Em Caxias do Sul/ RS SAE BRASIL discute novas tecnologias de frenagem. Evento acontece entre 13 e 15 de maio

Anúncios Ecompare

Discutir tendências e novas tecnologias de frenagem, com foco em pesquisas que contemplam diferentes temas de interesse na área, é o objetivo do 12º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, que reunirá especialistas da indústria e da academia entre os dias 13 e 15 de maio, no Hotel Intercity Premium Caxias (avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Desvio Rizzo), em Caxias do Sul/ RS.

O evento contará com dois painéis de debates, um deles sobre freios regenerativos para veículos comerciais e de passeio. “Hoje a energia dissipada nos sistemas de freios convencionais dos veículos é totalmente desperdiçada. Dessa forma, os freios regenerativos representam grande oportunidade para o desenvolvimento de uma mobilidade mais sustentável”, afirma Dácio Paul, chairperson do encontro.

Segundo o engenheiro, essa tecnologia – capaz de converter a energia liberada durante as frenagens em eletricidade – auxilia na redução do consumo e no aumento da autonomia. “Queremos discutir o que está sendo desenvolvido nessa direção para veículos comerciais e de passeio. Há um trabalho constante na indústria para tornar os produtos cada vez mais confortáveis e menos agressivos ao meio ambiente”, diz.

Organizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL, o encontro bienal também discutirá certificação de componentes de freios em painel sobre mercado de reposição. “Existem produtos disponíveis no mercado que não oferecem a mesma segurança que um produto original. É importante que esse gap não exista no que se refere ao desempenho uniforme ao longo da vida do produto. Para isso, pontos importantes são a inspeção veicular, que precisa avançar mais rapidamente, e a certificação de componentes de segurança, que será discutida no evento”, alerta Paul.

Anúncios Ecompare

PAPERS – Além de painéis, a programação inclui a apresentação de 19 trabalhos técnicos, nacionais e internacionais, que contemplam diversas áreas de interesse, a exemplo de ABS, eletrônica em sistema de freios, materiais e matérias-primas, meio ambiente, modelagens e simulações, processos de manufatura, regulamentação e legislação, ruídos e vibrações, segurança veicular e testes e validações.

EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICA – Vinte e nove expositores, entre empresas de manufatura e serviços de engenharia, também mostrarão lançamentos na Mostra de Engenharia. São eles: Altair Brasil, Bins, Braslux, Brex, Erlmann Drilling and Grining, ESSS, Faculdades FTEC, Formale, Fras-le/ Master, FSG, GBR, Greening/ Waldraff Technologies, Haldex, HBM, John Bruce (UK)/ MEI, Knorr-Bremse, Link Engineering Company, MAN Latin America, Menegotti Fundição e Usinagem, Powermig, SI Group Crios Resinas, Shandong Shengquan (SQ), SKF, Superior Graphite, Timken, TRY Testes e Simulações/ VirtualCAE/ CarSim, TTB, Zeon e Wolverine/ Tekno.

“Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade pelo debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, diz o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Para William Bertagni, vice-presidente da SAE BRASIL, os simpósios SAE BRASIL apresentam temas fundamentais para o aprimoramento da engenharia da mobilidade. “Reúnem especialistas em áreas específicas de conhecimento e são fóruns ideais para o debate de ideias e para a inovação tecnológica”, afirma.

O 12º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia é patrocinado pelas empresas CBMM, Fras-le, Haldex, MAN, Master, John Bruce (UK)/ MEI, Menegotti, Powermig e Shandong Shengquan (SQ).

12º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia
Data: 13 a 15 de maio de 2015
Local: Hotel Intercity Premium Caxias (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Desvio Rizzo, Caxias do Sul/ RS)

PROGRAMAÇÃO:

QUARTA-FEIRA, 13 DE MAIO
17h – Abertura da Mostra de Engenharia
19h – Solenidade de abertura
19h30 – Painel: Certificação de Componentes e Legislação de Sistemas de Freios
QUINTA-FEIRA, 14 DE MAIO
8h30 – 18h40 – Apresentação de papers
SEXTA-FEIRA, 15 DE MAIO
8h – Apresentações de papers
10h45 – Painel: Novas Tecnologias de Frenagem e Freios Regenerativos
12h20 – Sessão de encerramento


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima: