Publicidade

Fábrica Anchieta, da Volkswagen do Brasil, completa 55 anos e inicia fase de globalização tecnológica

A fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo, primeira unidade da Volkswagen fora da Alemanha e sede da empresa no País, completa hoje, 18 de novembro, 55 anos. Ao mesmo tempo em que faz aniversário, a unidade supera o marco histórico de 13 milhões de veículos produzidos. Em suas três fábricas de automóveis e comerciais leves, a Volkswagen do Brasil já produziu 21,5 milhões de unidades em seus 61 anos de história no País.

Em sua trajetória de sucesso, a unidade já fabricou grandes ícones da marca, como o Fusca e a Kombi, além de modelos que introduziram novos padrões de tecnologia e qualidade, como Passat, Santana, Polo, Gol e Nova Saveiro. Seguindo a sua vocação em inovar, a Anchieta recebe agora infraestrutura e instalações para produzir o Novo Jetta no primeiro semestre de 2015.

“A Anchieta inicia uma importante etapa de Globalização Tecnológica, com a chegada do Jetta, modelo global do Grupo Volkswagen”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. A atual etapa de Globalização Tecnológica da Volkswagen do Brasil visa oferecer ao consumidor brasileiro as mais avançadas tecnologias mundiais do Grupo Volkswagen, aplicadas aos produtos e aos seus processos de produção.

“A Anchieta já tem se preparado para essa nova fase, com a modernização de suas linhas. Um exemplo é a Armação da Saveiro, finalizada em 2013, que recebeu investimentos de R$ 300 milhões e conta com a mais alta tecnologia disponível na indústria automotiva mundial”, informa o vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil, Otto Joos.

Fábrica Anchieta

Durante a inauguração, em 18 de novembro de 1959, a unidade foi o cenário do que seria identificada como a “certidão de nascimento” do setor automotivo no Brasil, com o desfile de Kubitschek pelas ruas internas da Anchieta dentro de um Fusca conversível.

Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), conta com uma área total de 1,6 milhão m2, dos quais 970 mil m2 são de área construída e a força de trabalho de aproximadamente 13.600 colaboradores. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como Ferramentaria, Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, além de centralizar as áreas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen no Brasil.

“A fábrica Anchieta é um marco não somente para a Volkswagen, já que foi a primeira fábrica da marca no mundo fora da Alemanha, mas para a indústria nacional e para a história deste País”, destaca o diretor da fábrica, Frank Sowade. Ainda segundo o executivo, a unidade está preparada para atender com excelência e qualidade a produção do Novo Jetta.

A unidade é responsável atualmente pela produção dos modelos Gol, Polo, Polo Sedan e todas as versões da linha Saveiro (cabines simples, estendida e dupla).

Jetta

O Volkswagen Jetta, consagrado em seu segmento pela excelente performance e alta tecnologia, foi lançado no Brasil em julho de 2006. O Jetta sempre se destacou pela harmonia do design interno e externo, somado ao conjunto de equipamentos de série que procura garantir maior segurança, conforto e prazer ao dirigir.

Atualmente em sua sexta geração, o Volkswagen Jetta foi reconhecido com cinco estrelas pelo Latin NCAP, uma organização de defesa do consumidor da América Latina. O Jetta é um dos modelos de maior sucesso da Volkswagen no mundo. A engenharia alemã é uma das chaves para conquistar consumidores ao redor do mundo.

Investimentos na Armação da Saveiro

Mesmo antes do Novo Jetta, entre os anos de 2012 e 2013, a Volkswagen investiu R$ 300 milhões na Anchieta para instalar a nova Armação da Saveiro, visando a excelência tecnológica dos processos, a ampliação da capacidade produtiva do modelo e a introdução das versões com cabine dupla. Exclusiva para a produção do modelo, a área conta com robôs de última geração, que são em média 10% mais rápidos e 15% mais leves.

A área foi planejada dentro dos mais modernos padrões do Grupo Volkswagen, semelhante à linha do Novo Golf, na Alemanha, posicionando-se como a mais moderna, automatizada e precisa do País para a produção de veículos comerciais leves.

O aspecto sustentável é outro diferencial da Armação da Nova Saveiro. A alta tecnologia de solda permite economizar energia elétrica por conta da utilização de pinças de média frequência em toda linha, tanto nos robôs como nos equipamentos operados manualmente. Essas pinças consomem 30% menos de energia e ainda permitem ganho de precisão e qualidade de solda.

Sustentabilidade

Na Anchieta é realizada uma parceria com a SABESP, para o fornecimento de água industrial que recicla 840 mil m3 de água por ano, suficientes para encher 224 piscinas olímpicas. Após tratamento dos efluentes industriais, todo o esgoto da fábrica, inclusive o doméstico, é enviado para um coletor específico da SABESP, que fica conectado à unidade. Esses efluentes são enviados à Estação de Tratamento de Efluentes do ABC, localizado na região de São Caetano do Sul, onde recebe um novo tratamento. A SABESP, então, retorna esses efluentes a processos industriais da região.

Em todas as unidades produtoras de veículos da Volkswagen do Brasil (Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais), 100% dos veículos produzidos passam pelo teste de estanqueidade para assegurar a qualidade da vedação. A água utilizada no teste é filtrada e recirculada para buscar o aproveitamento máximo do recurso.

A fábrica desenvolveu ainda um projeto que reaproveita 22 mil litros de água industrial mensalmente. Durante o processo de resfriamento dos compressores, a água fria entra em contato com o equipamento, que está superaquecido, e com o choque térmico a umidade presente no ar muda para o estado líquido, formando pequenas gotas na parte externa do equipamento, que são direcionadas para a caixa de resfriamento e passam por um processo de filtragem para serem novamente utilizadas nos processos industriais.

Exportação

Os modelos fabricados na Anchieta também são exportados para diversos países e continentes. No período de janeiro a outubro deste ano, já foram exportados 36.221 veículos, em sua maioria os modelos Gol e Saveiro Cabine Simples e Estendida, para países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Entre 2013 e 2014, foram exportadas 176 unidades da Kombi Last Edition que seguiram para a Ásia, Europa e Oceania.

Anchieta em números

1,6 milhão m2 de área total e 970 mil m2 de área construída
Mais de 13 milhões de veículos produzidos em 55 anos
Aproximadamente 13.600 empregados


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade