Publicidade

AutoEsporte Exposhow evidencia potencial de crescimento do mercado de personalização de Veículos Automotivos

O AutoEsporte ExpoShow encerrou sua edição neste domingo (23/11), fechando o mês do carro em São Paulo, que contou ainda com o Salão do Automóvel e a Fórmula1, e o ciclo anual de eventos automotivos realizados pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que detém um portfólio abrangendo toda a cadeia produtiva do setor. Nesta segunda edição, também realizada no Anhembi, em São Paulo, o AutoEsporte ExpoShow contribuiu para a consolidação e profissionalização do mercado de acessórios e personalização automotiva.

“O que mostramos na feira é a ‘ponta do iceberg’ de um grande mercado e com um potencial incrível, mas que ainda é informal. O evento contribui para alavancar e profissionalizar esse setor, além de dar visibilidade ao potencial de crescimento. A Reed Exhibitions Alcantara Machado acredita, aposta e investe neste mercado, ajudando-o a se desenvolver”, comenta o diretor do evento, João Paulo Picolo.

“Muitos clientes que estiveram aqui já disseram que querem ter seus carros expostos na edição do ano que vem. Este é um evento que tem muito potencial e o que queremos aqui é fomentar este mercado. Mas é preciso normatizar esse setor da cadeia automotiva para que haja um crescimento maior. Precisamos batalhar por isso”, avalia o empresário e embaixador do evento, Fernando Baptista, da Garage Batistinha, referência no mercado de customizações, pinturas especiais, restauração e preparação. Durante o AutoEsporte ExpoShow, o empresário customizou ao vivo um FIAT 500 modelo CULT.

PÚBLICO

Segundo a organização do AutoEsporte ExpoShow o público presente no evento foi de mais de 35.700 pessoas, sendo que destes muitoseram profissionais de lojas de acessórios e de oficinas. “A grande presença do público no evento é um dos principais indicadores do potencial que há neste mercado. Nos Estados Unidos sabemos que este já é um setor consolidado e organizado, queremos avançar neste sentido no Brasil”, completa Picolo. Outro destaque foi a página do evento no Facebook, que reúne mais de 200 mil fãs e bateu recordes de visualização e visitação.

NEGÓCIOS

Além de ser atrativo para os apaixonados por carros, o AutoEsporte ExpoShow também é um ambiente propício para realização de negócios. Os números que envolvem o setor atraem cada vez mais os olhares do público e dos empresários brasileiros. Isso pôde ser percebido durante os quatro dias de evento, onde foram realizados muitos negócios. “Estima-se que o país movimente cerca de R$ 8 bilhões de reais no mercado de personalização de veículos e acessórios, ou seja, estamos falando de um mercado enorme e de grandes oportunidades”, afirma Picolo.

A segunda edição do AutoEsporte ExpoShow contou com a presença de mais de 3.600 profissionais do setor, de 867 empresas de SP, MG e RJ. Deste total, 31% representavam lojas de acessórios e outros 16% as oficinas. “Segundo as pesquisas que realizamos durante o evento, 31% dos profissionais do setor que visitaram a feira são tomadores de decisão e estão interessados no setor de Som e Acessórios, 20% tem como objetivo encontrar parceiros de negócios e 40% ocupam cargos de liderança”, comenta Picolo.

Voltado para fomentar e otimizar as agendas dos empresários expositores e reforçar o contato com seus parceiros, bem como gerar novos clientes a Reed Exhibitions Alcantara Machado criou o Premium Club, ação em que identifica os principais compradores do setor de acessórios e serviços automotivos e, durante os quatro dias de feira, promove encontros com os expositores do evento. Durante o AutoEsporte ExpoShow foram recebidos mais de 600 compradores na feira por meio desse programa.

Essa é uma ação estratégica que amplia os resultados dos expositores do evento. “Uma feira por si só tem a premissa de colocar frente a frente compradores e vendedores. O diferencial do Premium Club é que a Reed assume para si a responsabilidade de identificar os principais compradores do setor. Trabalhamos meses com nossas áreas de pesquisa e de marketing para encontrar essas empresas e, de conhecimento deste grupo, criamos um pacote de facilidades para a visitação”, conclui Picolo.Pesquisa realizada durante o evento revelou que 82% dos expositores realizaram negócios no local e iniciaram negociações futuras.

ATRAÇÕES

A segunda edição do AutoEsporte ExpoShow ficou marcada pela diversidade de atrações para os apaixonados por carros de todas as idades.

Tiveram destaques as competições de envelopamento automotivo, quando o recorde mundial da categoria foi batido; as competições de SPL e DubStyle; as exposições de Hot Rods, Pumas e Hot Street; as comemorações dos 50 anos do Mustang, que contou com um desfile de modelos de diversas épocas do famoso musclecar; competições de RC Drift, modalidade de automodelismo que vem ganhando adeptos no Brasil, desfile e exposição de esportivos nacionais e importados, organizada pela FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos e a exposição de carros de corridas de Endurace, trazidos pela Kira Racing e pela Fittipaldi, que disputará as 6h de São Paulo.

“Estar aqui no Anhembi participando, em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado deste evento com a exposição de veículos clássicos, além de ser uma honra, é uma oportunidade de dar visibilidade para os nossos 128 associados”, afirma o presidente da FBVA, Roberto Suga.

A possibilidade de dirigir carros esportivos, como Ferrari, Mini Cooper S, Mustang 2014, Dodge Challenger SRT8 e Camaro SS atraiu um grande número de pessoas para os test drive que foram realizados durante o evento. “O publico que participou dos test drives praticamente duplicou em relação ao ano passado. É uma experiência incrível ver a emoção e a adrenalina das pessoas ao sentar nos carros”, destaca Thiago Andrews Alvarez, da T2A Clube, empresa que organiza os passeios.

Os visitantes da feira puderam ainda conhecer protótipos de competição que a equipe de corridas de longa duração Kira Racing utilizarão em 2015. “Como o evento tem também um perfil que visa diversão, entretenimento e proporciona a interação com o público, nos proporcionou muitos negócios e parcerias. O AutoEsporte ExpoShow é capaz de realizar alguns sonhos de apaixonados por carros e por isso ano que vem estaremos aqui novamente, com muito mais atrações”, garante José Linhares, da Kira Racing.

O evento sediou também o Cambea – Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo, em competições que atraíram a atenção dos visitantes, que presenciou duas quebras de recordes mundiais de envelopamento total de veículos. “Pudemos durante o evento quebrar algumas barreiras e mostrar ao público as vantagens do envelopamento automotivo. Além da parte estética e de personalização, o envelopamento protege a pintura do carro e aumenta a segurança, pois é muito difícil roubarem um carro adesivado”, analisa Alessandro Campos, da Alko, que fabrica películas adesivas e promove o Cambea.

SETORES

O AutoEsporte ExpoShow reuniu diversos os setores que envolvem o segmento de aftermarket e personalização de veículos, tais como oficinas de personalização, sons, rodas, pinturas e envelopamento, injeção eletrônica, funilaria, dispositivos e softwares, produtos para limpeza e polimento, ferramentas, combustíveis e lubrificantes, motores, acessórios e vestuário, suspensões e miniaturas. As empresas expositoras saíram bastante satisfeitas com as possibilidades de negócios abertas pelo evento.

A Volkswagen participou pela primeira vez do AutoEsporte ExpoShow, apresentando e comercializando toda a sua linha de acessórios originais.“A participação da Volkswagen neste evento se torna importante por permitir mostrar que conosco o consumidor já pode sair da concessionária com seu veículo personalizado. Que é, sim, possível e acessível a personalização com acessórios originais que, além de manter a garantia de fábrica dos veículos garantem qualidade, conforto e segurança. Pudemos ainda marcar presença sempre onde tenham reunidas pessoas que são apaixonadas por carros assim como nós”, afirma Elder Rodrigues, da área de comunicação em pós vendas da Volkswagen. “A organização do evento foi ótima e a curiosidade do público nos empolgou. O mercado de personalização vive em constante mutação e se considerarmos o cenário internacional a tendência é de pleno crescimento. A participação no evento foi agradável e nos faz pensar em estratégias para futuras possíveis participações”, destaca.

“O evento foi espetacular, superou todas as expectativas e a repercussão está sendo excelente. O evento foi crescendo a cada dia e o público foi muito variado e aceitou muito bem nossas atrações no estande e nossos produtos. Os negócios foram muito bem na feira”, confirma Guilherme Aragão, da KoyamaImports.

“O evento foi muito bom. Houve bastante interessados em negócios e a presença na mídia foi excelente. No ano que vem estaremos de volta”, informa Eduardo Luiz Camarotto, da Castor Suspensões.

“Eventos como o AutoEsporte fomentam o setor a médio e longo prazo. O público foi muito bom e pudemos divulgar nossos produtos, fortalecer a marca e ampliar o mailing de contatos”, afirma Welington Vargas, da Technoise.

“Saímos bastante satisfeitos, pois também tivemos bastante procura de consumidor final e pudemos indicar nossos parceiros que vendem os produtos. Vamos fechar para 2015 em um espaço maior e estamos programando trazer uma atração internacional para o evento”, adianta Renan Villa, da Aero Multimídia.

Mais informações: www.autoesporteexposhow.com.br


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade