em 2008 e cresceu para 19% em 2013. As vendas do Kuga (conhecido como Escape na América do Norte) cresceram 33% em 2013 nos principais mercados europeus e atingiram recordes em 2014. Para reforçar essa tendência, a Ford lançou o EcoSport no início deste ano e começa a vender o novo Edge no final de 2015, dois modelos totalmente novos na Europa.

A China – maior mercado do mundo – também apresenta grandes resultados, onde os utilitários esportivos passaram de 7% da indústria em 2008 para 17% em 2013. A Ford lançou o Edge na China em janeiro de 2011 e mais três utilitários em 2013: o EcoSport, o Explorer e o Kuga. Todos estão vendendo bem e contribuindo para o crescimento consistente da marca no mercado chinês.

De janeiro a setembro de 2014, a Ford vendeu mais de 60.000 EcoSport na China, com um crescimento significativo sobre o ano anterior. O Kuga vendeu 100 mil unidades e as vendas do Edge avançaram 70% sobre 2013, enquanto as vendas do Explorer – importado dos Estados Unidos – aumentaram cerca de 200%. No total, as vendas da Ford este ano na China devem superar 1 milhão de veículos – um recorde histórico.

Nos Estados Unidos, a Ford lidera desde 2011 o segmento de utilitários esportivos, que são os carros preferidos dos “baby boomers” e da geração Y – os dois maiores grupos demográficos. Os utilitários pequenos (chamados de médios no Brasil) são hoje o maior segmento do mercado dos EUA. O Ford Escape atingiu vendas recorde em 2013, que continuam a crescer em 2014. O Explorer e o Expedition estão vendendo ao maior ritmo em quase uma década.

1 milhão de EcoSport
No Brasil, a Ford tem também tradição no mercado de utilitários esportivos. Atualmente, comercializa o EcoSport e o Edge, ambos líderes em seus segmentos. O EcoSport, desenvolvido no País para o mundo, é o campeão de vendas dos utilitários esportivos praticamente desde o seu lançamento. Em breve, o modelo deverá comemorar a produção de 1 milhão de unidades no Brasil desde o seu lançamento. Somadas as vendas em outros continentes, esse volume histórico já foi ultrapassado, colocando o EcoSport na lista dos maiores sucessos mundiais.

A Ford também comercializa no Brasil o Edge, voltado para o segmento de utilitários de luxo, também chamados de crossover. No Salão do Automóvel de São Paulo, a marca do oval azul apresenta o conceito do futuro modelo, o Edge Concept, com inovações em design, segurança, performance e tecnologia.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade