Publicidade

Filtros para equipamentos da Construção Civil exigem cuidados específicos

Quando falamos de construção civil, existem diversos itens que compõem a cadeia produtiva. Desde matérias primas, como areia e água, passando por produtos manufaturados (concreto, por exemplo) e chegando até ao maquinário utilizado nos canteiros de obra. E justamente por conta das condições operacionais é que estes equipamentos exigem atenção especial na hora da troca dos filtros.

Entre os cuidados que caminhões betoneiras, guindastes e demais maquinários exigem, estão os filtros do ar, do óleo, do combustível e de cabine. Estes equipamentos sofrem com a influência da poeira dos canteiros de obras e também com o funcionamento estático, com o motor operando mesmo com o equipamento parado. “Estes fatores todos diminuem o tempo de vida útil dos filtros e muitas vezes precisam ser trocados antes da quilometragem ou do tempo recomendado no manual do fabricante”, explica André Gonçalves, consultor técnico da MANN-FILTER.

Cada filtro exige cuidados específicos para que desempenhe sua função com mais eficácia, aumentando a vida útil do motor e de componentes como turbina, por exemplo. A manutenção também contribui com o meio ambiente, reduzindo as emissões de poluentes e o consumo de combustível. “Se feita corretamente, a manutenção evita também o dano ao equipamento, que vai desde queda de performance até a parada total do motor”, afirma o consultor.

Analisando cada um dos filtros e as consequências que a manutenção incorreta pode trazer, podemos citar como exemplo o filtro do combustível saturado, que provoca a perda de potência do motor, podendo gerar danos ao maquinário e prejuízos ao construtor. “Este filtro retém partículas como ferrugem e resíduos do tanque, sendo utilizado em todos os motores movidos a diesel”, aponta o consultor.

No caso do filtro do óleo utilizado além da sua capacidade, o óleo sujo causa borra no motor, podendo até fundi-lo. “O recomendado é substituir este filtro toda vez que o óleo lubrificante for trocado, para proteger o motor e também não comprometer a qualidade do novo óleo”, analisa Gonçalves.

Ele também explica que a função do filtro do ar é de reter as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. “Desta forma, evitamos o desgaste excessivo nas partes móveis do motor como pistão, anéis, camisa, turbina etc. Um filtro muito sujo pode aumentar o consumo de combustível e os níveis de emissão de poluentes, prejudicando o meio ambiente”.

Para finalizar a questão da manutenção adequada do maquinário de construção civil, existe também o filtro de cabine, que ajuda a manter a qualidade do ar dentro da cabine, do caminhão ou de outro equipamento que exija um operador, colaborando com questões de saúde. “Este filtro retém a entrada de partículas como pó, fuligem, gases nocivos e bactérias, proporcionando ar puro no interior da cabine e prevenindo a proliferação de ácaros”, completa.

A MANN-FILTER, uma das marcas da MANN+HUMMEL a maior fabricante de filtros do mundo, disponibiliza uma linha de filtros industriais que atendem a demanda do segmento de construção civil, com produtos com tecnologia de ponta, desenvolvidos no Brasil e na Alemanha, de acordo com as especificações e exigências das montadoras.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade