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Mercedes-Benz lança chassi OF 1724 com câmbio automatizado na FetransRio

Ônibus Mercedes-BenzO lançamento da versão do chassi OF 1724 com câmbio automatizado é a grande atração da Mercedes-Benz na 10ª FetransRio, feira paralela à 16ª edição do congresso Etransport. Juntos, eles formam o maior evento do setor no País, organizado pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro). Ambos serão realizados, entre os dias 5 e 7 de novembro, no Centro de Convenções Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.

A presença da Mercedes-Benz no evento conta com a parceria de seus concessionários Guanabara Diesel, Mardisa, Miriam e Rio Diesel.

Num estande de 1.560 metros quadrados – um dos maiores da feira – serão expostos sete chassis de ônibus: o novo OF 1724 com câmbio automatizado; os chassis OF 1721 L (motor dianteiro) e OH 1621 L (motor traseiro), ambos com suspensão pneumática; o microônibus LO 916; o superarticulado O 500 MDA de piso alto na versão BRT; e os chassis rodoviários O 500 RSD 6×2 e O 500 RSDD 8×2, veículos para longas distâncias que podem receber carroçarias Double Decker e Low Driver.

“Com uma diversificada exposição de produtos como essa, demonstramos toda a versatilidade da linha de ônibus da nossa marca, a maior e mais abrangente do País, com modelos para todas as aplicações urbanas e rodoviárias, bem como para fretamento, turismo e transporte escolar”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “E com a introdução das versões de veículos com caixa automatizada e com suspensão pneumática, reafirmamos o compromisso da nossa Empresa em oferecer permanentemente novas soluções que atendam às demandas dos clientes e do mercado”.

De acordo com o executivo, outras novidades e destaques ganharão evidência na FetransRio. “Nossos especialistas em BRT estarão no evento para prestar assessoria a clientes, gestores e consultores quanto às soluções da marca para os modernos sistemas de transporte coletivo urbano”, diz ele. “Temos ampla experiência nos principais BRTs do Brasil e de outros países, o que nos permite oferecer todo apoio aos interessados”.

Exposição de agregados demonstra avançada tecnologia da marca

A fim de permitir aos visitantes um conhecimento aprofundado sobre a avançada tecnologia da Mercedes-Benz, o estande irá expor alguns agregados, como o câmbio automatizado, o motor “Dual Fuel” Diesel+GNV e o eixo traseiro HO-6 com freio a disco. Ao lado de cada um deles, engenheiros da fábrica estarão à disposição para apresentar os detalhes, como também para outras informações ou dúvidas.

OF 1724 com câmbio automatizado oferece maior conforto e economia

Visando ampliar as vantagens e benefícios proporcionados por seus produtos aos clientes, bem como atender às demandas do mercado, a Mercedes-Benz agrega uma importante novidade ao chassi OF 1724, que atende aos segmentos urbano, rodoviário de curtas distâncias, fretamento e turismo. A partir de agora, ele pode ser equipado com caixa de mudanças G-85 automatizada de 6 marchas.

A caixa automatizada “SmartShift” da Mercedes-Benz – desenvolvida especificamente para uso em ônibus – baseia-se numa caixa mecânica convencional, com o sistema eletrônico inteligente fazendo a escolha da melhor marcha para cada situação de operação. Com a troca automática de marchas é dispensado o uso do pedal de embreagem, o que resulta em maior conforto para motorista e maior segurança na condução do veículo. Além disso, a caixa automatizada assegura uma maior segurança contra eventuais erros de operação e, o que é muito importante, menor consumo de combustível. Aliás, a economia é ainda mais significativa quando se considera o menor consumo de toda a frota do cliente.

O perfeito casamento de marchas com o motor OM 926 LA assegura maior disponibilidade do veículo e longa durabilidade da caixa de mudanças e de todo o trem-de-força. O acionamento suave e fácil resulta num incremento no nível de satisfação do motorista. Outra importante vantagem é que, devido à facilidade de operação do câmbio automatizado, há redução no tempo de treinamento dos condutores do veículo.

Com o “SmartShift”, o motorista pode escolher a troca das marchas entre modo manual ou automático, tendo no painel de instrumentos a indicação da marcha utilizada. O modo automático garante que a marcha correta será engrenada e sempre realiza a troca, se necessário. No modo manual, a unidade previne o condutor sobre a eventual escolha da marcha incorreta.

O chassi OF 1724 segue oferecendo ao cliente a opção do câmbio manual G-85 de 6 marchas, ficando a seu critério a escolha da versão que melhor atenda suas necessidades operacionais.

Esse chassi vem equipado com motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. Oferece potência de 238 cv a 2.200 rpm, com torque de 850 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Este motor se caracteriza pelo elevado torque já em baixas rotações e por respostas rápidas, tanto nas arrancadas, como nas retomadas de aceleração.

Com 17 toneladas de PBT, o OF 1724 é ideal para trechos que exigem maiores velocidades médias. Ele foi desenvolvido para carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Entre seus itens de série incluem-se ainda freio motor, exclusivo Top Brake, freio ABS, coluna de direção regulável e polia adicional no motor para ar condicionado.

Suspensão pneumática assegura elevado conforto a bordo

Além da tradicional configuração com suspensão metálica, os chassis OF 1721 e OF 1724 são oferecidos também com suspensão pneumática – assim como o modelo OH 1621 L – elevando notavelmente o conforto a bordo, o que aumenta a satisfação dos passageiros e do motorista.

Na dianteira do veículo, a suspensão pneumática conta com duas bolsas de ar, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras tensoras. Na traseira, são quatro bolsas de ar, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras tensoras transversais e longitudinais.

Graças ao conceito da suspensão pneumática integral, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de conforto e estabilidade. Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil.

Além de atender ao transporte urbano de passageiros, em linhas troncais dos sistemas integrados, os chassis OF 1721 L e OF 1724 L, bem como o OH 1621 L, também são indicados para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Neste caso, os veículos recebem carroçarias com características de ônibus rodoviários, proporcionando mais conforto e bem estar a bordo.

Dimensionado para 16 toneladas de PBT, o OH 1621 L está apto para carroçarias entre 11 e 12 metros de comprimento, com alta qualidade e baixo custo operacional, atendendo a todas as expectativas dos frotistas. Esta dimensão da carroçaria é uma exclusividade de mercado do chassi OH 1621 L em sua categoria.

Superarticulado tem capacidade para mais de 200 passageiros

O estande da Mercedes-Benz na FetransRio exibe um veículo de aceitação cada vez mais crescente no transporte coletivo urbano de grandes regiões metropolitanas, em sistemas como o BRT e os corredores exclusivos. Trata-se do superarticulado O 500, oferecido ao mercado nas versões UDA piso baixo e MDA piso alto.

O principal destaque do superarticulado são seus 4 eixos (sendo o último eixo na parte traseira direcional), possibilitando a instalação de carroçarias de até 23 metros, com uma única articulação, para o transporte de mais de 200 passageiros no modelo O 500 MDA, dependendo da configuração interna do ônibus.

Com os superarticulados, a Mercedes-Benz oferece várias opções para o mercado. Às já conhecidas versões de articulados O 500 MA (piso alto) e UA (piso baixo), a marca agrega os O 500 MDA (piso alto) e UDA (piso baixo). Os modelos O 500 UA e UDA são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA são mais adequados para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas.

Chassi LO 916 para microônibus destaca-se pela versatilidade

Também em exposição na FetransRio, o chassi de microônibus LO 916 foi concebido para transporte urbano, intermunicipal e rodoviário de curtas distâncias, sendo indicado também, devido a sua versatilidade de aplicação, para transporte escolar, fretamento e turismo. Ele pode receber carroçarias de 8.500 mm até 9.100 mm de comprimento, dependendo do entreeixos e do layout interno.

Além da tecnologia BlueTec 5 e de motores mais econômicos e ecológicos, o LO 916 oferece maior capacidade de transporte de passageiros, graças ao posicionamento mais avançado do posto do motorista e ao seu PBT de 9.400 kg. A essas vantagens somam-se atributos consagrados dos chassis da marca, como reduzido custo operacional, robustez e resistência para encarar o trabalho pesado. Isso se deve, entre vários fatores, ao conjunto de suspensão, com molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras, tanto na dianteira quanto na traseira, proporcionando maior conforto e estabilidade.

Para maior comodidade e praticidade no dia a dia, o chassi LO 916 oferece a opção de câmbio automático Allison. Esta configuração é ideal especialmente para a severa aplicação do trânsito urbano, assegurando elevado conforto para o condutor do veículo.

Chassis O 500 rodoviários são referência em conforto e segurança

Os chassis de ônibus rodoviários O 500 RSD 6×2 e O 500 RSDD 8×2, com 2º eixo direcional de fábrica, ganharam motor mais potente, de 408 cv, e contam com mais força e desempenho nas estradas. Atrações na FetransRio, estes veículos são ideais para operações regulares de longas distâncias e para serviços diferenciados no turismo de luxo.

No estande da marca, será enfatizado especialmente o elevado padrão de desempenho, segurança e conforto da linha O 500 de chassis para ônibus rodoviários. A Mercedes-Benz ampliou a oferta de itens e componentes de alta tecnologia, agregando mais valor ainda a produtos já amplamente reconhecidos no mercado por sua qualidade, eficiência e confiabilidade.

Entre os destaques da linha O 500 de ônibus rodoviários Mercedes-Benz estão o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift GO 240 de 8 marchas com retarder integrado, sistema ESP de controle da estabilidade, freio eletrônico EBS, sistema anti-travamento ABS, controle de tração ASR, freios a disco e sistema anti-tombamento da carroçaria.

A introdução de diversos equipamentos e sistemas amplia notavelmente o leque de possibilidades para que os clientes configurem os seus ônibus de acordo com suas demandas, tipo de operação e condições de topografia onde irão atuar. Dessa forma, poderão desfrutar de muito mais benefícios em termos de segurança ativa e passiva, com vantagens também no que se refere a desempenho, menor consumo de combustível e elevado conforto para o motorista e os passageiros.

Alliance Truck Parts é destaque entre os produtos de pós-venda

A Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de produtos e serviços de pós-venda, o que fortalece seu posicionamento como fornecedora de uma solução completa para os clientes. Por meio da maior rede de concessionários do País – única com presença em todos os estados do território nacional, com cerca de 200 pontos de atendimento – a Mercedes-Benz oferece produtos diferenciados, como a ampla oferta de peças genuínas, peças remanufaturadas da linha RENOV, contratos de manutenção, garantia adicional e lubrificantes da própria marca.

Na FetransRio, a Mercedes-Benz irá divulgar sua mais recente novidade na área de peças de reposição, a Alliance Truck Parts. Esta conceituada marca americana, ligada à Daimler Trucks North America, já está disponível para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O portfólio da Alliance Truck Parts inclui vários acessórios e peças, como defletores de ar, tampas antifurto, tampas de estribo, filtros, palhetas do limpador de para-brisa e pastilhas de freio. Novos itens serão agregados, ampliando a oferta para os clientes, que contam com atendimento e mão de obra especializada nos concessionários Mercedes-Benz.

A Alliance Truck Parts chega ao mercado brasileiro oferecendo qualidade com excelente custo/benefício. Assim, os clientes têm mais possibilidades para optar pelo produto que melhor atenda suas necessidades de reposição e de manutenção e também seus objetivos de otimização de custos operacionais.


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