Publicidade

Maratona Universitária da Eficiência Energética será na próxima semana em São Paulo

A programação da Le Mans 6H de São Paulo, edição brasileira do Campeonato Mundial de Endurance (WEC – FIA) que será realizada na próxima semana em São Paulo (SP), começa com um evento para estudantes de ensino superior, que estarão de 24 a 28 de novembro no Kartódromo de Interlagos, disputando a Maratona Universitária da Eficiência Energética.

“O profissionalismo do Endurance com a mentalidade de eficiência energética está completamente alinhado com a filosofia de rendimento e eficiência que adotamos a mais de 10 anos. O Emerson Fittipaldi compreendeu bem isto e pelo segundo ano consecutivo ele está nos dando total apoio”, comenta Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

Toda a sociedade está cada vez mais engajada na melhoria do meio ambiente através de diversas ações, principalmente com a economia de combustível. E os estudantes brasileiros estão dando grande colaboração com estudos e experiências através da Maratona Universitária da Eficiência Energética, que está completando 11 anos. O evento é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.

“Começamos em 2004 com seis universidades e nove protótipos. De lá pra cá estamos nos desenvolvendo e fortalecendo, aumentando o interesse pelo Brasil afora e batendo o recorde de participações a cada edição. Até hoje passaram mais de 3.000 alunos nas nossas atividades e do ano passado para 2014 aumentou em 20% o número de inscrições e o número de veículos participantes. Este número inicialmente era bem maior, mas muitas equipes de outros Estados tiveram que desistir, pois estão com problemas financeiros para viajar. Independente do momento econômico que vivemos, esta vai ser a maior e melhor Maratona que já fizemos”, cita Andriolo.

Mais de 500 alunos e professores estarão no Kartódromo de Interlagos compondo as 48 instituições de ensino de dez Estados (SP, RJ, PR, SC, RS, MG, BA, MA, PI, MT), desenvolvendo e competindo com 73 protótipos divididos nas categorias Gasolina, Etanol e Elétrico. Cada equipe é composta por um professor líder e no máximo sete alunos.

Veja a programação da 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
24/11 – 8h às 17h – Recepção e vistoria dos veículos no Kartódromo de Interlagos
25/11 – 8h às 17h – Vistoria dos veículos inscritos
26/11 – 8h às 16h – Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h – Treinos livres
9h10 – Briefing
9h30 – Largada para a 1ª tentativa

27/11 – 8h às 16h – Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h – Treinos livres
9h10 – Briefing
9h30 – Largada para a 2ª tentativa

28/11 – 8h às 16h – Vistoria dos veículos inscritos
8h às 9h – Treinos livres
9h10 – Briefing
9h30 – Largada para a 3ª e última tentativa
13h – Premiação com Emerson Fittipaldi
14h – Encerramento

A 11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Solid Edge, apoio de SPTuris, Dream Works e Fittipaldi Empreendimentos.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade